Uma garota de apenas 11 anos, cujo sorriso radiante e voz doce, já não evocam apenas o calor de um domingo em família, está começando a brilhar nos acordes da música no qual busca um lugar chamado futuro. Seu nome: Anna Júlia Moreira Barbosa dos Reis, uma prodígio ao cantar e encantar, que está conquistando corações no vibrante cenário musical de Cuiabá, a capital de Mato Grosso.
Anna Júlia já está começando a colher cedo os frutos de seu talento excepcional. Ela já tem momentos marcantes a compartilhar, em sua jovem trajetória pelos caminhos da música brasileira, que nela inclui o sertanejo raiz, romântico e universitário. Embora ainda não tenha composição autoral, tudo ela já tira de letra, quando o assunto é soltar sua voz. Já incursiona em sua trajetória, ainda de menina, para encontros memoráveis que está moldando seu caminho para um futuro sucesso, que espera ser nacional e midiático, tendo quem já arrisque dizer que será no futuro uma artista no nível de quem a inspirou, a saudosa Marília Mendonça.
Imagine quantos artistas, que estão com carreiras em consolidação, desejariam vivenciar um momento ímpar com seus ídolos. Certamente quantitativamente e qualitativamente inumeráveis talentos. Anna Júlia como se vivesse um sonho já experienciou tal façanha. Cantou ao lado do icônico Michel Teló.
Momento mágico
O encontro com Teló, num momento surpreendente ocorreu neste ano, no dia 25 de agosto, no espetáculo em homenagem aos 100 anos de Ueze Zahran, o empreendedor que trouxe a televisão para Mato Grosso, organizado por uma das emissoras do grupo que edificou, a TVCA, afiliada da Rede Globo. Num ponto alto do seu show o cantor parou sua apresentação e revelou que entre o público daquela noite, havia uma garota talentosa, chamando ao palco a cantora, Anna Júlia que tornou o palco e a atmosfera, por alguns ricos minutos do tempo, de emoção e encantando. Sua voz foi perfeita em cada tom de duas composições executadas, levando o público a cantar junto com muita empolgação : “Se Deus me ouvisse”, de Almir Rogerio e Galopeira, de Mauricio Cardozo Ocampo, ambas canções que explodiram nas paradas de sucesso, nas vozes da dupla Chitãozinho e Xororó por quem Anna Júlia tem profunda admiração, pois já faz parte de suas memórias afetivas, porque o “modão” da dupla embalava os churrascos em família. “Cantar ao lado do Michel Teló , foi um momento muito emocionante e marcante para mim”, destacou, mas deixou sua sinceridade falar alto ao revelar que ela gostaria muito de ter a oportunidade também de conhecer e cantar com o Chitãozinho & Xororó, que são meus grandes ídolos.
Com a cativante presença de palco e uma autenticidade que transpareceu em cada nota, Anna Júlia encanta muita gente ao seu redor, mostrando que o futuro da música está em boas mãos. Uma das pessoas que ela atraiu foi a empresária Zilda Zompero, uma das que estavam assistindo de camarote a apresentação de Michel Teló no importante 25 de agosto. A empreendedora, a partir de então, está possibilitando para a menina cantora momentos importantes, para ressoar sua carreira, a exemplo de escolher Anna Júlia para protagonizar a propaganda divertida na sua loja, a Eletro Fios, no Dia das Crianças, remetendo ao meme “que show da Xuxa é esse”… a empresária também a indicou para importantes veículos de comunicação a exemplo do Portal RCQ e a Rádio Massa FM.
O que a garota talentosa não esperava, entretanto, é que a líder influente, fosse fazer parte indelével de sua carreira, a intermediando para que a fizesse um show exclusivo, em única apresentação, na CasaCOR Mato Grosso, em um espaço refinado e iluminado, o Ambiente All Mansur, assinado pelo trio Adrielle Martins, Itamara Cenci e Jéssica Fiorenza.
Zilda Zompero expressa um entusiasmo contagiante ao falar sobre a cantora mirim, ressaltando seu talento que na sua visão é extraordinário e a sua presença magnética que ela exibe no palco, atraindo admiradores .
"Anna Júlia é uma verdadeira força no campo musical", declara, com os olhos brilhando de admiração, que aliás é muito peculiar quando realmente gosta. "A conexão que ela estabelece com o público é simplesmente mágica. Cada nota que emana de sua voz é carregada de emoção e autenticidade, fazendo com que seja impossível não se deixar levar pela sua energia vibrante e pela paixão que ela irradia ao cantar e tocar com sua voz a emoção do público. Quero testemunhar seu brilho ainda mais intenso no futuro!", frisou Zilda.
A trajetória
Anna Júlia é natural de um ambiente familiar cuiabano, no qual não haviam cantores para ela se inspirar entre seus membros, mas que tem
Edson Carlos Moreira dos Reis
e Thissiane Moreira Leite dos Reis, pai e mãe sensíveis, que descobriram sua potência na voz quando ela tinha apenas 6 anos dr vida, nas cantorias de casa, principalmente nos churrascos familiares de domingo. Uma apresentação marcante em público, aconteceu de forma inusitada, um ano depois, em uma peixaria, quando ela tinha 7 anos. “Foi muito legal! Pedi para o meu pai e ele disse para eu pedir aos cantores. Cantei e o pessoal parou para me ver. Não foi o primeiro lugar, mas foi um momento marcante!”, relembra.
O apoio da família tem sido fundamental para o sucesso de Anna Júlia. Seus pais sempre a acompanham nas apresentações e torcem para que ela tenha muitos shows pela frente.
Influenciada por grandes nomes da música sertaneja, como Chitãozinho e Xororó e Marília Mendonça, Anna Júlia encontrou inspiração nas canções que embalam as reuniões familiares. “Meu pai começou a perceber que eu tinha talento e vocação para cantar quando as pessoas elogiavam minha afinação”, conta. “Eu aprendi que as coisas não são tão facies quanto se paracem, e para ter conquistas é preciso muita dedicação e determinação! É isso que tenho feito desde que comecei a cantar”, diz e deixa claro, quando perguntada se a carreira tem atrapalhado seus estudos que tudo tem sido muito tranquilo “tanto é que sempre passo de ano direto!”, diz confiante. Afirmando que ela consegue conciliar.
O sertanejo é seu estilo musical favorito, mas Anna também nutre o desejo de explorar o pagode, ampliando seus horizontes artísticos para o futuro. Ao ser perguntada sobre o maior desafio que ela enfrenta no momento responde muito tranquila, que é cantar e tocar ao mesmo tempo, um aprendizado que, por outro lado tem a ajudado a crescer como artista.
Se posiciona com certa maturidade pra idade ao dizer: “É preciso muita dedicação e determinação para conquistar meus objetivos”. Ela diz que seu maior sonho é ter sempre um palco para cantar. Quero que as pessoas acreditem nos seus sonhos, pois o que parece impossível hoje, pode se tornar realidade amanhã”, diz com esperança. Na sua opinião sonhos são as luzes que iluminam seus caminhos.
A artista se preocupa em transmitir emoções durante suas apresentações. “Gosto de sentir a música e ver o público se identificando. Já vi pessoas chorarem de emoção ao ouvir algumas canções, a exemplo de Fogão de lenha e Estrelinha”, revela que acaba se emocionando também.
Além de cantar, ela também tem o sonho de fazer teatro e atuar na televisão. “A música é minha paixão, mas gostaria de explorar outras artes também”, diz. Atualmente sua rotina é dedicada, faz aulas de canto uma vez por semana e ensaia diariamente. “O meu objetivo se tornar uma cantora reconhecida no nosso Brasil!” , diz com convicção.
Além de seus projetos artísticos, Anna Júlia tem planos de apoiar causas sociais no futuro, promovendo eventos beneficentes para pequenos artistas. “A música pode gerar mudanças positivas e sensibilizar o público”, acredita.
Questionada, já que tem um propósito de ajudar no futuro os pequenos artistas, de como ela vislumbra o mercado atual ela diz que “tem muito cantor e cantora bons no nosso país sendo revelados através da internet! A tendência que eu gostaria de ver aqui em nossa cidade por exemplo, seria a melhoria incentivo do poder publico para nós crianças podermos cantar e mostra o nosso talento! “, ressaltou.
Como a criança Anna Júlia que também vive como criança, que brinca e se diverte com primas e amigas com o que é do universo infantil, se prepara como se fosse gente grande para os seus shows? Esta pergunta ela responde com muita naturalidade: “Fisicamente, eu faço meus exercicios vocais e meus aquecimentos. Mentalmente, eu peço pra Deus que tudo de certo! Para que o público goste”.
E como ficaria a artista ainda tão menina, se o público fizer críticas negativas sobre seu trabalho, hoje mais difundido em suas redes sociais, entre amigos seguidores. O questionamento lhe foi feito no sentido de saber se seus pais, tem lhe preparado para alguma frustração. É ela disse, com uma maturidade impressionante que “lidar com críticas não é nada fácil ainda mais quando é para o nosso mal, mas algumas são de bom coração para me ajudar a melhorar. Sim, meus pais me ajudam bastante a ter forças e sabedoria para lidar com às críticas”.
Tendo ciência de que ainda é muito muito nova, por outro lado é também muito confiante, Anna Júlia diz que: “acredito muito em meu potencial! “. Relata que certo dia ela teve um desafio, que foi de cantar e tocar bateria ao mesmo tempo! “Pensei que não iria conseguir... Cantar sei que cantei muito bem hehehe já tocar a bateria acho que me sai tão bem assim... Mas no final deu tudo certo!”.
Anna Júlia é otimista e se tudo tem dado certo, o correto parece que é continuar a focar. Afinal, com o tempo, o aprimoramento dos seus estudos no campo musical, a força carregada de amor incondicional de seus pais e a admiração das pessoas que a recitam no seu talento, não é arriscar acreditar que ela será abraçada pelo sucesso. O indicativo é de que Anna Júlia tenha uma carreira promissora pela frente, por Sua jornada está apenas começando, mas com fé , determinação e trabalho duro, essa pequena estrela certamente brilhará cada vez mais no cenário musical brasileiro. Afinal, já cantou para milhares de pessoas ao lado de quem já fez tantos sonhos se realizarem no The Voice, e tudo com um detalhe que não passou despercebido, foi ovacionada pelo público.
Mulheres da rede da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, da qual Zilda Zompero já foi presidente, prestigiaram a apresentação exclusiva na CasaCor Mato Grosso.
Dentre elas estavam a presidente Rubia Ranzani, a vice-presidente Neide Alves e a cantora Áurea Maria, BPW Jovem, hoje também empreendedora e que é cantora desde criança.
Divulgação
Com o apresentador da Revista Sertaneja, Arizona, outros artistas e a influencer mirim Maria Clara Apoitia, programa de televisão da TV Vila Real
Acompanhe Anna Júlia pelo insta: @anajucantora
Ver essa foto no Instagram
Matéria patrocinada por
Veja abaixo o vídeo da apresentação da cantora Anna Júlia na CasaCor Mato Grosso