As roupas, desde muito tempo, funcionam como códigos visuais, carregam símbolos culturais, sinalizam pertencimento social e, muitas vezes, antecipam até mesmo as intenções de cada pessoa. A comunicação vem muito antes da forma verbal, ela se encontra pelos gestos, postura e também nas vestimentas. “A imagem é o primeiro contato que as pessoas têm conosco. Ela comunica antes mesmo da nossa voz. Cores, postura, expressão facial e até o caimento da roupa ajudam a criar uma leitura imediata. Uma postura ereta transmite segurança, enquanto um olhar acolhedor comunica empatia. Roupas bem ajustadas, sem exageros, podem reforçar autoridade e profissionalismo. Tudo isso influencia como a mensagem será recebida”, explica Livia Cortinóvis, apresentadora e comunicadora há mais de 20 anos.
Dessa forma, a apresentadora listou algumas dicas importantes para todos que desejam entender mais sobre o poder das roupas e de que forma elas podem auxiliar ou atrapalhar na hora de se comunicar. Confira, a seguir:
1. Cuide da sua imagem como parte da sua comunicação
Sua imagem começa a falar antes mesmo da sua voz. Postura, expressão, cores e roupas bem escolhidas formam uma leitura imediata sobre quem você é e o que representa, principalmente, para quem trabalha com comunicação. “Seja em frente às câmeras, nas redes ou em reuniões, transmitir segurança, empatia ou autoridade depende também do visual. Não se trata de vaidade, mas de percepção e posicionamento”, explica Cortinóvis.
2. Vista-se com intenção, não com tendência
“Seja em um blazer que transmite firmeza ou uma peça leve que comunica proximidade, você não precisa ser especialista em moda para se vestir bem, mas, sim, coerente com a mensagem que quer passar”, ressalta a comunicadora. A intenção por trás da escolha do figurino é o que transforma uma imagem aliada da sua narrativa. Segundo Livia, a imagem sustenta o discurso e a consciência sobre isso faz toda a diferença. “A roupa ajuda a dar forma ao que você quer dizer”, pontua.
3. Adapte seu visual ao público e ao momento
A imagem também precisa ser flexível. Ao longo da carreira, é natural que você tenha que adaptar o estilo às mudanças de público, formato ou até de linguagem. Livia já passou por diferentes programas e soube ajustar seu visual para manter coerência com cada fase sem perder sua identidade. “Isso não é ‘mudar para agradar’, mas comunicar com clareza e respeito e entender que a linguagem visual também precisa acompanhar a evolução da mensagem”, finaliza a apresentadora.
Sobre Livia Cortinóvis
Com mais de 20 anos de carreira, a apresentadora nascida em São Caetano do Sul, no ABC Paulista já apresentou programas e gravou merchans em diversas emissoras, como, Band, Gazeta, rede TV, Rede Vida, TV+, Rede Brasil e Record, no qual teve contrato com a emissora por dois anos consecutivos. Atualmente, Livia tem participação no programa “A Tarde é Sua”, com Sônia Abrão. Graduada em Publicidade e Propaganda, gestão estratégica de negócios, Apresentadora de TV e Autoconhecimento e Filosofia, Livia também é empreendedora e está à frente da Corartte, ateliê com peças decorativas e personalizadas.