A Gola Rufo surgiu no período do Renascimento, por volta dos anos 1550 a 1565. Foi criada primeiramente na Espanha e seus primeiros adeptos foram e o Rei Felipe II e sua esposa Margarita de Austria-Esteria.
Estabeleceu ainda mais status a quem a usava, a Gola Rufo determinou até mesmo mudanças de comportamento, pois alguns modelos dessa gola, eram de tão grande circunferência que impedia que o usuário curva-se para comer a mesa. Assim, alguns talheres dessa época tinham seus cabos aumentados, para permitir a perfeita utilização.
A maioria das golas rufos eram confeccionadas em renda, tecido que surgiu como novidade criativa da época, inicialmente era um tecido bordado, onde a parte sem o bordado era extraída e através das técnicas utilizadas para tecer as redes, costurava-se os bordados uns aos outros, construindo-se a luxuosa renda.
O estilista karl lagerfeld é um admirador desta gola e em suas coleções para a Chanel, trouxe inúmeras versões dessa peça para a atualidade.
Na última edição do São Paulo Fashion Week a estilista brasileira Glória Coelho, desfilou pela segunda vez em sua carreira, uma Rufo muito sofisticada, mostrando que a imponência desta gola ainda é desejo de muitos e traduz o luxo atual.
• Adriana Telles é consultora de moda e imagem, personal stylist e visagista
www.adrianatelles.com.br
Foto: Varella Produções