logomarca
Cuiabá, 19 de Julho de 2024.

Moda e Beleza Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2024, 21:35 - A | A

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2024, 21h:35 - A | A

Dia 18 de janeiro

Dia do Esteticista: época mais quente do ano exige cuidados redobrados com o corpo

Protetor solar, hidratação adequada e tratamentos estéticos não invasivos: profissionais orientam como cuidar da saúde corporal no verão

Divulgação

EF4C4A6D-11AA-4084-8E69-E58E0A17E113.jpeg

 


O clima quente, junto com a umidade e a exposição extra ao sol (característica desta época do ano), pode trazer consequências para a saúde da pele: poros entupidos, queimaduras, manchas, fotoenvelhecimento e até câncer. Mas existe um profissional que pode ajudar a minimizar todos estes fatores, além de ensinar como ter os devidos cuidados com a pele no verão: é o esteticista, que é celebrado nacionalmente no dia 18 de janeiro desde 2012, quando a profissão foi reconhecida por lei.

A data coincide com um dos períodos mais quentes do calendário, quando as pessoas estão mais preocupadas com os impactos do sol na pele devido aos dias mais longos e às temperaturas elevadas. Alguns procedimentos estéticos até pedem atenção especial se realizados durante os primeiros meses do ano por apresentarem efeitos colaterais se combinados com a luz solar excessiva.

Para Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora da HTM Eletrônica, referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos, saúde e beleza andam de mãos dadas, por isso a importância de cuidar de si com o devido acompanhamento. “Esta época exige atenção especial, mas é preciso se prevenir durante o ano inteiro para potencializar os cuidados com o corpo. Ter um esteticista por perto, além de garantir a indicação correta e a segurança do procedimento, pode ajudar com melhores resultados”, declara a especialista.

Para celebrar estes profissionais, elencamos 3 dicas essenciais dos esteticistas para cuidar do corpo e da pele no verão. Confira:

 

Carregue seu protetor solar na bolsa

Aplicar o protetor solar no verão pode parecer óbvio, mas nem todo mundo faz disso um hábito. Ele previne manchas, fotoenvelhecimento e câncer de pele, e deve ser aplicado até mesmo em ambientes fechados ou dias nublados. O ideal é escolher produtos com FPS 50+, reaplicar o protetor de quatro em quatro horas – duas, se houver exposição direta ao sol –, ou depois de entrar na água. Carregá-lo na bolsa é um jeito útil de não esquecer.

 

Hidrate a pele e tome cuidado com banhos quentes

A exposição ao sol e as temperaturas elevadas podem desidratar muito a pele e o corpo. Para compensar os efeitos de ressecamento, recomenda-se a aplicação de uma loção corporal hidratante e de um hidratante facial após o banho. Além disso, tome cuidado com banhos muito quentes, pois eles podem ressecar ainda mais a pele. A água morna ou fria é melhor para o fluxo sanguíneo e para a microcirculação.

 

Prefira tratamentos estéticos que possam ser realizados no verão 

Alguns procedimentos estéticos pedem que se evite a luz solar, a areia da praia, a água do mar ou da piscina. Portanto, escolha procedimentos que não tenham contra indicações para o verão, como a drenagem linfática e a radiofrequência.

A principal função da drenagem linfática é drenar os líquidos do corpo em excesso, estimulando a circulação responsável por essa absorção. Ela acelera o metabolismo através de movimentos específicos que direcionam o fluxo linfático, e o paciente não será prejudicado caso haja exposição solar.  

Já a radiofrequência é uma técnica não invasiva, que utiliza ondas de calor controladas e concentradas na pele para atuar contra a flacidez, celulite e gordura localizada, produzindo colágeno. Também é liberada para os meses mais quentes.

 

Sobre a HTM Eletrônica

A HTM Eletrônica é uma indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos dirigidos ao segmento de estética e fisioterapia no Brasil. A empresa foi fundada em 1999. Com equipe multidisciplinar altamente capacitada, a HTM está localizada em Amparo - SP e tem como foco profissionais esteticistas e fisioterapeutas que têm interesse em tecnologia para clínicas.




Comente esta notícia