logomarca
Cuiabá, 20 de Maio de 2024.

Gastronomia Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 14:58 - A | A

Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 14h:58 - A | A

Receita

Sanduba de Carne Assada

Glauco Epov Fotografia

unnamed - 2024-05-06T144920.078.jpg

 

Ingredientes
 
. 1 quilo de coxão mole em pedaços.
. Cominho a gosto.
. Sal a gosto.
. Pimenta-do-reino moída a gosto.
. Azeite a gosto.
. 120 gramas de manteiga.
. 380 gramas de cebola em tiras.
. 2 cenouras.
. 100 gramas de salsão.
. 100 gramas alho poró.
. 175 gramas de pimentão vermelho em tiras.
. 6 dentes de alho picados.
. 240 gramas de tomate picado.
. 1 folha de louro.
. 1 ramo de alecrim.
. 300 mililitros de água.
. Salsinha picada a gosto.
 
Modo de preparo
 
 
1.             Tempere 1 quilo de coxão mole em pedaços com cominho, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
2.             Em uma panela de pressão, coloque azeite a gosto, 120 gramas de manteiga e deixe derreter.
3.             Sele a carne para que ela não perca suculência durante o cozimento e depois retire-a da panela.
4.             À mesma panela, adicione 380 gramas de cebola em tiras, 175 gramas de pimentão vermelho em tiras e 6 dentes de alho picados, cenoura, salsão e alho poró e deixe refogar.
5.             Acrescente 240 gramas de tomate picado, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 folha de louro e 1 ramo de alecrim.
6.             Coloque a carne de volta na panela e despeje 300 mililitros de água.
7.             Cozinhe por 40 minutos após pegar pressão.
8.             Corte a carne ainda quente em fatias finas para fazer camadas de recheio de carne e acrescente salsinha picada.
9.             Corte o pão francês ou baguete e recheie com bastante a carne assada, sirva com batatas fritas bem crocante.
 
O Sanduba de Carne Assada é uma receita que gera diversas memorias afetivas na família da Chef Mariele Horbach do Grupo Hungry, uma rede de botecos cariocas. A receita original da carne assada da Vó Jovinéia Silveira, mãe do André Silveira (sócio proprietário) e avó do José, 10 anos, é muito famosa na família e também nos cardápios dos bares.
Todo mundo que come esse quitute, fala que lembra a infância, os almoços na casa das avós e das mães. É uma receita que exala afeto, carinho, aroma e texturas em forma de comida. “A história do sanduíche começou na casa da Vó Jô, em uma das férias em que José estava passando no Rio de Janeiro. Como toda casa de vó, sempre tem bastantes guloseimas na geladeira, José costumava conferir pra ver se tinha algo gostoso pra comer. Quando ele se deparou com a carne assada pela primeira vez, foi amor à primeira vista. José gostou tanto que começou a pedir a carne assada no café da manhã, no almoço, no lanchinho da tarde, jantar... em todos os momentos. Aí, a Vó Jô decidiu deixar sempre uns lanchinhos de carne assada no pão francês para que José, Francisco e suas primas pudessem comer sempre que tivessem vontade, ao longo do dia. E assim estava criado o Sanduba de Carne Assada do Grupo Hungry”, conta Mariele Horbach.
O José decidiu criar a sua própria versão do sanduiche, que é uma montanha de carne assada, cortada em fatias finas, bem molhadinhas com o próprio molho do cozimento da carne, num pão francês bem fresquinho. Depois do sucesso do sanduíche na família, José, juntamente com os pais, resolveram levar essa receita para os bares da família, onde o sanduíche se tornou campeão de vendas e sucesso absoluto.
A educação financeira desde cedo pode contribuir para conscientização das crianças sobre como lidar com o dinheiro, e como a invenção do novo produto era do próprio José, a Mariele decidiu que a cada sanduiche de Carne Assada vendido, ele ganharia 1 real para a sua poupança.



Comente esta notícia