Comemorado no Brasil desde 2014 em 25 de outubro, o Dia Mundial do Macarrão foi adotado pelo Brasil em 2006, e se tornou uma data relevante para o setor de massas alimentícias no país. A data celebra a versatilidade e a importância do macarrão na alimentação global, sendo um dos alimentos mais consumidos no Brasil, tanto por seu valor nutricional quanto por seu preço acessível. As regiões Norte e Nordeste lideram o consumo, com 261.149 toneladas comercializadas, sendo a massa comum responsável por 40,29% do faturamento das regiões.
No Sudeste, a Grande São Paulo consumiu 76.005 toneladas, com a sêmola com ovos representando 38,63% desse faturamento. No Centro-Oeste o consumo atingiu 59.397 toneladas, com a sêmola sendo responsável por 34,47% do faturamento da categoria. Enquanto no Sul foram consumidas 148.486,6 toneladas, com destaque para macarrão, representando 25,3% do faturamento do segmento de massa instantânea.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), levantados em parceria com a Kantar Brasil, o consumo de macarrão no Brasil cresceu 5,6% em 2024, entre janeiro e agosto, o volume de vendas chegou a 875.938 toneladas. No mesmo período de 2023, este volume foi de 829.294 toneladas. “O macarrão é um alimento que atravessa fronteiras culturais e socioeconômicas, consolidando-se como uma escolha frequente para as refeições dos brasileiros”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.
A demanda crescente por massas mais saudáveis e funcionais impulsiona a inovação na indústria. Produtos sem glúten, integrais e ricos em proteínas são tendências que têm ganhado espaço nas prateleiras dos supermercados. “Os consumidores estão mais atentos à saúde e, como resposta, a indústria investe em novas linhas que combinam sabor e benefícios nutricionais”, explica Zanão.
Com o Dia Mundial do Macarrão, o setor celebra o papel desse alimento na mesa do brasileiro, e, ao mesmo tempo, destaca o potencial de crescimento para novas tendências e produtos que atendam às necessidades dos consumidores de todas as regiões do país.
Sobre a ABIMAPI
Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceria com a ApexBrasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 90 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 90 países.