logomarca
Cuiabá, 20 de Maio de 2024.

Gastronomia Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 10:23 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 10h:23 - A | A

Receitas

4 receitas com chá para celebrar o Dia do Chef de Cozinha e o Dia do Coquetel

O Dia do Chef de Cozinha e o Dia do Coquetel caem, ambos, em 13 de maio e, para celebrar esta data, o chá pode ser o ingrediente perfeito para pratos e drinks fora da curva.
  ‎   ‌

Atualmente, a bebida deixou de ser coadjuvante e passou a protagonizar jantares, receitas e bebidas com ou sem álcool, além de eventos exclusivos para os entusiastas. É o caso da Semana da Cultura do Chá no Brasil, que acontece de 29 de julho a 4 de agosto de 2024, com atividades, workshops, degustações e promoções em todo o Brasil. A programação completa por estado será divulgada em breve em www.semanadocha.com.br.
  ‎   ‌

E para aquecer os motores para este evento único no País, aprenda 4 receitas incríveis que usam o chá como ingrediente principal.

 

BOLO DE IOGURTE E CHÁ VERDE

(desenvolvida por Escola de Chá do Embahú)
  ‎   ‌

 

handler.jpg

 

 

Ingredientes:

- 3 ovos

- 3/4 de óleo vegetal

- 1 xícara cheia de iogurte

- 1/2 colher de café de essência de baunilha

- 2 colheres de sopa de Matcha Culinário ou Chá Verde em pó Amaya Chás Link 

- 2 e 1/3 xícara de farinha de trigo

- 1 e 1/2 xícara de açúcar

- 1 colher de sopa de fermento

 

Preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha, açúcar, fermento e o chá verde. Reserve.

Em uma tigela pequena misture com um batedor o óleo e ovos (somente até que se liguem), adicione o iogurte e a baunilha. Adicione a mistura de ovos à mistura seca e mexa até que fique homogêneo e sem grumos. Leve ao forno 180ºC - 200ºC por 45 minutos ou até que um palito espetado na massa saia limpo.

 

 

TEAGRONI
(desenvolvida pela Chá Contigo)

 

Ingredientes

1 dose de Gim de 25 ml
1 dose de Campari
1 dose de vermute (saborizado com Sou-Frida)*
1 dose de infusão de Sou-Frida da Chá Contigo Link 
1 rodela de laranja
gelo a gosto
Modo de preparo: Bata tudo numa coqueteleira

*Vermute saborizado:

200ml de vermute

4g do blend Sou Frida

Coloque em um vidro o vermute e acrescente o chá, deixe em infusão por 2 dias. Depois coe e pode usar o vermute em drinks.

 

 

MATCHA BIRU

(desenvolvido pela Escola de Chá Embahú)
  ‎   ‌

Dissolva 1 a 2 g de Matcha (um tipo de chá verde em pó) em 30 ml de água morna. Deixe esfriar. Adicione a mistura em uma taça e complete com cerveja estilo pilsen.

 

 

GNOCCHI DE MATCHA
(desenvolvido pela Namu Matcha + Luis Gustavo Bueno)
 ‎   ‌
  ‎

Álvaro Dominguez / Namu Matcha

handler (1).jpg

 

 

Ingredientes

1 kg de batatas cozidas com a casca
1 ovo
300 g de farinha de trigo
Sal a gosto
15 a 20g de Namu Matcha grau culinário Link 
Queijo parmesão ralado
Modo de preparo

Coloque as batatas (cozidas) amassadas em uma bancada e abra um espaço no meio.

Coloque o ovo e vá misturando com as mãos, adicionando a farinha e o matcha (com peneira) delicadamete e aos poucos, misturando com as mãos até incorporar bem.

Divida em duas porções. Faça “cobrinhas” com a massa e depois corte no formato de nhoque. Cozinhe em água fervente por um minuto, escorra e reserve. Adicione um fio de azeite para os nhoques não grudarem. Derreta a manteiga em uma frigideira a fogo médio, adicione a sálvia e espere começar a ficar crocante. Coloque os gnocchis e evite mexer, deixando-os grelhando até ficarem dourados. Quando desgrudar facilmente, vire e grelhe do outro lado. Rale parmesão a gosto e está pronto para servir.
  ‎   ‌

Chá é tendência de consumo e mercado
  ‎   ‌

Dados da pesquisa da Euromonitor International (Agosto/2021) indicam que o consumo de chá e infusões no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%, comprovando o vasto interesse dos brasileiros pela bebida e um mercado promissor.

Já a Associação Brasileira de Chá (AbChá), apoiadora do evento, já abraça mais de 100 empresas dedicadas ao produto, incluindo produtores de chá nacionais, localizados no Vale do Ribeira, pólo brasileiro importante no cultivo da Camellia sinensis.

 

Sobre a Semana da Cultura do Chá no Brasil

 

Evento reunirá apaixonados pela bebida e acontece entre 29 de julho e 4 de agosto de 2024. O evento contará com workshops, cursos, promoções, degustações e ações especiais promovidas por marcas de chás e infusões no Brasil inteiro, tudo aberto ao público geral nos formatos digital e presencial.

A ampliação de mercado foi o que motivou a criação da Semana, que está na segunda edição e acontecerá em São Paulo, além de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A Semana é organizada pelo grupo Empreendedorismo Ético no Mercado de Chá com:

 

Patrocinador ouro: Herboflora

Patrocinadores prata: Chazeira, Escola de Chá Embahú, Qualy Ervas, Temperos Nona Rosa

Patrocinadores Bronze: Amigos do Chá, Arthé Chás, Chanoyu Collection, Dani Folquitto Velas e Aromas, Espírito do Chá, Expertease Facilitadora Para Negócios de Chás, Kãfa Chás, Lascaux Chocolates Rústicos e True Tree House.

 

SERVIÇO

SEMANA DO CHÁ NO BRASIL 2024

De 29 de julho a 04 de agosto

Atividades presenciais e online

Programação em breve em www.semanadocha.com.br e www.instagram.com/semanadocha

 




Comente esta notícia