O Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) realizou o seu terceiro encontro, nesta terça-feira (30.07), na sede da entidade, com a presença das diretoras, associadas e convidadas. O objetivo do CME é promover o empoderamento feminino, fortalecer as empresas e transformar a vida das mulheres, com integração, networking e negócios. Na oportunidade também foi celebrado o aniversário de 112 anos da ACCuiabá, completados no dia 28 de julho.
A presidente do CME-ACCuiabá, Mariza Bazo, destacou que as necessidades das mulheres empresárias são diferentes das dos empresários homens. Ela ressaltou que, nesse contexto, o presidente da ACCuiabá, Jonas Alves, demonstrou sensibilidade ao visualizar o projeto voltado para as mulheres.
"Sempre agradeço muito ao nosso presidente Jonas, um homem visionário, que compreendeu a importância de criar esse Conselho após 112 anos. Nada acontece por acaso, tudo tem seu momento. Hoje, temos um grupo fantástico de mulheres trabalhando em nosso Conselho, fazendo negócios e promovendo networking. Isso é muito importante", frisou.
Mariza também reiterou sobre o trabalho do Conselho da Mulher Empresária da ACCuiabá em outras cidades onde há Associações Comerciais filiadas à Facmat. Ela mencionou visitas à região do Araguaia, ao sul, em Rondonópolis, ao noroeste e sudoeste em Tangará da Serra, ao norte em Sinop e ao extremo norte em Guarantã do Norte.
“A novidade é que em Sinop já existe o Conselho, e estamos caminhando juntas. Podemos observar que as nossas necessidades e anseios são os mesmos da maioria das mulheres do nosso estado”, pontuou a presidente, observando que com o apoio de entidades como o Sebrae, a Facmat e as Associações é possível promover a integração dessas mulheres empreendedoras.
A vice-presidente do CME-ACCuiabá, Andrea Tereza de Rezende, reiterou durante o evento que as participantes podem aproveitar o espaço proporcionado pelo Conselho não apenas para fazer networking, mas também para trazer dúvidas e dificuldades que podem ser solucionadas em conjunto.
"É muito importante entendermos nossa capacidade, nossa força feminina e nosso potencial de gerenciamento. Nós, mulheres, precisamos nos valorizar e reconhecer nossa força e capacidade, além da intuição, conforme vi num estudo que mostrou que as mulheres precisam valorizar, respeitar e usar a intuição, essa força do feminino que devemos trazer para nossos negócios e validar. Isso não é frescura nem besteira, é uma força adicional para nossos negócios”, salientou Andrea.
Ela também lembrou que apenas 2% dos altos cargos de gerenciamento de empresas no mundo estão sob comando feminino, destacando a importância de saber o próprio valor e se posicionar no mercado.
*Benefícios de se associar*
A gerente da ACCuiabá, Samanta Fernandes, fez uma explanação de todos os benefícios que a entidade oferece aos associados, como descontos em universidades, plano de saúde, certificado digital, entre outros. "Também temos todos os meses o Café com Benefícios, com palestras, troca de experiências e networking entre os associados", completou.
Para Priscila Cândida, proprietária do Empório Brissac, a Associação Comercial está presente na vida tanto dos empresários quanto das empresárias, sendo suficiente procurá-la para obter informações sobre seus direitos e deveres. Ela é uma das diretoras do Conselho das Mulheres da ACCuiabá e participa ativamente.
"A Associação está aqui para nos apoiar, mas também precisamos fazer a nossa parte e ir até ela. Um exemplo pessoal que posso dar é que, através do associativismo, consegui financiamento para a minha própria usina solar. Entrei para o Sicredi, indiquei pessoas e ganhei descontos. Ao mudar minha postura, consegui acessar vários benefícios. Porém, para isso, é preciso buscar. Associem-se, porque vocês verão coisas maravilhosas acontecendo em suas empresas", incentivou a diretora.
Empresária Mayara Santos, proprietária da Floricultura Bela Flor, participou pela primeira vez da reunião do CME-ACCuiabá e relatou sua vivência como empreendedora às participantes, explicando que seu negócio, muito mais do que vender, agrega sentimento. Iniciando a carreira como funcionária da floricultura, Mayara e sua família tiveram a oportunidade de adquirir a empresa e hoje conta com quatro unidades.
"Eu não vendo apenas flores, que você pode comprar em qualquer lugar. O meu trabalho é com os sentimentos: cada flor, cada gesto, cada carinho é pensado unicamente no sentimento que a pessoa que está enviando quer transmitir”, detalhou.
Além dos relatos, da troca de experiências e informações importantes para as mulheres, o encontro contou com a participação da personagem Maristela Furtado, que apresentou uma palestra lúdica sobre empreendedorismo feminino, animando ainda mais a noite. A reunião teve ainda o apoio das empresas Cabine For You e Empório Brissac.
Para integrar o CME, é necessário ser associada à Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá. Mais informações pelo e-mail: adm@accuiaba.org.br ou (65) 3317-1640, com Samanta Fernandes.