logomarca
Cuiabá, 13 de Maio de 2025.

Arte e Cultura Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016, 15:39 - A | A

Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016, 15h:39 - A | A

Leitura Infantil

Spin-off de \"O diário da princesa\", de Meg Cabot, chega ao Brasil

Grupo Editorial Record

Olivia é uma adolescente de 12 anos com uma vida absolutamente normal: mora com os tios e primos, frequenta a escola, sofre com o bullying da menina popular, tem notas medianas... Não há nada em sua rotina que a destaque dos outros pré-adolescentes que conhece. É o que ela pensa. Porque tudo vai mudar quando ela descobrir que é uma princesa. Em "Diário de uma princesa improvável", Meg Cabot nos apresenta a mais um membro da família real da Genovia retratada em sua série mais famosa, "O diário da princesa". 

Filha do príncipe Phillipe, Olivia é meia-irmã de Mia Thermopolis, mas nunca soube disso, já que sua mãe queria que ela vivesse como uma criança normal. Depois da morte precoce da mãe, ela passa a morar com os tios, que levam um pouco a sério demais a recomendação e não tratam Olivia exatamente da mesma forma que agem com seus filhos. Quando Mia e a avó, Clarice, descobrem a existência da menina, um mundo novo se abre para Olivia: ela vai enfim conhecer sua família e descobrir que todo mundo tem algo de especial. 

A autora aproveita a trama para falar de forma bem delicada sobre temas como racismo – Olivia é negra de cabelos cacheados – e a diversidade dos arranjos familiares. O livro é todo ilustrado com desenhos da própria Meg Cabot. 

Olivia foi apresentada inicialmente em "O casamento da princesa", mais recente livro da série protagonizada por Mia onde, pela primeira vez, vemos a personagem já mais velha, planejando seu casamento e com dilemas típicos da vida adulta. Com "Diário de uma princesa improvável" – que também será uma série –, a autora volta a escrever para os leitores mais jovens, além de manter uma janela para os fãs acompanharem a vida de Mia ao lado da irmã. 

TRECHO:

"Foi por isso, na verdade, que eu me senti um pouco mal pela princesa Mia. Nos filmes, as princesas vivem sendo seqüestradas e depois ficam presas em masmorras até usarem seus poderes mágicos (ou armas laser) para escapar. 

Mas, na vida real, elas não têm poderes mágicos nem armas laser. Só têm seus cérebros (e seguranças e limusines, é claro), que supostamente precisam usar para ajudar a fazer do mundo um lugar melhor. Nada disso é tão fácil quanto parece, principalmente para pessoas como Annabelle, que acham que tudo que as princesas fazem é ficar sentadas, vestindo roupas bonitas, o que está longe de ser verdade."

Meg Cabot nasceu em Bloomington, Indiana. Trabalhou como ilustradora e é autora de séries como "O diário da princesa", "A mediadora" e "Desaparecidos", todas publicadas pela Galera Record, e de romances de ficção adulta premiados. Seus livros venderam mais de 25 milhões de exemplares no mundo. Atualmente, ela vive com o marido e divide seu tempo entre Key West, na Flórida, e Nova York.

DIÁRIO DE UMA PRINCESA IMPROVÁVEL

(From the notebooks of a middle school princess)

MEG CABOT

Páginas: 208

Preço: R$ 32,90

Tradução: Maria P. de Lima

Editora: Galera Junior | Grupo Editorial Record




Comente esta notícia