logomarca
Cuiabá, 19 de Julho de 2024.

Arte e Cultura Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2024, 15:40 - A | A

Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2024, 15h:40 - A | A

romance

RAPHAEL MONTES LANÇA ROMANCE INÉDITO QUE INSPIROU FILME UMA FAMÍLIA FELIZ

Com direção de José Eduardo Belmonte, o longa é protagonizado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini

Divulgação

unnamed (34).jpg

 

Raphael Montes, um dos escritores mais bem sucedidos da atualidade, lança seu novo romance, UMA FAMÍLIA FELIZ, que chega às livrarias em 20 de março pela Companhia das Letras, e já lidera o ranking de livros mais vendidos na Amazon, mesmo na pré-venda. O livro serviu de base para o filme homônimo, que teve sua première em Gramado, e traz Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini, sob a direção de José Eduardo Belmonte, e que contou com Montes como roteirista e diretor assistente. O longa será lançado pela Pandora Filmes, e estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 4 de abril.

No novo romance, o criador da série Bom Dia, Verônica (Netflix) e da novela Beleza Fatal (HBO) investiga as tensões das relações familiares e do mundo de aparências de um condomínio perfeito, em uma trama complexa sobre infância e maternidade.

Tenho a ideia dessa história há mais de dez anos. E, como gosto sempre de experimentar, resolvi escrever primeiro o roteiro do filme. Então, enquanto estava no set de filmagem como diretor assistente, comecei a escrever o livro. Foi interessante porque decidi escrever o livro em primeira pessoa. Assim, pude entrar na cabeça de Eva, mostrar ao leitor o que ela pensa e sente. Pude também mostrar aspectos e nuances que não aparecem no filme. É uma experiência profunda, imersiva, para não conseguir parar de ler. Para mim, livro e filme se complementam.”, diz o autor.

Em UMA FAMÍLIA FELIZ, Eva tem a vida perfeita. Seu marido é um jovem advogado em ascensão. Suas filhas gêmeas são lindas, inteligentes e saudáveis. Seu trabalho, a arte reborn, é um sucesso na internet. À sua volta, tudo está à mão: o Blue Paradise, condomínio fechado de classe média-alta na Barra da Tijuca, oferece todo tipo de serviço, para que ela não precise sair do conforto de seu lar. Eva tem a vida perfeita — até descobrir que está grávida e seu mundo virar de cabeça para baixo.

Sobre o longa, Montes conta que esse é um suspense dramático, um gênero pouco explorado no Brasil, e que optou, tanto no livro quanto no filme, por começar a história pela cena final para criar logo de cara o impacto do clímax.

Queria que a experiência de ver o filme fosse uma investigação humana de como uma família supostamente “feliz” chegou ao extremo oposto em pouco tempo. Através das chaves do gênero, o filme trata dos dramas da maternidade, das pressões sociais e da perigosa cultura do cancelamento. Espero que o filme deixe vocês pensando por vários dias naquele final”.

Conhecido por seus suspenses de tirar o fôlego, com mais de 500 mil exemplares vendidos, Montes inova ao começar este thriller psicológico pelo último capítulo. Assim, como uma bomba-relógio prestes a detonar, acompanhamos os caminhos surpreendentes e as tensões que levam essa família feliz a um final avassalador.

Para a psicanalista Vera Iaconelli, este é “um thriller que coloca o dedo na ferida das famílias idealizadas.Já Grazi Massafera, confessou que, pra ela, esse é “um suspense arrebatador! Eva é uma personagem complexa, vive no fio da navalha sob expectativas sociais tentando equilibrar as exigências da maternidade e as pressões de uma vida de aparências. Sem dúvida, muitas mulheres vão se identificar. Essa história me arrepiou desde o primeiro momento!

 

Sobre o livro:
Uma Família Feliz
Companhia das Letras
352 páginas
Lançamento: 20 de março de 2024

 

Sobre o filme:
Sinopse
Em uma família feliz perfeitamente protegida em um condomínio fechado, uma mãe é duramente acusada de machucar as filhas gêmeas e o bebê recém-nascido. No entanto, a verdade por trás dos muros altos pode revelar uma crueldade inesperada.

 

Ficha Técnica
Elenco principal:
 Grazi Massafera, Reynaldo Gianecchini, Luiza Antunes e Juliana Bim
Direção: José Eduardo Belmonte
Argumento, Roteiro e Diretor Assistente: Raphael Montes
Produção: Barry Company
Coproducão: Globo Filmes e Telecine
Distribuição: Pandora Filmes

 

Sobre Raphael Montes
Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da primeira novela da HBO Max, ‘Beleza Fatal’, e da série 'Bom Dia, Verônica' na Netflix (APCA 2020). Escreveu os romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’, ‘Jantar Secreto’, 'Bom dia, Verônica' e 'Uma Mulher No Escuro' (Jabuti 2020), sucessos de público e de crítica, traduzidos em mais de 25 países e com os direitos de adaptação vendidos para o cinema. Além disso, escreveu roteiros de filmes, como “A Menina Que Matou Os Pais” e “O Menino Que Matou Meus Pais”, sucessos no Amazon Prime Video e “Praça Paris”. Raphael criou a Casa Montes, uma produtora de desenvolvimento com foco em projetos de série e longa-metragem de crime, terror e suspense. Em 2023, ele lança "A Mágica Mortal", seu primeiro livro juvenil; se prepara para o lançamento do filme "Uma Família Feliz" nos cinemas e para a estreia da terceira temporada de "Bom Dia Verônica" na Netflix.




Comente esta notícia