logomarca
Cuiabá, 14 de Setembro de 2024.

Arte e Cultura Segunda-feira, 05 de Agosto de 2024, 12:26 - A | A

Segunda-feira, 05 de Agosto de 2024, 12h:26 - A | A

Simone de Beauvoir

Editora Nova Fronteira apresenta a reedição do ensaio A velhice, de Simone de Beauvoir

Com prefácio da escritora e desembargadora Andréa Pachá, o clássico renasce e promete cativar outros públicos 

Divulgação

IMG_4124.jpeg

 


Considerada uma obra fundamental para a compreensão do envelhecimento em todos os seus aspectos, A velhice, de Simone de Beauvoir, ganha uma reedição pela Editora Nova Fronteira. O livro, que conta com tradução de Maria Helena Franco Martins e prefácio inédito da escritora Andréa Pachá, faz parte do projeto de relançamento das obras da escritora francesa no Brasil, iniciado este ano com o sucesso dos romances A convidada e O sangue dos outros, além do ensaio A mulher independente.

 

Publicado originalmente em 1970, A velhice oferece uma reflexão franca e empática  sobre a senilidade. Beauvoir investiga o tema em suas diversas dimensões, abordando desde aspectos biológicos até implicações sociais, econômicas e existenciais. O livro convida o leitor a encarar a velhice com serenidade, dando voz a um grupo frequentemente silenciado: os idosos. Com sensibilidade, a autora aborda as dificuldades encontradas, especialmente pelas mulheres, ao confrontar o início do fim.

No prefácio, a desembargadora Andréa Pachá, autora de obras como Velhos são os outros e Sobre feminismos, destaca como Simone consegue desmistificar  o assunto: “Passado mais de meio século, Simone continua tirando a velhice  do armário, se antecipando, como sempre, ao futuro que se anunciava, sendo a referência mais importante para pensar as múltiplas questões que envolvem o envelhecimento.”  Em um mundo que valoriza a eterna juventude, a obra de Simone de Beauvoir se torna cada vez mais atual, desafiando estereótipos e preconceitos que cercam essa fase da vida.

 

Sobre a autora

Simone de Beauvoir nasceu em Paris, em 9 de janeiro de 1908, em uma típica família burguesa da França. Criada de forma bastante tradicional por pais extremamente católicos, ainda na adolescência rejeitou os valores morais e religiosos de sua família. Formou-se em filosofia na Sorbonne, onde conheceu Jean-Paul Sartre em 1929, tornando-se sua companheira e maior crítica. Entre 1941 e 1943, Simone lecionou filosofia na mesma universidade em que estudou, sendo demitida pelos nazistas. Em 1943, lançou seu primeiro livro, o romance A convidada, e, em 1949, os dois volumes de O segundo sexo. Depois da guerra, junto com Sartre e Merleau-Ponty, fundou a revista Les Temps modernes, que durante 25 anos foi uma das maiores arenas do debate político e filosófico mundial. Entre romances, ensaios e livros de memórias, Simone de Beauvoir lançou mais de vinte obras. Morreu em 14 de abril de 1986, em Paris, e foi enterrada junto a Sartre.

 

Detalhes do livro:

A velhice

Editora: Nova Fronteira

Páginas: 608

Capa: Brochura

ISBN: 9786556408491

Dimensões: 15,5 x 23 cm




Comente esta notícia