logomarca
Cuiabá, 19 de Julho de 2024.

Arte e Cultura Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024, 10:55 - A | A

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024, 10h:55 - A | A

desfile

Desfiles alegóricos da 15ª Fenavindima terão o centenário de Flores da Cunha como tema

Corso retomará o percurso original, pela Avenida 25 de Julho

Crédito: Eriel Giotti

unnamed (23).jpg

 

Entre as principais atividades da 15ª Festa Nacional da Vindima está a celebração do tema “O Centenário da Colheita” por meio dos desfiles alegóricos. Utilizando como referência a chegada dos 100 anos de emancipação política do município, o corso alegórico contará com três datas para ser acompanhado pela comunidade. Retomando o trajeto original das primeiras edições da Fenavindima, ao percorrer a Avenida 25 de Julho até a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, os desfiles serão no dia 25 de fevereiro, a partir das 15h, no sábado, dia 2 de março, às 19h30, e no domingo, dia 10 de março, às 10h. Em caso de chuva, novas datas serão informadas.

De acordo com Renata Trentin, responsável pela direção e criação cênica do corso alegórico, o desfile contará com a participação de centenas de figurantes e terá 18 alegorias. Dividido em três grandes blocos, sempre iniciará com a estrela da festa, a uva, sendo distribuída. Sua temática refletirá, primeiramente, os marcos históricos, como a chegada dos imigrantes italianos, e sua fé. Em seguida, as alegorias demonstrarão as conquistas de Flores de Cunha, alcançadas desde sua emancipação quando colônia de Caxias do Sul. “Fica evidente nesse momento, também, a economia do município, que hoje é diversificada. Destacaremos os móveis, as confecções, a metalurgia e, claro, toda a produção agrícola que contempla diversos produtos, como alho, cebola, pêssego, tomate, morango, uva e vinho, esses últimos nos garantindo o título de Maior Produtor de Vinhos do país”, afirma Renata.

Crédito: Eriel Giotti

unnamed (24).jpg

 

Para encerrar o corso alegórico, o desfile retrata a celebração das conquistas da melhor forma: sempre à mesa, com muita comida boa, música, dança, encontros e diversão. A última alegoria terá a presença da rainha Paula Bebber e das princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, acolhendo e agradecendo a toda comunidade e aos visitantes por fazerem parte desse momento histórico.

Para o presidente da 15ª Fenavindima e vice-prefeito de Flores da Cunha, Marcio Rech, os desfiles são a alma da Festa, sendo muito aguardados. “Estamos muito felizes com o envolvimento de todos, com a expectativa de ter uma adesão recorde das comunidades no nosso desfile. O diferencial esse ano é retomarmos o trajeto da Avenida 25 de Julho, principal do município, terminando em frente ao Campanário, ou seja, resgatando como era no início das festas. Estamos preparando desfiles diferentes e com muito engajamento da comunidade, festejando e interagindo”, aponta Rech.

 

A 15ª Festa Nacional da Vindima será realizada de 22 de fevereiro a 10 de março no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha (RS). 

 

 



Comente esta notícia