logomarca
Cuiabá, 20 de Julho de 2024.

Arte e Cultura Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2024, 09:47 - A | A

Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2024, 09h:47 - A | A

podcast

Balaio Produtora de Conteúdos lança podcast “O Coração nas Sombras” com histórias e personagens apagados pela história

Divididos em quatro episódios, o projeto conta uma história real com recursos mais literários e conta com os roteiristas Luis Alberto de Abreu, Paulo Garfunkel e Alex Molleta.

Divulgação

image002 (1).png

 

A Balaio Produtora de Conteúdos, formada pelos dramaturgos e roteiristas Luis Alberto de Abreu, Newton Moreno, Paulo Garfunkel e Alex Molleta, apresenta o lançamento do podcast “O Coração nas Sombras”, no dia 30 de Novembro, nas principais plataformas digitais. Divididos em quatro episódios, o projeto conta a história de Letícia, uma mulher de 28 anos, que foi internada como louca pelo irmão e pelo marido, no hospício de Barbacena, em Minas Gerais, no ano de 1936. Embora os personagens e as histórias sejam reais, foi dado um tratamento mais literário do que jornalístico à narrativa.

O podcast integra o projeto “Vozes sob o silêncio”, voltado à revelação de histórias e personagens relegados a segundo plano ou mesmo apagados pela cultura dominante. “A proposta nasceu da constatação de que o Brasil é um país ainda a ser descoberto. A história registrada nos livros oficiais e ensinada nas escolas, ocultou, apagou e menosprezou fatos personagens e histórias que não se alinhavam com os valores que a cultura dominante pretendia impor à sociedade brasileira. Eram valores que ainda expressavam uma visão de mundo colonial e européia, una e hegemônica, em oposição à diversidade das crenças, valores e visões diversas de pensamento e comportamento presentes nas várias etnias que compunham o tecido social brasileiro”, destaca o dramaturgo Luis Alberto de Abreu.

A ideia por trás desse formato é mais valorizar a experiência humana que as histórias envolvem do que a simples informação, utilizando os gêneros artísticos épico, dramático e, por vezes, também o lírico, para tornar mais vivas as histórias narradas no podcast. Dessa maneira, o objetivo é contribuir para recuperar histórias, contar a vida e as experiências humanas, dar voz a essa verdadeira multidão de artistas, pensadores e mesmo pessoas comuns que foram excluídas da memória nacional.

 

 

 

Sobre “O Coração nas Sombras”

 

Inspirado no espetáculo teatral homônimo de Luis Alberto de Abreu, lançado em 2020, o podcast mergulha na história Letícia, uma mulher de 28 anos e que foi internada como louca pelo irmão no hospício de Barbacena, em Minas Gerais, no ano de 1936. Sua história passa por inúmeras “maldições”, entre elas ter nascido mulher no interior de uma sociedade violentamente machista, numa época onde mulher podia ser pouco mais do que um animal de trabalho, prazer e procriação. A outra “maldição” foi se rebelar contra o papel que a moral e os costumes reservavam para a mulher, e, por ser dissonante e livre, foi considerada louca. 

No entanto, a “maldição” mais cruel e poderosa foi a do Estado Brasileiro, pois o Hospital Colônia de Barbacena, como muitas outras instituições, foi uma obra construída para vigiar, isolar, punir e assassinar sua população mais vulnerável e pobre. Esta foi a história de Letícia, que com seu coração, mergulhado nas sombras do anonimato, grita por nossa solidariedade e nos afirma que não existem histórias comuns.

 

Sobre a Balaio Produtora de Conteúdos

A Balaio Produtora de Conteúdos surge em São Paulo, em 2020, da reunião de quatro dramaturgos e roteiristas: Luis Alberto de Abreu, Newton Moreno, Paulo Garfunkel e Alex Molleta.  O objetivo do grupo foi criar e oferecer soluções na área de dramaturgia para teatro, cinema e televisão.

O grupo foi responsável pelo roteiro da série “Independências”, produzida e veiculada pela Rádio e TV Cultura de São Paulo, dirigida por Luiz Fernando de Carvalho.  O podcast “O Coração nas Sombras” é o seu primeiro produto na área da narrativa oral e, no momento, está produzindo os roteiros de outros três produtos.

              

Serviço

Podcast “O Coração nas Sombras”

Plataformas: Spotify, Deezer, Amazon, entre outras.




Comente esta notícia