logomarca
Cuiabá, 08 de Julho de 2025.

Arte e Cultura Segunda-feira, 07 de Julho de 2025, 17:23 - A | A

Segunda-feira, 07 de Julho de 2025, 17h:23 - A | A

CULTURA

Ano Cultural Brasil-França: artistas e grupos brasileiros participam de eventos em cidades francesas com apoio da Funarte

Programa Brasil Conexões Internacionais 2025 contempla 29 iniciativas

Divulgação

d4kjdtmc.png

 

 

Artistas e grupos brasileiros de artes visuais, circo, dança, música e teatro marcam presença em espaços e eventos realizados em diferentes cidades francesas no contexto do Ano Cultural Brasil-França. Foram 29 propostas – dentre apresentação de espetáculos, shows, exposições, residências artísticas, atividades formativas e intercâmbios variados – contempladas no Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 - Temporada Cultural Brasil-França: Participação em Eventos, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). De junho a setembro, as iniciativas desenvolvem atividades em Avignon, Lyon, Paris, Toulouse e outras localidades, levando a diversidade e a força da produção artística brasileira a públicos internacionais.

Nesta chamada, os projetos definiram suas próprias proposições de atuação em território francês, articulando parcerias e agendas com espaços e eventos locais, para realizar cooperação com artistas e instituições da França.

Entre os selecionados, está o projeto Serigrafia Popular – Expressão, Luta e Arte, idealizado por Frawaynne na favela do Bode, em Recife, Pernambuco. A proposta, que utiliza técnicas acessíveis e recicláveis, atua na formação de jovens em contextos periféricos e realiza residência artística em Toulouse para criar dois novos ateliês, formar lideranças locais e promover oficinas de expressão popular (acesse abaixo a lista completa de contemplados no programa).

Os projetos abrangem as cinco linguagens artísticas de atribuição da Funarte e refletem a potência criativa de iniciativas de todas as regiões do país. Ao garantir a presença de artistas e coletivos brasileiros em eventos internacionais, a Funarte reafirma seu compromisso com a internacionalização das artes, a valorização da diversidade cultural e a ampliação de oportunidades para artistas de trajetórias plurais.

As presenças se somam às demais ações de internacionalização previstas no Ano Cultural Brasil-França, uma iniciativa bilateral coordenada pelos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil e da França, em parceria com o Instituto Guimarães Rosa, o Institut Français (Paris) e as respectivas embaixadas.




Comente esta notícia