Nesta quinta-feira (10) a Academia Mato-grossense de Letras - AML realiza a edição de julho do Casa Aberta, evento idealizado pela atual administração da Casa, que oferece gratuitamente uma programação cultural diversificada.
"Corixos de Letras" é o tema explorado, com início a partir das 18h, estendendo-se até 21h30. O lançamento do livro "O Rio do Meu Quintal", de Antonio Peres Pacheco abre a programação, com a presença do autor para uma noite de autógrafos.
A instalação artística Sopa de Letrinhas, aberta ao público propõe a projeção de drops literários nas paredes da secular Casa Barão, possibilitando a livre participação de todos na experimentação com atividades letradas.
Papo Acadêmico
A partir das 18h15 tem início o Papo Acadêmico, atividade onde integrantes da AML discorrem sobre temas específicos. Flávio Ferreira (cadeira 35) vai explorar o tema "Teatro e Literatura, semeadura para o Mato Grosso nosso"; Sueli Batista (cadeira 34) tratará do "Empreendedorismo Literário"; e Gonçalo Antunes de Barros Neto (cadeira 7) vai de "Literatura em ambiente digital".
Os acadêmicos
Sueli Batista é jornalista, empresária na área de comunicação e escritora. É autora de obras de poesia, memorialística e infantojuvenil. Dentre elas o livro "Pássaro Passará", que foi musicado e conta com participações dos artistas : Carlos Navas, Tetê Espíndola, Clarisse Abujamra, Ronaldo Rayol, Alzira Espíndola e Lucina. Escreveu também "Memória Resgatada - um Arsenal Munido de Cultura", sobre o espaço cultural do Sesc e "A Chalana de Nhô É". Foi presidente por duas gestões da Academia Mato-Grossense de Letras, sendo conselheira superior.
Flávio Ferreira é bacharel em direito (UFMT), advogado, diretor, dramaturgo e professor. Há 30 anos, fundou o grupo de teatro Cena Onze. Publicou mais de 12 obras de dramaturgia, mais de 10 livros de poesia e literatura infanto-juvenil. É membro da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da OAB. Atua como professor há mais de 40 anos, é militante nas áreas de cultura e direitos humanos. Mestrando no PPGEL-UNEMAT.
Gonçalo Antunes de Barros Neto é magistrado, professor de filosofia e mestre em sociologia. Sua atuação literária é destacada como escritor e poeta. É articulista do jornal A Gazeta há vários anos.
Mais atrações
Às 19h30 acontece um pocket show com a Professora Geiza, personagem encarnada por Eduardo Butakka. Às 19h50 será entregue o prêmio Hip Hop na Origem, às 20h tem o Slam da Academia. A partir das 20h45 a programação fica por conta do Dj e, claro, o infalível microfone aberto, democratiza a participação de quem quiser.
O evento
O projeto Casa Aberta é idealizado pela Academia Mato-grossense de Letras com investimento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
SERVIÇO
O QUE: evento Casa Aberta
ONDE: na Casa Barão, sede da Academia Mato-grossense de Letras
ENDEREÇO: Rua Barão de Melgaço, 3684
QUANTO: entrada gratuita