logomarca
Cuiabá, 21 de Junho de 2024.

Arte e Cultura Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023, 23:36 - A | A

Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023, 23h:36 - A | A

AML

Allan Kardec: novo imortal empossado na Academia Mato-grossense de Letras.

Fonte: Site da AML

Divulgação AML

72cb0ba7-f4a7-40dd-b7e8-7b27f5c8572e.jpeg

 


Em cerimônia bastante concorrida, foi empossado na Academia Mato-grossense de Letras - AML, na última quarta-feira (06/12/2023), Allan Kardec Acosta Benitez. Ele passa a ocupar a cadeira número 30, cujo patrono é Manuel Espiridião da Costa Marques e o último ocupante foi Francisco Leal de Queiroz. 

A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Casa Barão e contou com a presença de um público variado, incluindo vários acadêmicos, familiares e amigos do novo imortal, além de personalidades políticas mato-grossenses. A classe artística também se fez presente. Allan Kardec, ao longo de sua trajetória, vem desenvolvendo frutíferas relações profissionais com representantes do setor cultural mato-grossense. 

Divulgação AML

d23493a8-2626-444c-91f8-e7d8bcacf6f5.jpeg

 


A sessão solene foi comandada pela acadêmica Luciene Carvalho, atual presidente da AML; e teve como secretária Cristina Campos. Conforme a natureza das cerimônias de posse, Allan recebeu as boas-vindas de um dos acadêmicos, função exercida por João Carlos Vicente Ferreira, que discursou saudando o novo confrade. Outro procedimento comum nos rituais de posse é a colocação do pelerine no empossado. Coube à acadêmica Neila Barreto essa função.

Em seu discurso de posse, o novo imortal destacou: "Aqui compareço, senhores acadêmicos, com o olhar atento a grande responsabilidade de ingressar nesta egrégia e centenária Academia Mato-grossense de Letras, templo sagrado de escritores imortais. Com profundo respeito, possuído de intensa emoção, ingresso nessa casa, em cuja sede residiu Augusto João Manoel Leverger, figura importante na História de Mato Grosso, em que dois municípios recebem o seu nome: Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço."

Divulgação Aml

a4e7f0a2-f386-4b6c-afcd-1b5f29e6b9a2.jpeg

 


“Allan é esse cuiabano que abre os braços para a possibilidade de aprender, de crescer, de brilhar, de amar, de se propor. Ei-lo! A Academia Mato-grossense de Letras celebra a sua chegada!”. Fechamento da fala de Luciene Carvalho, na posse do novo confrade.

 


O novo imortal

 

Allan Kardec nasceu em Cuiabá e foi criado em Santo Antônio do Leverger até os sete anos de idade. É de uma família muito grande ligada a educação. É professor e ex-secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer e, atualmente, ocupa o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. 

É graduado em Educação Física pela UFMT, foi vereador e deputado. Seu currículo abrange experiência nas áreas de Educação, Sociologia, Antropologia, Politicas Públicas, Cultura, Esporte e Lazer.

É doutor em Estudos de Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Publicou dois livros, um individual e outro em coautoria, ambos de natureza histórico-sociológica. É vice-presidente do Instituto Histórico de Geográfico de Mato Grosso.

 




Comente esta notícia