logomarca
Cuiabá, 06 de Dezembro de 2024.

Variedade Terça-feira, 08 de Outubro de 2024, 06:29 - A | A

Terça-feira, 08 de Outubro de 2024, 06h:29 - A | A

Educação

Estudantes de Mato Grosso celebram primeiro dia de aula na Inglaterra

Os 100 estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso que integram a 2ª edição do Programa de Intercâmbio "MT no Mundo", promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Educação (Seduc-MT), chegaram à Inglaterra no último domingo (6). Já nesta segunda-feira (7), os estudantes estavam em salas de aula em escolas localizadas em diversas cidades próximas a Londres, como Oxford, Brighton, Canterbury, Bournemouth, Cambridge, Bristol e Liverpool.

Durante 21 dias, os estudantes participarão de uma imersão na língua inglesa, além de terem contato direto com a cultura britânica. Acompanhando o grupo estão 14 professores de Inglês que atuam como monitores e mais cinco professores de Inglês que representam as Diretorias Regionais de Educação (DREs) com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.

Roberta Rampazzo, aluna da rede estadual de Campo Verde, destacou a experiência. "Já no primeiro dia, senti que não há como medir o impacto desse intercâmbio. Fomos recebidos com muito carinho e apoio. Os professores se adaptam ao nosso nível de conhecimento, tornando o aprendizado natural."

No The Oxford English Centre, Guilherme Hildebrant, estudante de Primavera do Leste, descreveu o ambiente de aprendizagem como acolhedor. "Fomos muito bem recebidos, o que me ajudou a assimilar melhor o conteúdo. Estou ansioso para melhorar meu conhecimento e minha pronúncia ao longo dessas semanas."

Maria Eduarda, de Cocalinho, ficou igualmente satisfeita com a recepção. "O primeiro dia foi tranquilo e, rapidamente, já estávamos interagindo com falantes nativos. O ambiente amigável do The Oxford English Centre nos proporcionou ótimas condições de estudo."

Juliana Taborelli, líder da Política de Línguas Estrangeiras da Seduc, que acompanha os alunos em Oxford, comentou sobre o privilégio dos estudantes de Mato Grosso em poder aprimorar o inglês em cidades universitárias renomadas. "Esta ação tem impactado positivamente a vida de 200 estudantes desde a primeira edição, criando uma mudança significativa na comunidade escolar."

Ela ressaltou que Oxford, uma das cidades universitárias mais antigas de língua inglesa, oferece um ambiente único, repleto de parques históricos, jardins, e instituições como a Biblioteca Bodleian e o Museu Ashmolean, locais que os estudantes poderão explorar.

O programa "MT no Mundo" já recebeu um investimento de R$ 10,7 milhões em suas duas edições, cobrindo todas as despesas dos participantes, incluindo passagens, hospedagem e um auxílio semanal de 250 libras esterlinas para cada estudante.




Comente esta notícia