logomarca
Cuiabá, 19 de Julho de 2024.

Variedade Quarta-feira, 01 de Maio de 2024, 20:01 - A | A

Quarta-feira, 01 de Maio de 2024, 20h:01 - A | A

Tecnologia

Empresa líder em nanotecnologia lança novos produtos na M&T Expo, em São Paulo

Empresa líder em nanotecnologia lança novos produtos na M&T Expo, em São Paulo

Divulgação

IMG_2273.jpeg

A poeira gerada pelo tráfego de veículos em áreas de construção, como minas, é um dos problemas para os quais a NANO-Z oferece soluções inovadoras e sustentáveis.


A NANO-Z, empresa israelense líder mundial em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de materiais e aplicações de nanotecnologia avançada, apresentará novos produtos pela primeira vez no Brasil na 12ª edição da M&T Expo, a maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina. A mostra acontece nos dias 23 a 26 de abril, em São Paulo, e contará com a exibição de diversas soluções da empresa, como produtos anticorrosivos e impermeabilizantes, além de materiais que promovem isolamento térmico e a redução de poeira em pistas não pavimentadas.

As soluções da NANO-Z COATING são baseadas na aplicação de técnicas de nanotecnologia a matérias-primas padrão, como vidro, pedra, metais, sabões e tecidos, podendo ser aplicadas em setores que vão desde construção, passando pelo automotivo, aeroespacial, naval e defesa, até saúde, bem-estar e cosméticos. Os produtos resultantes reduzem os atributos negativos dos materiais originais, enquanto ressaltam suas vantagens, agregando novas propriedades úteis por meio da tecnologia.

A preocupação com o meio ambiente é um dos pilares da NANO-Z, sendo que todos os processos e produtos oferecidos são ecologicamente sustentáveis. Um dos focos principais da empresa é desenvolver alternativas seguras e biodegradáveis para produtos que hoje são altamente tóxicos ou poluem aterros sanitários, lençóis freáticos e duram milhares de anos até serem decompostos.

Fundada em 2011 em Israel, a NANO-Z também atua no Brasil desde 2023. Em decorrência do Acordo de Livre Comércio (ALC) entre Mercosul e Israel, os produtos da empresa são isentos de Imposto de Importação, representando uma vantagem competitiva aos clientes, uma vez que os interessados podem ter acesso a tecnologias avançadas de forma econômica.

“Nossa participação na M&T Expo é uma oportunidade para expandirmos a divulgação sobre soluções mais modernas desenvolvidas com nanotecnologia que podemos oferecer nas áreas de construção e mineração e que podem ser incorporadas ao cotidiano dos brasileiros”, afirma Gabriel Eigner, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da NANO-Z para o Brasil.

A NANO-Z estará presente na exposição no estande E110-6 do setor de Concreto e Asfalto da M&T Expo. Conheça alguns dos produtos que estarão expostos:

 

ECOPLATFORM

Divulgação

IMG_2274.jpeg

 

A poeira (chamada também de “particulados”) gerada pelo tráfego de veículos em pistas não pavimentadas é um sério problema para empresas de mineração e outras que enfrentam um cenário similar. O ECOPLATFORM é a primeira solução do mundo para esse problema que não utiliza qualquer substância química prejudicial, sendo 100% ecológica, biodegradável e baseada na nanotecnologia.

O ECOPLATFORM é aplicado diretamente sobre o solo, sob o formato de mantas de fibra de coco que possuem resistência ao tráfego de veículos com pneus que podem chegar a pesar mais de 300 toneladas. O sistema estrutura um coletor de água inteligente, que retém a água dispersa no substrato, mantendo a camada superficial do solo e a base úmidas com quantidades mínimas de água e por um período substancial.

Esse método impede que as partículas de poeira sejam transportadas pelo ar, evitando assim a poluição da atmosfera. Isso permite a redução de 75% dos particulados em suspensão e proporciona uma redução superior a 85% no consumo de água, uma vez que, geralmente, o combate convencional a essa poeira se dá através do uso de caminhões pipa, ocasionando grande desperdício hídrico.

O produto foi testado no Brasil, em agosto de 2023, em duas mineradoras localizadas em Minas Gerais. Uma equipe da NANO-Z esteve nas duas mineradoras para realizar os testes. Os clientes determinaram um trecho de pista de 1.800 m², com poeira, que foi revestido com o ECOPLATFORM. Uma empresa independente de consultoria ambiental, a QUALITY AMB, realizou a avaliação de controle de emissão de material particulado, e os resultados apresentaram uma redução na propagação de poeira de 74,6% na filial brasileira da Anglo American, e de 70% na AMG Brasil. Esses índices são muito melhores do que os preconizados como padrão previsto pela Resolução CONAMA 491, de 2018, sobre a qualidade do ar em território brasileiro.

 

FDC-1000

Existe também uma solução para a poeira gerada por movimento eólico, a qual provoca uma elevada quantidade de particulados em suspensão, geralmente em locais onde são armazenados minérios e outros materiais cobertos com pó fino, suscetíveis a serem movimentados pelo vento. As laterais de pistas não pavimentadas também podem ser afetadas com essa poeira.

O FDC-1000 é um produto transparente e sem odor, também 100% ecológico e biodegradável, que usa a água como base. A aplicação é feita com canhões de névoa ou aspersores de água, onde o FDC-1000 é misturado no reservatório. O produto forma uma camada protetora sobre o material onde foi aplicado, impedindo a geração de particulados por movimento eólico.

 

NANO STONE ST-1

Problemas de impermeabilização de fachadas e paredes externas de concreto ou pedra são grandes desafios para a Construção Civil. O ST-1 é uma solução nanotecnológica com capacidade hidrofóbica superior para repelir água, formando assim um revestimento que protege esses ambientes. Também é uma forte barreira contra raios UV, penetrando em todos os poros do concreto, cerâmica ou materiais utilizados na finalização das paredes e fachadas, impedindo que a umidade seja absorvida e atinja a face interna, gerando mofo ou bolor. Transparente e inodoro, não afeta em absoluto cores e acabamentos.

 

MC-99

Nas obras onde é utilizado o acabamento de concreto aparente, um dos grandes problemas é como lidar com manchas e defeitos que acontecem quando a forma é descolada do concreto final. O MC-99é um material à base de água, que suaviza o fluxo do concreto dentro da forma no ato da concretagem. Não mancha e evita lacunas no processo que possam formar bolhas de ar e gerar defeitos visuais no acabamento. O produto também repele óleo, evitando sua impregnação na fundição do concreto.

 

NCC – THERMAL CONTROL BARRIER

A aferição do aquecimento interno de uma obra – ou seja, a temperatura interna ambiente sem nenhum recurso de resfriamento adicional – é uma questão relevante em muitas construções. O desafio é selar e reduzir o calor provocado pela radiação solar.

Nesse sentido, o NCC é um avançado produto que proporciona isolamento térmico cerâmico à base de água, reduzindo 60% da radiação UV, evitando o acúmulo do calor interno, contribuindo para reduzir a temperatura ambiente em até 15º Celsius. No frio, também impede a queda de temperatura interna de forma excessiva, e assim reduz os custos de aquecimento ou resfriamento. Também contribui para a redução de ruído em até 15 decibéis (dB). Conecta-se a betume, telhas, metais, madeira e à maioria dos plásticos sem a necessidade do uso de um primer.

 

Q-10

Vazamentos em piscinas e tanques representam um grande transtorno para serem reparados e, geralmente, implicam no esvaziamento e na perda da água desses reservatórios.

O Q-10 é um selante inédito no mundo, desenvolvido com nanotecnologia, que funciona perfeitamente de forma subaquática, não exigindo o esvaziamento da piscina ou tanque. Não interfere ou contamina a água, e a sua exclusiva tecnologia de vedação e colagem permite reparar vazamentos e infiltrações de forma rápida.

Com características de resistência muito elevadas, permite “colar” materiais distintos, reduzindo custos e o tempo necessário para os reparos convencionais. Adere a concreto, cerâmica, mosaico, porcelana, metal, fibra de vidro, vidro, PVC ou PP.

O produto também impede a formação de mofo ou fungos, é atóxico, e é adequado também para uso marítimo em reparos de emergência em embarcações.

 

ESP-700

É um revestimento anticorrosivo, com excelente resistência química a fatores como umidade e raios UV, que provocam e aceleram a corrosão em metais ferrosos.

Por meio da nanotecnologia, o ESP-700 cria uma barreira protetora sobre a última camada de proteção do material (tintas, vernizes e outros), impedindo a ação nociva desses agentes, bloqueando os poros do metal e, assim, aumentando a durabilidade da peça em até 10 anos. É certificado para uso em laboratórios, cozinhas e ambientes onde se processam alimentos, e também é adequado para usos no ambiente marítimo e possui certificado da ANPP norte-americana.

 

NFM RADIATOR NANO COATING

É um revestimento anticorrosivo para radiadores que repele o acúmulo de poeira, sujeira e lama no radiador de veículos, caminhões, tratores e outros veículos. Dessa forma, o NFM Radiator Nano Coating atenua o risco de superaquecimento provocado pelo entupimento do radiador, prolongando a vida útil do motor e reduzindo gastos de manutenção. A limpeza e remoção da sujeira é simples, com apenas uma mangueira com água.

 

Sobre a NANO-Z

Criada em Israel em 2011 como uma startup, a NANO-Z COATING se transformou, em curto espaço de tempo, em líder mundial na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de materiais e revestimentos com a aplicação de nanotecnologia avançada. Todos os produtos e soluções da empresa são desenvolvidos com nanotecnologia, por meio de processos industriais próprios e patenteados, e são sempre ecologicamente responsáveis e biodegradáveis. As matérias-primas possuem alta qualidade e são certificadas em âmbito mundial, incluindo em Israel, no Brasil e nos Estados Unidos.

Saiba mais nos sites: nanoztec.com/pt/home-2/ e israbras.com/nano-coating/

 

Sobre a M&T Expo

A M&T Expo 2024 acontecerá de 23 a 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo. Organizada pela Messe Muenchen do Brasil, juntamente com seu parceiro institucional, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a M&T Expo faz parte da rede bauma NETWORK, a maior rede internacional de eventos para a indústria de equipamentos para construção e mineração, e é considerada a mais importante feira de negócios da indústria na América Latina.

Saiba mais em www.mtexpo.com.br.

 

Serviço

NANO-Z na M&T Expo

Setor de Concreto e Asfalto

Estande: E110-6

Data: 23 a 26 de abril 2024

Horário: das 13h às 20h

Localização: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP, 04329-900




Comente esta notícia