logomarca
Cuiabá, 15 de Julho de 2024.

Variedade Quarta-feira, 06 de Março de 2024, 12:12 - A | A

Quarta-feira, 06 de Março de 2024, 12h:12 - A | A

empreendedorismo

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

*Leonardo Chucrute

Pexels - Foto de RDNE

Empreender é saber lidar com pressão e estresse - Imagem - Pexels - Foto de RDNE Stock.jpg

Empreender é saber lidar com pressão e estresse

Muitas vezes, diante dos desafios e preocupações do dia a dia, ficamos estressados e não sabemos como lidar com algumas situações ou pressões. No mundo dos negócios não é diferente quando nos deparamos com problemas. Aprendi como líder que no empreendedorismo é crucial saber conviver e lidar com a pressão e o estresse.

É essencial reconhecer suas preocupações e como elas afetam você. Esteja ciente de suas limitações e saiba quando está sobrecarregado. Aprenda a delegar e confiar nas pessoas da sua equipe. Afinal, você não as contrataria se não acreditasse no potencial delas.

Para evitar a sobrecarga, gerencie seu tempo e defina suas prioridades. Saiba distinguir o importante do urgente. Urgente é algo que deve ser realizado o mais rápido possível para que não prejudique a empresa. Por outro lado, a atividade importante gera bons resultados e, sendo assim, pode ser feita depois e não com tanta urgência.

Além disso, não busque a perfeição. Até porque é fundamental estar ciente de que ela não existe. Permita-se entender que é possível aprender com os erros e crescer com o tempo. Também evite comparações. Lembre-se de não se comparar com os outros, mas, sim, com quem você era ontem e como evoluiu.

Uma das causas de obsessão para micro e pequenos empresários são as incertezas inerentes ao empreendedorismo ou até mesmo inexperiência para gerir o negócio. O trabalho precisa ser visto como uma parte valiosa da vida, mas você não deve viver em função disso. Até porque isso te trará mais estresse.

Divulgação

Empreender é saber lidar com pressão e estresse - Imagem - Pexeles - Foto Karolina Grabowska.jpg

 

Outro motivo de estresse é não ter controle financeiro. É imprescindível colocar todos os gastos e compras em planilhas. Saiba a respeito de movimentações diárias, como valor a pagar e a receber, preços cobrados por fornecedores, estoque, diferenças entre valores fixos e variáveis. Assim, você pode planejar investimentos e fazer planejamentos para o futuro da sua empresa.

Para evitar a pressão e o estresse é necessário ter disciplina. A motivação não vai estar todo dia te “chamando” para continuar, mas a disciplina que vai te “obrigar” a fazer o que deve ser feito. Muitas pessoas falham por não serem disciplinadas. Por incrível que pareça, ela é libertadora. Com fé, disciplina e coragem é possível realizar qualquer objetivo.

 

Leonardo Chucrute - ZeroHum - Crédito Fotográfico - Tiberius Drumond (1).jpg

Leonardo Chucrute - ZeroHum Crédito - Tiberius Drumond

Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.




Comente esta notícia