O Dia do Amor, celebrado em 14 de fevereiro, é uma data especial para comemorar o amor romântico. Mas, para além dos casais apaixonados, a data também pode ser um momento de reflexão sobre a importância do amor próprio e das relações interpessoais.
De acordo com o psicólogo Alexander Bez, especialista em relacionamentos, o Dia do Amor é uma oportunidade para fortalecer os laços conjugais. “É uma data a mais que o casal pode agregar à sua agenda de comemorações. O importante não é nem a comemoração em si, mas a atenção e a intenção da comemoração, ter tempo de qualidade com a pessoa amada”, explica.
Para a especialista em autoconhecimento e autoamor, Renata Fornari, a data é uma oportunidade para celebrar a si mesmo. “Não acredito no conceito de um relacionamento que te completa. Você se completa com o amor próprio, atraindo assim uma pessoa que também se completa consigo mesma”, afirma.
A data pode ser um momento para cuidar de si, presentear-se e cultivar a autoestima: “Celebre se estiver em um relacionamento saudável, mas se não for o seu caso, comemore o amor com a pessoa mais importante da sua vida, você mesmo!”, completou a especialista.
O amor se manifesta de diversas formas e em diferentes momentos da vida. Seja ele romântico, familiar, amizade ou até mesmo o amor-próprio, o importante é celebrá-lo e nutri-lo.