logomarca
Cuiabá, 18 de Março de 2025.

Variedade Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025, 08:15 - A | A

Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025, 08h:15 - A | A

TEA

Despertar para o Autismo abre inscrições em bairros de Cuiabá; VEJA QUAIS

O curso oferece lanche e capacitação a pais, cuidadores, educadores e público geral que desejam conhecer e entender os caminhos sobre o TEA e a inclusão

Divulgação

4beb5f40cbc4dd41325a27e355825dbb.jpeg

 

A segunda edição do projeto social Despertar para o Autismo, realizado pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, está fazendo a diferença na vida de muitas famílias, educadores e cuidadores de pessoas com autismo em Cuiabá. Com o objetivo de promover a inclusão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o projeto tem reunido grande público em diversas regiões da cidade. Através de palestras e rodas de conversa, o evento busca compartilhar informações e saberes sobre o TEA, com entrada gratuita e limitada.

A programação do Despertar para o Autismo já percorreu a região Sul e Norte de Cuiabá, com sucesso, e está com novos encontros agendados para as regiões Oeste e Leste da capital. Nos próximos dias, o evento será realizado no bairro Santa Isabel, nos dias 25 e 26 de fevereiro, e no bairro Boa Esperança, entre 11 e 12 de março.

Durante as atividades, os participantes têm a oportunidade de conhecer as vivências de mães, pais, educadores e cuidadores de pessoas com autismo, além de aprender sobre os desafios do diagnóstico e das intervenções precoces. A palestra será conduzida por Juliana Maria Silva Fortes, presidente do Instituto Psicossocial Renascer do Autismo (IPRA). Juliana é mãe de uma criança autista e militante da causa desde 2015, quando descobriu o transtorno do seu filho. Em 2022, foi diagnosticada dentro do espectro autista, o que a torna ainda mais conectada à luta pela conscientização e inclusão.

A importância da conscientização

A luta pela conscientização do autismo é fundamental para promover a aceitação e inclusão social das pessoas com TEA. Segundo especialistas, a falta de conhecimento sobre o transtorno muitas vezes resulta em estigma, bullying e preconceito, dificultando a vida das crianças e suas famílias. Além disso, a falta de informações também contribui para a desinformação, o que pode impactar negativamente o tratamento e as oportunidades de apoio às crianças com autismo.

O projeto busca mitigar esses desafios ao disseminar informações importantes sobre as estereotipias do autista e as melhores formas de lidar com situações de crise. O autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social, na comunicação e por comportamentos repetitivos e restritos. Cada pessoa com TEA tem diferentes graus de comprometimento e necessidade de suporte, o que exige abordagens personalizadas.

Comorbidades e exceções associadas ao autismo

O TEA também pode ser associado a outras condições, como alergia ao leite, surdez, transtornos de linguagem, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositor Desafiador). Esses fatores adicionais exigem cuidados e tratamentos adequados para garantir o bem-estar e o desenvolvimento da pessoa autista.

Programação das próximas ações

O projeto Despertar para o Autismo tem seis ações programadas em Cuiabá, com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setac-MT), via emenda parlamentar do deputado estadual Wilson Santos.

A quarta ação ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro, na EMEB Professor Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Isabel, e a quinta, entre 11 e 12 de março, na Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, no bairro Boa Esperança. As inscrições são feitas de forma virtual e os interessados podem garantir sua vaga através dos links disponíveis para cada evento:

Serviço

Mais informações sobre o projeto, palestras e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (65) 98472-7156, pelo Instagram @institutoincamt ou pelo site oficial www.institutoinca.com.br.

A iniciativa segue sendo um passo importante na promoção da inclusão, da conscientização e do apoio àqueles que vivem o autismo no dia a dia, reforçando a necessidade de um olhar mais atento e respeitoso à diversidade.




Comente esta notícia