Uma das iniciativas de sucesso que marca a época natalina promovendo união em torno de doações é a Campanha Natal Solidário, realizada pelo “Papai Noel Pantaneiro” Clóvis de Mattos, personalidade icônica de Cuiabá. Ele tem como parceiros fidelizados há sete anos, a Eletro Fios onde a cada edição ocorre o lançamento e a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá.
A campanha deste ano, além de contemplar doações de brinquedos, roupas, calçados e livros infantis, traz uma novidade passa a aceitar doações via PIX.
O Cartaz que ilustra a campanha de 2024 traz estampado uma estrela de maior grandeza, a jovem Kevelyn Valéria Lopes da Silva, que faleceu após quase 3 anos de luta contra um câncer e era uma das grandes colaboradoras da campanha.
Momento de emoção
No primeiro dia da campanha, o espírito solidário foi evidenciado pela generosidade de Kevelyn, a jovem sempre acompanhava sua avó Veralice Valéria nas entregas de doações de brinquedos na Eletro Fios e fazia questão de comprar muitos itens com suas economias.
Carregadas de emoção a avó e a mãe de Kevelyn, Evelyn Valéria Silva Da Hora foram as primeiras a chegar com centenas de brinquedos novos.
Evelyn destacou que ao ver o cartaz com a imagem da filha não resistiu às lágrimas. Ela expressou gratidão e que a filha deixou um legado por amar o Natal e se sensibilizar com a causa.
A avó Veralice Valéria também enfatizou o quanto Kevelyn amava o Natal e a campanha realizada pelo Papai Noel Pantaneiro. Isso se legitima pela carta deixada pela neta, na qual deixou impresso o seu desejo de continuar sempre a ajudar o projeto, mesmo com a sua partida anunciada pelo avanço da doença. É assim a mãe e a avó cumprem com todos os detalhes um dos últimos pedidos de Kevelyn. Afinal, ela deixou um legado de amor.
Divulgação
A diretora da Eletro Fios Zilda Zompero a grande parceira dos projetos do Papai Noel Pantaneiro
Sensibilidade feminina
Zilda Zompero, diretora da Eletro Fios e uma das maiores incentivadoras do Papai Noel Pantaneiro, acredita na seriedade do trabalho realizado e tornou-se uma grande parceira. Ela falou sobre a novidade de neste ano a campanha aceitar doações via PIX na conta direta de Clóvis de Mattos. Isso em sua avaliação facilitará a contribuição de uma parcela da população, que quer garantir se engajar ao espírito natalino, mas muitas vezes por falta de tempo deixa de doar e chegar pelo ato de solidariedade os que mais precisam, as comunidades em vulnerabilidade no Pantanal mato-grossense.
Por outro lado, entretanto, a ampliação vem também em resposta às dificuldades logísticas enfrentadas pelo Papai Noel Pantaneiro, não só para a entrega de presentes, mas também por outras demandas que o projeto precisa atender. Para Zilda Zompero o processo se torna mais ágil e acessível, permitindo que mais pessoas possam colaborar de forma prática e rápida.
A confiança na nova modalidade de doação é legitimada pela idoneidade de Clovis de Mattos, pela sua forte atuação, na área profissional, pelo papel do personagem Papai Noel Pantaneiro e também pelo projeto inclusivo na literatura, realizado durante o ano inteiro, na Eletro Fios e outros parceiros.
No primeiro dia da campanha, na própria loja Eletro Fios um fornecedor fez um Pix considerável. É a união e solidariedade já se propagando.
Zilda Zompero, tem sido uma parceira fundamental dessa iniciativa, contribuindo com a ação solidária desde que era presidente da BPW Cuiabá, que continuou a apoiar a causa através de outras lideranças.
No evento de lançamento na Eletro Fios a empresária Neide Alves, da Marcos Estofados, vice presidente da diretora da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais -BPW Cuiabá representou a presidente Rubia Ranzani. Neide no ano passado disponibilizou sua empresa como ponto de arrecadação. Ela disse que a intenção da ONG Feminina, para este ano é a ampliação dos pontos de arrecadação.
A jornalista Sueli Batista, diretora do Portal Rosa Choque e conselheira superior da BPW Cuiabá que fez a importante ponte entre Clovis de Mattos e Zilda Zompero, disse que é seu desejo percorrer neste ano, por pontos mais distantes do Pantanal, alguns trajetos que o Papai Noel Pantaneiro faz para entregar suas doações, assim ela verá mais de perto os seus principais desafios.
Margareth Lemes de Paula, diretora da empresa Marggoh Acessórios Finos, expressou seu entusiasmo ao dizer que sua loja é também ponto de arrecadação para a campanha de Clovis de Mattos. Na sua visão o Natal Solidário que visa promover a solidariedade é de grande impacto. Ela animadamente se juntou a outros convidados especiais, para celebrar o momento significativo.
O evento não apenas marcou o início de uma nova fase para o projeto, mas também reforçou a importância da união entre empresários e profissionais em torno de causas nobres.
A educadora financeira Losinete Lopes, com a alegria de quem acabava de se tornar Cidadã Cuiabana, por indicação de Maysa Leão, entrou no clima que estava repleto de alegria e boas expectativas, refletindo o compromisso de todos os comprometidos em fazer o bem.
O café da manhã, uma verdadeira celebração de sabores, foi cuidadosamente elaborado por Suis Marie Cuisine.
TOME NOTA
Para contribuir com o Natal Solidário do Papai Noel Pantaneiro, via PIX o número é: 65981351176. O nome do favorecido é Clóvis de Mattos. Não aceite que ninguém fora deste contato faça solicitação em dinheiro para a campanha, que segue até o dia 22 de dezembro.
Itens novos e usados, a exemplo de brinquedos, livros infantis, calçados e roupas já podem ser doados na Eletro Fios, Av. Carmindo de Campos, 933 - Jardim California- Cuiabá-MT.
Ver essa foto no Instagram