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Cuiabá, 04 de Junho de 2025.

Variedade Segunda-feira, 02 de Junho de 2025, 14:53 - A | A

Segunda-feira, 02 de Junho de 2025, 14h:53 - A | A

Bebê reborn

Bebê reborn: 49% dos brasileiros acham que apego emocional deve ser desencorajado, revela pesquisa

Em meio à onda de vídeos com adultos simulando maternidade com bonecas, a maioria dos brasileiros ainda reage com estranhamento e alerta sobre risco de fuga da realidade

Divulgação

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Estudo aponta julgamento generalizado e desconfiança sobre o vínculo afetivo com bonecos hiper-realistas. Para 31%, a prática pode até fazer mal emocionalmente

Cuidar de uma boneca como se fosse um bebê real, com direito a mamadeira, passeio de carrinho e hora do sono? Para quase metade dos brasileiros, esse tipo de afeto é problemático. Segundo pesquisa inédita da Hibou, instituto especializado em monitoramento e insights de consumo,  49% da população acredita que o apego emocional a bebês reborn deve ser desencorajado, por representar um distanciamento emocional da realidade. E mais: 31% avaliam que essa relação pode causar danos emocionais. O estudo, realizado com 1.594 pessoas (maiores de 18 anos) nos dias 21 e 22 de maio de 2025, mostra que embora o fenômeno esteja em alta nas redes sociais, o julgamento social ainda pesa  e o espaço para empatia é mínimo.

Todo mundo já ouviu falar, mas quase ninguém tem

A presença dos reborns no imaginário coletivo é forte. 74% dos entrevistados já ouviram falar, conhecem alguém que tem ou tiveram algum contato com o termo. Apenas 1% declarou ter ou já ter tido um. Outros 2% nunca ouviram falar, o que mostra que o tema chegou à superfície da sociedade, mesmo que o uso real ainda pareça restrito.

“É exagero”, dizem muitos. “É só moda”, dizem outros

Quando questionados sobre o que leva alguém a comprar um bebê reborn, 27% dos brasileiros disseram achar a prática estranha ou exagerada, enquanto 21% enxergam como uma moda passageira. Poucos associam o reborn a algo emocional: apenas 9% veem como companhia afetiva ou terapêutica, 10% como hobby ou colecionismo e 15% como entretenimento para crianças. Ou seja, o estranhamento supera em muito a compreensão.

Benefício emocional? Brasileiro ainda duvida

A ideia de que os bebês reborn possam ajudar emocionalmente ainda encontra resistência. 40% não veem nenhum benefício na prática, e 31% acreditam que o uso pode até ser prejudicial emocionalmente. Apenas 1% acredita firmemente nos benefícios, e 12% consideram que pode ajudar em alguns casos. Um grupo de 16%  ainda não sabe o que pensar.

“O tema dos bebês reborn ainda está muito distante da realidade do brasileiro médio, que tem a vida real como prioridade mais urgente. Para muitos, parece algo que viralizou e foi  alimentado por um hype midiático. Ao mesmo tempo, chama atenção o fato de que, mesmo achando estranho, a maioria prefere não interferir. Isso, de certa forma, revela um olhar mais introspectivo das pessoas: se não afeta minha vida, eu sigo em frente”, avalia Ligia Mello, CSO da Hibou. 

Ver adulto com reborn na rua? A maioria se incomoda

A cena de um adulto empurrando um reborn no carrinho ou dando mamadeira em público é, para muitos, difícil de digerir. 38% dizem que achariam absurdo, mas não fariam nada. Outros 12% sugeririam que a pessoa pensasse o comportamento, e 4% dizem que confrontariam diretamente. Apenas 1% teria empatia ou carinho. Há ainda 21% que simplesmente nunca pensaram sobre o assunto.

A linha entre afeto e fuga da realidade: um espelho da sociedade

Quando perguntados sobre como essa relação afetiva deveria ser tratada, 49% responderam que deveria ser desencorajada, pois representa risco à saúde emocional. Outros 28% acreditam que o vínculo deve ser monitorado por profissionais de saúde, e 17% acham que só deveria acontecer em casos específicos, como luto ou terapia. Apenas 4% veem o apego como algo legítimo como qualquer outro tipo de vínculo, e 2% acham que deveria ser incentivado como estratégia terapêutica.

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo. 




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