logomarca
Cuiabá, 20 de Julho de 2024.

Saúde Quarta-feira, 03 de Julho de 2024, 15:11 - A | A

Quarta-feira, 03 de Julho de 2024, 15h:11 - A | A

Saúde ocular

Sensação de areia nos olhos? Julho Turquesa destaca a Síndrome do Olho Seco

Condição piora no inverno e já atinge pelo menos 15% dos brasileiros

Você provavelmente já passou pela sensação de ter areia nos olhos, como se eles estivessem ressecados. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que, quando recorrente, essa sensação pode estar ligada à Síndrome do Olho Seco (SOS). Em julho, o alerta é turquesa para conscientizar sobre essa condição que afeta milhares de brasileiros.Segundo a Tear Film Ocular Surface Society (TFOS), autoridade global em pesquisa sobre o filme lacrimal e superfície ocular, cerca de 15% dos brasileiros sofrem de SOS. 

 

A médica Daniella Nazih Danif, oftalmologista especialista em Cirurgia Refrativa, Ceratocone, Glaucoma e Catarata do Hospital Felício Rocho, explica que quando não tratada corretamente, a SOS pode evoluir e levar a complicações graves. 

 

“As consequências incluem inflamação e danos à superfície ocular, infecções oculares recorrentes, úlceras na córnea ou cicatrização da córnea, que podem resultar em perda de visão e uma diminuição da qualidade de vida, devido ao desconforto constante e à visão borrada” detalha a médica. 

Divulgação

Arquivo pessoal Daniella Nazih Danif.jpeg

 

Lais Souza, 33 anos, publicitária, compartilha sua experiência com a SOS. Após uma cirurgia com laser refrativo para correção de miopia, aos 26 anos, Lais começou a sentir o olho mais seco, após um ano da cirurgia. "Nos últimos dois anos, o desconforto aumentou, especialmente no período mais frio e durante longas viagens dirigindo. No ano passado, tive uma inflamação no olho por excesso de ressecamento. Faço acompanhamento e uso diariamente colírio antialérgico e lubrificante”, relata.




Comente esta notícia