logomarca
Cuiabá, 15 de Julho de 2024.

Saúde Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024, 12:36 - A | A

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024, 12h:36 - A | A

carnaval 2024

Carnaval: especialista dá seis orientações para fazer boas escolhas e curtir sem abrir mão da saúde

Hidratação constante, alimentação balanceada e sono em dia são essenciais para curtir com equilíbrio, segundo o médico do esporte e nutrólogo Eduardo Rauen

Divulgação

fundo-de-festa-de-carnavalmascara-veneziana-em-fundo-branco-com-espaco-de-copia-de-confete.jpg

 

Falta pouco para o Carnaval! Seja em bloco ou desfile, viagem ou festas, muita gente acaba deixando a saúde em segundo plano enquanto se joga na folia, o que pode levar a uma quarta-feira de cinzas puxada depois do feriado.

Mas não precisa ser assim. O Dr. Eduardo Rauen, médico do esporte, nutrólogo e cofundador da Liti, explica que é possível evitar os impactos na saúde e retomar a rotina após a folia. O segredo está em fazer boas escolhas durante a festa.

"Não adianta curtir como se não houvesse amanhã e depois buscar dietas radicais ou receitas de detox que prometem milagres e não servem para nada. O segredo está em aproveitar a festa sem esquecer alguns hábitos saudáveis e voltar para a rotina sem neuras", afirma o especialista.

 

Para quem já tem planos para a folia e não quer se afastar da busca de uma vida mais saudável, Rauen dá seis orientações essenciais:

  1. Hidratação em primeiro lugar: leve uma garrafa de água e intercale o consumo com outras bebidas para garantir uma hidratação adequada o tempo todo, principalmente em dias mais quentes.
  2. Priorize uma alimentação equilibrada: se planeje para fazer refeições leves e nutritivas, com frutas, vegetais, proteínas magras e carboidratos complexos (como aveia, quinoa, batata-doce e pães integrais) que vão te ajudar a curtir a festa com energia.
  3. Beba com moderação: o ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval, mas caso vá beber, não esqueça da moderação. O excesso compromete a saúde e disposição, além de desidratar o corpo.
  4. Lembre-se de descansar: o descanso é crucial para manter a saúde física e mental. Se possível, tire pequenas sonecas ao longo do dia para recarregar as energias e intercale noites de festa e de descanso.
  5. Faça treinos rápidos e alongamentos: isso vai te ajudar a preparar seu corpo para a maratona de festas e se manter em movimento.
  6. Planejamento sempre: se organize para garantir que suas escolhas durante o Carnaval estejam alinhadas com seus objetivos de saúde. Leve lanches saudáveis, tenha consciência de suas opções alimentares e evite situações que comprometam sua rotina saudável.

 

"É normal sair da rotina nos dias de curtição, mas quanto mais equilíbrio você tiver, mais fácil será para retomar a rotina do cotidiano, promovendo bem-estar e saúde a longo prazo", finaliza Rauen.

 

Sobre a Liti

A Liti é a solução para uma vida mais saudável que ajuda as pessoas a perder peso e viver mais e melhor. A empresa fornece suporte nessa jornada por meio de protocolos de alimentação criados com base em ciência e impulsionados pela tecnologia. Todos os clientes recebem um kit com balança de bioimpedância desenvolvida pela própria empresa e uma balança de alimentos. São também acompanhados de perto por uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, nutricionistas e cientistas comportamentais. Fundada em 2022 pelo executivo Fernando Vilela e pelo médico do esporte e nutrólogo Eduardo Rauen, a empresa captou R$ 21 milhões em sua rodada Seed, liderada pela Monashees e seguida pelos fundos Canary e Latitud. Também estão entre os investidores os fundadores da Rappi (Sebastian Mejia e Simón Borrero), e o presidente da JHSF, José Auriemo Neto. Saiba mais em litisaude.com.br.

 




Comente esta notícia