O colágeno tem ganhado popularidade nos últimos anos, atraindo a atenção de muitos consumidores que buscam se beneficiar de suas propriedades.
Trata-se de uma proteína fundamental no corpo humano, presente na pele, nos ossos, nos músculos, nos tendões e outros tecidos conectivos.
No entanto, a partir dos 25 anos, a produção de colágeno pelo organismo começa a diminuir. Esta realidade levou a um aumento na popularidade dos suplementos de colágeno, com a intenção de manter a pele firme, as articulações flexíveis e os ossos fortes. Com ela, também surgiram uma série de crenças e mitos em torno deste tipo de produto.
A nutricionista Talía Pinto, membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife, destaca a importância de checar o rótulo e a informação nutricional de qualquer produto antes de comprá-lo: "É essencial estar informado sobre os benefícios reais do colágeno e como maximizar seu potencial para o bem-estar", afirma.
A seguir, a especialista esclarece os mitos mais comuns que rodeiam o colágeno, assim como seus benefícios respaldados pela ciência:
1 - Os suplementos de colágeno engordam.
Mito.
Geralmente, os suplementos de colágeno não oferecem um aporte calórico significativo, além de possuírem baixo ou nenhum teor de carboidratos, gorduras saturadas e colesterol. Mas isso varia de acordo com cada suplemento, por isso é muito importante verificar a tabela nutricional.
2 - Uma alimentação rica em vitamina C é fundamental para a produção de colágeno.
Verdade.
Consumir uma alimentação rica em alimentos que forneçam vitamina C pode ajudar na produção de colágeno pelo corpo, uma vez que este nutriente é necessário para a síntese desta proteína.
3 - O colágeno vegetal é igual ao colágeno animal.
Mito.
Não existe uma fonte de colágeno de origem vegetal. Este componente é encontrado exclusivamente em produtos de origem animal.
4 - O colágeno ajuda a diminuir a celulite.
Verdade.
Alguns tipos de colágeno têm peptídeos bioativos que ajudam a diminuir os sinais visíveis da celulite e promovem a produção de elastina e procolágeno (forma precursora de colágeno).
5 - O colágeno é só para mulheres.
Mito.
O colágeno é a proteína mais abundante do corpo e pode ser consumido tanto por homens quanto por mulheres. Ele faz parte do tecido conectivo que, por exemplo, dá estrutura à pele.
6 - O colágeno é benéfico para a saúde da pele.
Verdade.
O colágeno contribui para a densidade e elasticidade da pele. À medida que envelhecemos, a produção de colágeno pelo corpo diminui, o que pode provocar rugas e perda de elasticidade na pele.
7 - O colágeno de origem marinha é o melhor.
Mito.
O colágeno marinho, proveniente de escamas, pele e outras partes dos peixes, não é melhor do que outras fontes de colágeno. A eficácia do colágeno depende em grande parte de sua biodisponibilidade, ou seja, quanto do colágeno proveniente do suplemento é absorvido pelo organismo. Por isso, os produtos que aportam colágeno hidrolisado —que possuem suas moléculas quebradas em cadeias menores de aminoácidos chamadas peptídeos—, são mais eficazes, uma vez que sua biodisponibilidade é maior, proporcionando os benefícios.
8 - Não se pode tomar colágeno todos os dias.
Mito.
Sim, o suplemento de colágeno pode ser consumido todos os dias. Nesse caso, siga as instruções do rótulo do produto.
9 - O colágeno pode ajudar na recuperação de lesões.
Mito.
Embora se esteja investigando o papel da suplementação de colágeno no contexto da prática esportiva e na prevenção/recuperação de lesões associadas, a conexão entre ambos ainda não foi estabelecida.
10 - Todos os suplementos de colágeno são iguais.
Mito.
Existem diferentes tipos de colágeno e diversas fontes de suplementos de colágeno, como o colágeno bovino, suíno, marinho e aviário. Cada tipo pode ter diferentes propriedades e efeitos no corpo. Portanto, se você está considerando consumir suplementos de colágeno, é recomendável falar com um profissional de saúde para obter orientação personalizada.
Sobre Talía Pinto
Talía Pinto é membro do Conselho Consultivo de Nutrição e do Conselho Consultor de Nutrição Externa da Herbalife. É nutricionista com uma ampla trajetória no campo da saúde e nutrição. Graduada pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), continuou sua formação com pós-graduações na Universidad San Martín de Porres (USMP) e na Universidad San Ignacio de Loyola (USIL). Com 19 anos de experiência, trabalhou em diversas áreas, incluindo 2 anos em um Clube de Saúde junto a especialistas em esportes. Além disso, foi assessora externa da Herbalife por quase 7 anos. Atualmente, dedica-se a prestar consultoria a empresas de alimentos, ministrar treinamentos e conferências sobre nutrição. Apesar de seus compromissos profissionais, continua atendendo pacientes de forma particular, mantendo sua paixão por ajudar aqueles que precisam de assistência nutricional.
Sobre a Herbalife Ltd.
A Herbalife (NYSE: HLF) é uma empresa e comunidade líder em saúde e bem-estar que vem mudando a vida das pessoas com excelentes produtos de nutrição e uma oportunidade de negócios para seus distribuidores independentes desde 1980. A empresa oferece produtos de qualidade, respaldados pela ciência, para consumidores em mais de 90 mercados. Eles são comercializados por distribuidores independentes que oferecem acompanhamento personalizado e uma comunidade de apoio que inspira os clientes a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo.
Para mais informações, visite: Herbalife.com