logomarca
Cuiabá, 15 de Julho de 2024.

Pet Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024, 16:45 - A | A

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024, 16h:45 - A | A

Medicina Veterinária

Clínica-Escola de Medicina Veterinária do CEUB oferece serviços à comunidade

Com infraestrutura de ponta e centro de pesquisa, o espaço atende demandas animais e capacita estudantes para diagnósticos e condutas clínicas

O Centro Universitário de Brasília (CEUB) abre as portas da Clínica-Escola de Medicina Veterinária para atendimento à comunidade. O espaço recém-inaugurado, localizado no Campus Asa Norte, atende cães, gatos, animais silvestres e exóticos com a cobrança de taxas populares, enquanto oferece experiências práticas para os estudantes do curso. Interessados podem agendar atendimento por telefone nos horários de funcionamento da clínica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 
 
Com uma equipe de profissionais qualificados, que envolve o corpo docente e técnicos em saúde animal, a Clínica-Escola do CEUB oferece uma ampla gama de serviços, incluindo consultas, vacinas, exames laboratoriais e de imagem, cirurgias e internação. O estabelecimento também abre caminhos para o desenvolvimento de pesquisas na área de medicina veterinária, permitindo que estudantes e professores conduzam estudos e novos projetos. 
 
O responsável pelo empreendimento e também professor de Medicina Veterinária da instituição, Bruno Alvarenga, destaca o compromisso universidade em oferecer serviços veterinários de qualidade ao público sob a supervisão de profissionais experientes. "A Clínica-Escola representa mais do que um espaço de aprendizado, é uma arena de descobertas e inovação multidisciplinar, moldando os profissionais do futuro num ambiente que simula e desafia a realidade clínica", celebra Alvarenga.
 
Infraestrutura de ponta
O local oferece cinco consultórios especializados, incluindo um exclusivo para felinos e outro para doenças infectocontagiosas, laboratórios de diagnóstico, imagens, salas de emergência, internação e estruturadas para atender uma variedade médica. O espaço dispõe de dois centros cirúrgicos, sendo um deles destinado às aulas práticas e mutirões de castração. “Câmeras permitem o registro das atividades cirúrgicas, bem como a inclusão dos alunos em procedimentos mais elaboradas”, destaca o professor.
 
A Clínica-Escola também permite simulações de emergência de atendimento clínico com manequins para inserir o aluno em um ambiente muito próximo do real. “Por meio da prática, o estudante desenvolve habilidades psicomotoras, sobretudo para emergências, que enfrentará ao longo da vida profissional. O treinamento engloba o diagnóstico, o tratamento, a elaboração de requisições e a familiarização com as condutas clínicas da chegada do paciente ao seu tratamento e remissão de diversas doenças”, completa.
 
O coordenador do curso, Carlos Alberto da Cruz Jr., explica que o novo espaço do CEUB se posiciona como um centro de pesquisa de diversas áreas. “A Clínica-Escola também recebe projetos de Engenharia para o desenvolvimento de softwares veterinários, de próteses e órteses, além de projetos que integram iniciativas dos cursos de Psicologia, Direito, Biomedicina e outros ao cenário. Assim, criamos um ambiente colaborativo e de trabalho multidisciplinar”.
 
 
Serviço:
Clínica Escola de Medicina Veterinária
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Agendamentos por telefone: (61) 3966-1400 ou (61) 3966-1401



Comente esta notícia