logomarca
Cuiabá, 18 de Julho de 2024.

Palavra de Profissional Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024, 10:04 - A | A

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024, 10h:04 - A | A

Dicas

Veja 7 dicas de como desenvolver a comunicação mais assertiva

44% das empresas relatam que a falta de comunicação interna causou atrasos nos processos, aponta pesquisa

Divulgação

grupo-de-pessoas-diversas-tendo-uma-reuniao-de-negocios (1).jpg

 

No mundo competitivo do mercado de trabalho, muitos fatores podem influenciar o sucesso de um profissional. Além das habilidades técnicas e experiência, a comunicação assertiva desempenha um papel crucial na forma como enfrentamos desafios e nos relacionamos com os outros. Segundo a Forbes, 45% de todos os empregos anunciados no LinkedIn Premium, no terceiro trimestre de 2022, mencionaram a importância das habilidades de comunicação.

“A comunicação assertiva é uma habilidade que envolve a expressão clara e direta de pensamentos, sentimentos e necessidades, respeitando, ao mesmo tempo, os direitos e as opiniões dos outros. É uma forma eficaz de se comunicar por permitir que as pessoas expressem seus pontos de vista de maneira construtiva, clara, estabelecendo limites saudáveis. Na WorldEd School, estimulamos nossos alunos a se expressarem em sua forma mais autêntica e compreenderem o entendimento do outro sobre o assunto, para que não haja falha na comunicação” diz Flavio Liberal, CEO da WorldEd School, rede de ensino americana de âmbito global.

No ambiente corporativo, a capacidade de se expressar de forma clara, direta e respeitosa é essencial para estabelecer relacionamentos positivos, construir equipes eficientes e alcançar resultados significativos. Através da comunicação assertiva, os profissionais podem expressar suas ideias, opiniões e necessidades de forma eficaz, evitando conflitos desnecessários e promovendo uma cultura de colaboração. Conforme a pesquisa da revista britânica “The Economist”, 44% das empresas relatam que a falta de comunicação interna causou atrasos nos processos, por isso, os profissionais com boa comunicação têm ganhado destaque.

 

No mercado de trabalho competitivo e dinâmico atual, a comunicação assertiva se torna um diferencial valioso para profissionais que desejam se destacar e prosperar em suas carreiras. Assim, o CEO da WorldEd School, Flavio Liberal, separou 7 dicas sobre como desenvolver a comunicação assertiva:

  1. Seja claro e objetivo: Ao se comunicar, seja direto e evite rodeios. Transmita sua mensagem claramente, destacando os pontos principais. Evite linguagem ambígua e certifique-se de que sua mensagem seja compreendida facilmente pelos outros.
  2. Ouça ativamente: A comunicação assertiva não é apenas sobre falar, mas também ouvir. Demonstre interesse genuíno no que a outra pessoa tem a dizer. Ouça atentamente, faça perguntas para esclarecer pontos importantes e demonstre empatia. Esse comportamento cria um ambiente de comunicação mais saudável e colaborativo.
  3. Mantenha a calma e o controle emocional: É importante manter a calma, mesmo em situações desafiadoras. Evite reagir impulsivamente ou ser tomado pelas emoções. Respire fundo, pense antes de falar e mantenha um tom de voz calmo e respeitoso.
  4. Pratique o respeito mútuo: Reconheça que cada pessoa tem o direito de expressar suas próprias ideias e sentimentos. Evite interromper ou desvalorizar os pontos de vista dos outros. Opte por soluções e compromissos que atendam às necessidades mútuas.
  5. Seja confiante na expressão verbal e não verbal: É importante transmitir confiança, tanto por meio de palavras quanto pela linguagem corporal. Mantenha uma postura ereta, estabeleça contato visual e use gestos adequados para reforçar suas palavras. Uma linguagem corporal confiante ajuda a transmitir sua mensagem de forma mais eficaz.
  6. Aprenda a lidar com críticas construtivas: Em vez de se tornar defensivo ou reativo, ouça a crítica com uma mente aberta e procure entender o ponto de vista do outro. Responda de maneira calma e objetiva, agradecendo pela perspectiva e considerando como você pode aprender e crescer com a crítica.
  7. Pratique a empatia: A empatia é essencial na comunicação assertiva. Coloque-se no lugar da outra pessoa e tente compreender seus sentimentos e perspectivas. Isso ajudará você a adaptar sua comunicação de acordo com o interlocutor e a abordar as questões de forma mais respeitosa e colaborativa. Demonstrar empatia também cria um ambiente de confiança e compreensão mútua.

A comunicação assertiva permite uma comunicação mais produtiva com colegas, superiores, clientes e outros stakeholders, resultando em maior eficiência no trabalho, na eficácia na resolução de problemas e no alcance das metas organizacionais.

 

Sobre a WorldEd School

A WorldEd School é uma rede de ensino americana futurista com viés internacional, criada em 2017, na Flórida. A rede global está presente em 4 continentes: América, Europa, Ásia e África. E oferece o Duo Diploma - a formação do estudante no currículo do seu país de origem e o currículo americano que pode ser usado em universidades americanas e de todo o planeta. O propósito da WorldEd School é conectar pessoas de todo o mundo para que com a vivência de cada um e com a sua bagagem cultural e de seu país, todos possam aprender e desenvolver competências para o mercado de trabalho e para a vida. Saiba mais, aqui!




Comente esta notícia