logomarca
Cuiabá, 27 de Março de 2025.

Palavra de Profissional Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025, 17:45 - A | A

Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025, 17h:45 - A | A

negócios

Fotografia da Reputação para impulsionar reputação e negócios

Consultoria especializada em reputação de marca, marketing e comunicação apresenta modelo objetivo que identifica oportunidades de melhoria e neutralização de ameaças à reputação de cada empresa para impulsionar negócios

Divulgação

IMG_2543.jpeg

 


Percepta Reputação Empresarial apresenta seu novo serviço, a “Fotografia da Reputação”. A novidade foi desenhada para identificar tanto oportunidades subaproveitadas quanto riscos a serem neutralizados, de forma a maximizar a reputação das empresas junto a seus públicos e impulsionar seus negócios.

O lançamento nasce de experiências vividas pela consultoria no atendimento regular de seus clientes de diferentes segmentos. A metodologia objetiva e direta permite reduzir o tempo envolvido no diagnóstico, com indicação de áreas e processos com necessidade de intervenção em um período entre 12 e 18 semanas.

Questões como vendas abaixo do esperado, metas difíceis de alcançar, fornecedores complicados, colaboradores pouco engajados ou equipes de vendas desmotivadas indicam que é hora de avaliar a reputação da empresa e suas marcas, seja em produtos B2B ou de consumo.

“Esse cuidado não precisa ser um bicho de sete cabeças” diz Claudia Bouman, consultora da Percepta. Segundo ela, não é necessário consumir muito tempo de executivos com agendas lotadas, nem muitos recursos, sobretudo quando se fala de avaliação de aspectos de reputação mais próximos das áreas comerciais, a exemplo de clientes, fornecedores, força de vendas ou equipes internas – que muitas vezes enfrentam desafios na interação na linha de frente ao enfrentar profissionais de compras, treinados para extrair o máximo que puderem dos fornecedores.

“Muitas vezes percebemos a importância que era dada pelos nossos clientes aos relatórios reputacionais”, explica Victor Olszenski, consultor da Percepta. Normalmente, detalha, tais relatórios são apresentados após algum tempo de convivência, suportados pelo processo de “encostar a barriga no balcão”, em visitas a pontos de venda, acompanhando vendedores em seu trabalho rotineiro, abordando clientes em momentos mais sensíveis, analisando reclamações, prestando atenção nas ações da concorrência, fazendo uso do chamado “social listening”.

“Percebida a importância desses relatórios, nos perguntamos por que não transformar a busca por aquele conhecimento em um determinado mercado, em um projeto a ser executado com muita objetividade”, conta Claudia.

Com isso, o processo pode substituir anos de convivência em cerca de 12 a 18 semanas de busca estruturada de informações, gerando uma Fotografia de Reputação de empresas ou marcas para detectar oportunidades que estejam sendo desperdiçadas e ameaças que devem ser neutralizadas. “Ao mesmo tempo é possível apontar até que ponto a reputação está na origem dos problemas, sejam objetivos ou comportamentais, e que devem receber maior atenção”, explica a consultora.

Como um dos exemplos de oportunidades por vezes despercebidas, os especialistas citam o exemplo de uma empresa de consumo com reputação em alta, mas cuja exposição em gondolas de supermercado não fazia jus à importância do produto. A simples de negociação com o varejo com base no valor da reputação ajudou a melhorar o posicionamento na prateleira e, consequentemente, as vendas dos produtos.

“Esse é um serviço ideal para empresas médias e, particularmente, familiares, que tendem a ter foco em suas rotinas e nem sempre conseguem parar para olhar esses aspectos. O trabalho da Percepta não interfere na operação da empresa, que acompanha a evolução dos trabalhos e recebe os relatórios”, complementa Victor.

 

Sobre a Percepta Reputação Empresarial

A Percepta Reputação Empresarial atua com reputação de marca, gestão de marketing e comunicação, treinamento, imagem e relações institucionais. Focada no desenvolvimento empresarial, profissional e individual, nasceu em 2001 e seus sócios já atenderam marcas como Correios, Hospital 9 de Julho, Claro, Osten/BMW, BSGI, Instituto Soka Amazônia.

Para saber mais acesse www.perceptamkt.com.br.




Comente esta notícia