logomarca
Cuiabá, 13 de Junho de 2024.

Mulher em Destaque Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023, 12:07 - A | A

Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023, 12h:07 - A | A

Noite de autógrafos

Umanos lança a obra Comunicação de Primeira da jornalista Luzimar Collares

A comunicação assume cada vez mais o seu protagonismo e quem dela vive tem cada vez mais um papel preponderante de sua disseminação com qualidade.

Divulgação

64155D37-D893-471A-8DCC-0FB69F61D14D.jpeg

 

No dia 1º de dezembro a jornalista Luzimar Collares, uma comunicadora de excelência,  tem seu livro, Comunicação de Primeira, lançado pela Umanos Editora, no Espaço Livre Livro (Térreo - Goiabeiras Shopping - Cuiabá, MT). A noite de autógrafos será a partir das 19 horas.
Luzimar em sua primeira obra apresenta numa linguagem clara, simples e concisa, quais são os principais elementos para uma comunicação eficaz.

O livro é uma produção da Umanos Editora.Trata-se de uma leitura que evidencia como o olhar para a excelência na comunicação é importante em todos os aspectos da vida, seja no âmbito profissional, pessoal ou familiar, até para o autoconhecimento. Quando você percebe o modo como comunica, também se conhece melhor.

A escrita de Luzimar é baseada na experiência, entrevistas e pesquisas realizadas pela autora, além de uma série de depoimentos valiosos de colegas jornalistas, profissionais reconhecidos no mundo da comunicação.
O leitor poderá descobrir como potencializar o que expressa de modo assertivo, compreensivo e adequado ao interlocutor. E mais, pode conferir uma série de dicas, orientações, contribuições e provocações de especialistas sobre diferentes enfoques da comunicação humana. Mesmo numa época de inteligência artificial, faz-se necessário o uso da linguagem simples, ressalta o conteúdo do livro.   

Divulgação

0ABB4634-53AD-4035-8AE4-7DBFC72AABAE.jpeg

 

Em quase 150 páginas e 31 capítulos, o livro leva o leitor a refletir sobre temas, como: adequação da linguagem (em vez de dizer o que é certo ou errado); a importância da escuta ativa, já que ouvir é parte importante do processo de se comunicar; como ter uma comunicação assertiva, para que haja conexão entre as partes e para que a mensagem seja compreendida; como vencer o medo de falar em público, que é uma dificuldade enfrentada por grande parte das pessoas; as novas formas de se comunicar, passando pelos desafios da comunicação de forma remota, o uso do ‘internetês’ até o impacto da inteligência artificial; como simplificar a comunicação para que o outro entenda a mensagem; como evitar a comunicação violenta, preconceituosa e inapropriada, que pode gerar problemas como o assédio moral no ambiente profissional; as formas de comunicação não-verbal, incluindo o gestual e os códigos de vestimenta.

A jornalista, Sueli Batista, conselheira superior e ex-presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, foi professora orientadora de Luzimar no curso de Comunicação Social. Ela fez, a convite da autora, o prefácio do livro  e em um dos trechos diz que na esteira da sua boa conversa Luzimar registra que a comunicação não deve ser agressiva ou passiva, mas sim assertiva...”Ser assertivo é ter a habilidade de expor e defender uma ideia, um posicionamento ou um sentimento de forma objetiva, tranquila e sem causar conflitos”... ressaltou que a escuta ativa remete para uma comunicação afetiva, empática e reduz a comunicação violenta, e que a autora, como profissional atuante, compartilha para maior clareza, parte do que ensina em suas palestras e nos cursos de media training, que participa como facilitadora. Dicas que segundo ela valem ouro para quem deseja falar bem em público e se preparar para dar entrevistas. Destacou ainda que na obra são realçados que ações e comportamentos, dentre outras formas de se comunicar, criam para outras pessoas percepções sobre os seus interlocutores.

Sobre a autora

Luzimar Collares é Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e pós-graduada em Jornalismo Digital. Desde a década de 90 tem deixado impresso seu nome na profissão. É editora e apresentadora na TV Centro América (afiliada Globo) desde 1999. Apresentadora na rádio Centro América FM, colunista no portal de Internet Primeira Página. Um dos grandes destaques de sua carreira foi o ano de 2019, quando apresentou o Jornal Nacional, representando o estado de Mato Grosso na celebração dos 50 anos do JN. Ela é  palestrante e ministra treinamentos focados na Comunicação.  

Divulgação

13A74D19-E2B0-4A05-81E3-77DAB438D54A.jpeg

 

Serviço:
 Título do livro: “Comunicação de Primeira”Páginas: 150 / Edição: 1ª / Preço: de capa R$ 49,90;Formato: 15,5 x22,5cm;Categoria: Comunicação;Lançamento: Umanos Editora, Cuiabá: 2023.Site: www.umanoseditora.com.br

 

texto: Neliton Gois com RCQ




Comente esta notícia