Dentre as programações da GreenFarm- Feira Internacional do Agronegócio, realizada em Cuiabá, as Rodadas de Negócios e de Networking promovidas pelo Instituto Produz se destacaram pelas conexões geradas.
Visando gerar conexões, ampliar redes de contatos, acompanhar as tendências de mercado, fomentar a internacionalização e o networking entre produtores locais e compradores internacionais, criando-se oportunidades comerciais, aconteceu em Cuiabá-MT, durante o GreenFarm, duas rodadas de negócios. Na programação do dia 13 de setembro, o Instituto Produz com sua expertise e tendo como parceiro o Sebrae-MT conduziu todo trabalho, que foi considerado um sucesso.
Na primeira modalidade, que aconteceu no final da manhã, a rodada de negócios foi internacional, no sistema online. O produto principal da rodada, foi a cachaça, típica bebida brasileira.
Participaram do evento três cachaçarias do Estado de Mato Grosso, que estão habilitadas para exportação: Cachaça Serra Pantaneira, Cachaça Santiago do Norte e Cachaça Segredo da Fazenda, além de empreendedores da Alemanha, Portugal, França, Chile e Holanda, e de duas tradings brasileira, com expressivas atuações no mercado internacional. Todos tiveram a oportunidade de estabelecer contatos comerciais valiosos.
Pamera Lima CEO do Instituto Produz disse que embora nenhum contrato tenha sido fechado durante a rodada, a expectativa de negócios é promissora, com vendas que podem atingir até R$ 30 mil ao mês, segundo projeções do Instituto Produz.
Os contatos dos compradores internacionais foram compartilhados com os produtores, que demonstraram interesse em dar continuidade às negociações. Isso foi muito promissor.
No período da tarde foi contemplado na programação da rodada, uma variedade de empresas locais, que participou de networking, possibilitando num formato dinâmico a interação de todos, em suas mesas redondas. Foi um ambiente propício para troca de experiências e ampliação de redes de contatos. Dentre as empresas participantes: e o Grupo On Farm Bio, Hotel Amazon, Fazenda Demeter Agropecuária, Cleide Imóveis, Premier Turismo, AME Atacado e Varejo de Pecas para Refrigeração Automotiva, Instituto EcoGente de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socioambiental, Knox Capital- XPPrivate, Marcos Estofados, Hightec Drones, Vegrande, Grupo Netway Teleturbo, Sollar Sul, House Pantaneira, Rico Nutrição Animal, Panucci pre-moldados, Cutelaria Forja de Platina, Açores Troncos e Bslanças, Ginco Urbanismo e a Cachaçaria Vitória, que apresentou suas edições de cachaças de alambiques.
Muitos saíram com negócios já engatilhados, evidenciando o sucesso da iniciativa em fomentar o empreendedorismo e a colaboração entre os participantes.
Cleide Lima, diretora da Cleide Imóveis fez muitos contatos e se destacou na rodada de negócios. A sua empresa que foi fundada em 1988 tem um extenso portfólio de imóveis rurais, a exemplo de sítios e fazendas. Para ela é importante se manter atualizada para oferecer o melhor para seus clientes.
O evento na sua visão fortaleceu a presença da marca no mercado. Durante a ocasião, construiu uma nova rede de contatos, trocou muitos cartões, o que para ela foi muito significativo.
Cleide mostrou seu conhecimento sobre a dinâmica do mercado rural, o que a posiciona como uma referência no segmento. “O evento certamente foi importante para se abrir portas para futuros negócios, parcerias e colaborações, aumentando ainda mais a visibilidade da empresa” frisou
A oportunidade de estabelecer contatos diretos com profissionais influentes e tomadores de decisão foi inestimável para a Premier Turismo, As conversas que iniciamos durante a rodada abriram portas para futuras colaborações e possibilitaram a troca de contatos que, sem dúvida, serão úteis à medida que buscamos expandir nossa rede de clientes e fortalecer nossa presença no mercado.
“Durante a rodada, tivemos a chance de conhecer uma variedade de empresas e empreendedores de diferentes áreas, o que proporcionou uma troca de experiências valiosa. Essa interação não só ampliou nosso entendimento sobre o mercado, mas também nos permitiu identificar tendências emergentes no segmento de turismo de negócios”, Disse Adriane Silva, diretora Executiva da Premier Turismo.
Ela acredita que há muito a ser incorporado ao modelo de negócios da empresa, representada também na rodada pelo também diretor executivo Valterson Silva.
Neide Alves, da loja Marco’s Estofados, também ficou muito entusiasmada com a programação porque ela pode mostrar a sólida trajetória da empresa que tem mais de 18 anos no mercado e já prospectar novos negócios. Afinal a empresa tem capacidade para atender todas as regiões do Estado de Mato Grosso, não só ambientes urbanos, mas também chácaras, sítios e fazendas. “A loja tem se consolidado como uma escolha confiável para aqueles que buscam transformar seus espaços com peças de alta qualidade e design diferenciado, e falar sobre isso de forma eficiente certamente trará excelentes resultados”, frisou.
Liliane Cavalcante, diretora da AME Atacado e Varejo de Pecas para Refrigeração Automotiva , destacou que a rodada de negócios foi bem interessante. “Além de divulgar nossa marca e o que temos a oferecer, a rodada também se revelou uma plataforma eficaz para prospectar novos clientes. O ambiente colaborativo e interativo facilitou conversas significativas”.
Através dos compartilhamentos ficou evidente que mais rodadas de negócios com networking devem continuar a acontecer. Afinal, a experiência enriquecedora e dinâmica, que se destacou por sua abordagem inovadora e pela diversidade de segmentos presentes, remetem a novos caminhos. Até mesmo uma empresa que não foi preparada para a programação teve a experiência positiva numa única mesa que participou.
“A rodada de negócios, embora eu tenha feito uma única conexão, foi uma experiência enriquecedora por sua dinâmica, na oportunidade de networking; foi uma chance de expandir horizontes e explorar novas possibilidades para o meu negócio”, disse Sueli Batista, CEO do Instituto EcoGente. Ela fez uma interessante conexão com Bruno Espinosa, CEA - Consultor Especialista de Investimentos da KNOX. Ele se interessou depois de ouvir sua expertise em projetos, de fazer uma ponte entre o EcoGente e uma ONG da Baixada Santista para iniciativas sustentáveis com foco na Responsabilidade Social.
Análise positiva
Com uma análise positiva dos dois formatos implementados, os organizadores já se preparam para a próxima edição, enfatizando a importância de continuar a promover oportunidades de negócios e fortalecer a presença dos produtos regionais no cenário internacional.
Para Alberto Santana, representante do Sebrae, a rodada de negócios online foi um sucesso, permitindo que os produtores de cachaça se conectassem com mercados internacionais, criando expectativas positivas para futuras vendas.
Pamera Lima, ficou muito otimista em relação aos desdobramentos do evento. Ela o idealizou num formato dinâmico para rodadas de negócios e suas expectativas foram superadas. Diante de tantos feedbacks positivos, com aprovação dos participantes em relação a essa nova abordagem, diferenciando-se das tradicionais rodadas de negócios, certamente novos caminhos se abrirão. Foi na sua avaliação, a rodada de networking, em particular, a que chamou mais a atenção do público expositor, resultando em uma ampla participação.
“O ambiente proporcionou interações animadas e interessantes, permitindo que os participantes se conectassem de forma eficaz.
Com uma análise positiva dos dois formatos implementados, os organizadores já tem em mãos a retroalimentação necessária para prepararem a próxima edição, enfatizando a importância de continuar a promover oportunidades de negócios e fortalecer a presença dos produtos regionais no cenário internacional.