A 8ª edição do Mulher Potência vai reunir cerca de 500 mulheres no maior evento de empreendedorismo feminino de Mato Grosso nesta quinta-feira (28), das 13h às 20h, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. O evento faz alusão ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado no dia 19 de novembro.
A programação contará com cinco palestrantes: Kátia Arruda (empreendedorismo feminino), Kenia Gama (gestão e vendas), Maysa Leão (educadora digital), Tinara Fava (marketing digital) e Leonardo Souza (experiência em varejo); além de um painel com Geni Schenkel, produtora rural e idealizadora do Movimento Agroligadas, Melissa Freitas, Pecuarista e Norma Gatto, produtora rural.
Conforme a organizadora do evento, Kátia Arruda, a edição deste ano tem uma novidade, que é o troféu Influenciadora Mulher Potência 2024, dedicado a oito influenciadoras de destaque em Cuiabá e Várzea Grande. “Temos que apoiar e valorizar o trabalho dessas mulheres que estão superando muitas adversidades para contribuir com a economia do nosso estado, gerando negócios e empregos”.
Também participarão do evento 40 mulheres assistidas pela entidade LÍRIOS (Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas em seu Sentimento), de Várzea Grande. Além das palestras, haverá atividades como talk show, rodada de negócios, exposição de produtos, networking, parcerias e conexões. “Nós vislumbramos o empreendedorismo feminino mais do que uma tendência, ele é uma força transformadora”, destaca Kátia.
Para Geni Caline Schenkel, criadora do Agroligadas, é inspirador estar entre mulheres com o intuito de fortalecimento de laços e crescimento mútuo, unindo forças para superar desafios e construir negócios cada vez mais sólidos e inovadores. “Seja no campo ou na cidade, reconhecer a nossa relevância e o impacto que temos nas decisões estratégicas é uma aprendizagem constante, mas essencial para o desenvolvimento sustentável de nossas atividades”.
A gestora de Projetos Sociais da entidade LÍRIOS, Taynara Morais Humbelino, avalia como positiva a “imersão” de mulheres em vulnerabilidade social como forma de fortalecer a autoestima e estimular o empoderamento. “Empreender pode significar uma virada de chave na vida delas, ter o próprio negócio e conquistar independência pode ser decisivo para romper o ciclo de violência vivido por elas”.
Desde que se aposentou há cinco anos, a advogada Zilá Biancardini do Prado Amaral deu um novo sentido à sua vida: iniciou carreira como artesã. Apesar da felicidade em fazer algo para si mesma, relata que não foi fácil se colocar no mercado, sobretudo o mercado digital. “Fiquei muito feliz quando consegui fazer o perfil no Instagram, hoje, compartilho e comercializo minhas peças por lá: jogo americano, porta-chaves, porta-joias, entre outros produtos”.
Negócios femininos
Lugar de mulher é fazendo negócios, pelo menos é isso que as pesquisas recentes mostram. O Brasil já ocupa o 7° lugar no ranking de mulheres empreendedoras, com aproximadamente 10,3 milhões de mulheres à frente do próprio negócio (IBGE, 2022). Em Mato Grosso, são cerca de 164 mil mulheres empreendendo. Apesar dos avanços, os desafios ainda passam pela falta de acesso a financiamentos, jornada múltipla, alta carga tributária e excesso de burocracia.
Vencer isso, segundo Kátia Arruda, exige um trabalho coletivo. “Falar de empreendedorismo me emociona, porque, ao mesmo tempo em que temos ao nosso alcance muitas oportunidades, algo inimaginável no tempo das nossas avós e bisavós, também é um espaço de dor e desconforto, onde nos deparamos com questões que nos limitam. Mas, vencer tudo isso nos torna pessoas inspiradoras. Vamos vencer juntas”, finaliza.
SERVIÇO
Evento: 8ª edição do Mulher Potência
Data: 28/11 (quinta-feira)
Horário: 13h às 20h
Local: Teatro Zulmira Canavarros, Av. André Maggi - Centro Político Administrativo, Cuiabá
Outras informações: (65) 99949-1967/@katia_arruda (Instagram)