O Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) realizou, nesta semana o seu Encontro Mensal e foi alusivo ao Outubro Rosa. O evento reuniu empresárias para uma troca de experiências e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, com a participação das voluntárias da ONG MT Mamma, Juliane Fonseca e Flores Terezinha.
A presidente do CME, Mariza Bazo, falou sobre a relevância de trazer temas como o câncer de mama para o grupo de empresárias. "Nosso papel é, além de fortalecer o empreendedorismo feminino, criar um ambiente de apoio e conscientização. A prevenção do câncer de mama é uma pauta de extrema importância para as mulheres e, ao trazer esse debate para nossas associadas, estamos cuidando não só dos negócios, mas da saúde de cada uma", enfatizou.
Durante sua apresentação, Juliane Fonseca destacou a importância de adotar um estilo de vida saudável e realizar exames periódicos. “Além da mamografia, é fundamental incluir o autoexame como parte da rotina. O ideal é fazê-lo uma vez por mês, sempre no período certo, logo após o ciclo menstrual, para detectar qualquer alteração. Alimentação equilibrada, prática regular de exercícios e evitar o consumo excessivo de álcool também são formas de prevenção. Para aquelas com predisposição ao câncer, como histórico familiar, o acompanhamento médico deve ser ainda mais rigoroso", alertou.
Flores Terezinha complementou, enfatizando o impacto da detecção precoce. "Quando conhecemos nosso corpo, qualquer pequena mudança é um sinal de alerta. O importante é não ter medo de buscar ajuda médica rapidamente. O diagnóstico precoce faz toda a diferença, com chances de cura acima de 90%. O que levamos com essas palestras são informações que empoderam as mulheres para que se cuidem e ajudem outras a fazer o mesmo", afirmou.
A diretora do CME, Maria Ângela Barones compartilhou sua própria experiência com o câncer de mama. Ela descobriu a doença em um estágio inicial graças aos exames preventivos. "Fui diagnosticada de forma precoce, o que aumentou em 90% minhas chances de cura sem grandes danos à minha saúde. Fazer os exames regularmente foi crucial para que eu pudesse superar essa fase com menos complicações. Por isso, nunca podemos subestimar a importância da prevenção", relatou.
Durante o evento, também foi realizada uma dinâmica de pitch de vendas, conduzida pela diretora Priscila Cândida, que escolheu quatro associadas para apresentar seus negócios. "Trouxemos essa dinâmica para fortalecer as conexões entre as participantes, permitindo que cada empresária mostre um pouco mais do que faz. Isso promove o networking e pode gerar novas oportunidades dentro do grupo", explicou.
O encontro reforçou o compromisso do Conselho com a saúde e o bem-estar das empresárias, aliando conscientização e empreendedorismo em uma só iniciativa. O próximo Encontro será no dia 12 de novembro.
Para participar do CME e mais informações entre em contato: 65 99983.8375