A Chanceler Nacional Executiva, da Ordem da Rosa Dama JK, a Comenda do Empoderamento da Mulher, Sueli Batista deu posse para novas chanceleres e comendadoras. O evento ocorreu no Congresso Nacional, durante a celebração dos 122 anos do Presidente JK.
No dia 12 de setembro de 2024, o Congresso Nacional recebeu um evento especial em comemoração ao 122º aniversário de Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil e ícone do desenvolvimento nacional. A data foi marcada por diversos reconhecimentos outorgados pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, presidida pelo comendador Regino Barros. Dentre as homenagens que marcaram a celebração no auditório Nereu Ramos- Câmara dos Deputados, ocorreu a entrega da Ordem da Rosa JK, nos graus de Chanceler e Dama Comendadora.
A Ordem da Rosa JK é uma honraria que visa reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres para a sociedade, celebrando assim o empoderamento feminino.
A cerimônia, repleta de simbolismo, foi aberta de forma inusitada numa mesa formada somente por mulheres, que foi presidida pela Chanceler Executiva Nacional Sueli Batista, que esteve ladeada de damas comendadoras, duas das quais se tornaram no dia dos 122 anos de JK chanceleres da Ordem da Rosa, do Estado de São Paulo, Célia Rizzante e da cidade de Cuiabá, Zilda Zompero.
Vale lembrar que Mato Grosso teve sua chanceler Idê Guimarães empossada também neste ano, no aniversário de Brasília.
Divulgação
Regino Barros presidente da Academia Brasileira de Honrarias e Méritos fala da importância de JK
A peça com design poderoso traz uma coroa e uma estrela com cinco rubis e vem acompanhada de um certificado. “É uma homenagem ao empoderamento feminino, reconhecendo a liderança e a contribuição da Mulher no desenvolvimento da a sociedade brasileira”, enfatizou Sueli.
As agraciadas da noite foram selecionadas por suas trajetórias inspiradoras e contribuições significativas em suas áreas.
A entrega da Ordem da Rosa JK não apenas homenageou as mulheres que se destacam, mas também reforçou a mensagem de que a luta pelo empoderamento feminino é uma responsabilidade de toda a sociedade. Este evento se tornou um marco importante na trajetória da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, simbolizando um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Ao serem empossadas como chanceleres da Ordem da Rosa, Celia Rizzante e Zilda Zompero acompanharam na sequência a outorga das comendas juntamente com Sueli Batista.
Foram reconhecidas como Damas Comendadoras: Adriana Hoppe Schneider, Fabiana Bandeira Groff Romio, Joana Darc Oliveira Barros, Márcia Regina Garcia Árias, Josiane Santos Dresch, Michelle Carmo Carvalho Mansor e Veralice Aparecida Valéria.
Sobre as novas chanceleres
As trajetórias das novas chanceleres da Ordem da Rosa JK , Célia Rizzante e Zilda Zompero é um testemunho do poder do empreendedorismo feminino e da importância de mentorias e redes de de mulheres.
Célia Rizzante é uma personalidade proeminente no cenário do empreendedorismo feminino no Brasil, com uma carreira que abrange mais de 30 anos na produção de eventos sociais e corporativos, além de 13 anos no mercado financeiro, focando em investimentos. Sua trajetória é marcada por diversas conquistas e reconhecimentos que refletem seu compromisso com o empoderamento e a liderança feminina.
Em 2018, Célia lançou a obra “Mulher desperte o poder que há em você”, um projeto literário que reuniu cinco capítulos com contribuições de autoras diversas, promovendo a reflexão e o fortalecimento da voz feminina. Além disso, atua como mentora voluntária no Instituto Vasselo Goldoni, contribuindo para o projeto "Nós por elas", que visa apoiar e capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade.
Célia foi agraciada com o título de "Dama Comendadora" da Ordem da Rosa JK e também já recebeu a Cruz do Mérito do Empreendedor, a Joia de JK, e também foi reconhecida como "Personalidade do Ano" no empreendedorismo, no Rio de Janeiro, recolhimento que teve valor agregado, ao da Academia, Moção de Congratulação da Câmara Municipal Alusivo aos 459 anos da fundação da cidade.
Além de seu envolvimento em projetos sociais e empresariais, Célia é uma líder ativa na comunidade, participando de várias iniciativas, sendo vice-presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW São Paulo. Faz parte do Comitê 60+ do grupo Mulheres do Brasil. Seu trabalho é amplamente reconhecido, e ela é vista como uma influenciadora no setor, inspirando novas gerações de mulheres a se destacarem em suas áreas de atuação.
Recentemente Célia e a também comendadora da Ordem da Rosa Dama JK, Edna Nyenhuis vice-presidente da BPW Manaus foram protagonistas no processo de criação da BPW Natal.
Na cerimônia em que foi empossada chanceler, Célia se orgulhou por ter a jornalista Hilneth Correia, 2ª vice-presidente da recém fundada BPW Natal, prestigiando o evento.
Chanceler de Cuiabá
Zilda Zompero, empossada como chanceler por Cuiabá, é empresária diretora da EletroFios com mais de 3 décadas no mercado de hidráulica, elétrica e iluminação e tem atuação profissional como lighting designer e designer de interiores áreas que tem pós graduação. É reconhecida também por sua contribuição em nível associativo.
Em sua trajetória considera como um momento especial ter sido condutora da tocha olímpica, Rio 2016, a olimpíada do Brasil. Foi simbolizando o seu comprometimento com a sociedade que ela foi reconhecida como cidadã cuiabana e mato-grossense.
Tornou-se comendadora da Ordem Rosa JK por sua referência no empreendedorismo feminino e também como mulher a frente de organizações que empodera mulheres. Presidiu por 4 anos a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, da qual é conselheira superior e em nível nacional coordena o Comitê de Parcerias e Captação de Recursos da BPW Brasil.
Ocupa o cargo de vice-presidente de relacionamentos da Acomac MT e está ligada a outros movimentos, o de Mulheres que Ama Brasília, do qual é embaixatriz e o Agroligadas, que é membro.
As novas comendadoras de Mato Grosso
Quatro histórias de sucesso e dedicação de empreendedoras mato-grossenses foram compartilhadas, referentes as novas comendadoras da Ordem JK. Elas ilustram o papel vital que as mulheres desempenham na sociedade, uma celebração das conquistas e da resiliência que deve ser reconhecida e promovida continuamente. A Ordem da Rosa JK, portanto, não é apenas uma honraria, mas um símbolo das possibilidades que se abrem quando as mulheres se lançam em busca de seus objetivos e também do bem comum.
Fabiana Bandeira Groff Romio
Formada em Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC) em 2002, ela mudou sua trajetória profissional em um campo distinto. Descobriu que sua verdadeira paixão estava no universo da moda. Após anos dedicados ao estudo e à prática jurídica, Decidiu seguir seu coração, mergulhando em um setor que sempre a fascinou.
Em 2014, a empreendedora deu um passo audacioso ao inaugurar sua própria loja multimarca, batizada por Fabiana Romio.
A trajetória de Fabiana Romio demonstra como a paixão e a coragem podem guiar profissionais a redirecionar suas carreiras, transformando sonhos em realidade. Hoje, ela é um exemplo de sucesso e inovação, inspirando aqueles que desejam seguir suas aspirações, independentemente de sua formação acadêmica.
Josiane Santos Dresch
Profissional com formação em Administração de Empresas, Josiane combina uma sólida formação acadêmica, com uma visão inovadora para o empreendedorismo social. Formada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2014, ela se tornou uma voz ativa no Conselho Regional de Administração do Mato Grosso (CRA-MT), onde desempenha um papel fundamental na promoção e regulamentação da profissão.
Com uma base robusta em finanças, adquirida por meio de cursos na renomada Universidade de Nova York, e especializações em gerenciamento de projetos, incluindo programas da Clarify, Josiane está sempre em busca de aprimoramento. Atualmente, ela se dedica a uma pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, preparando-se para enfrentar os desafios do mercado atual com ainda mais competência.
Nos últimos dois anos, sua paixão pelo empreendedorismo social a levou a buscar novas oportunidades e parcerias. Através de sua atuação, Josiane não apenas aplica seu conhecimento técnico, mas também se compromete a promover mudanças significativas e impactantes na comunidade, reafirmando seu papel como agente de transformação social.
Michelle Carmo Carvalho Mansor
Uma mulher multifacetada, que se destaca em diversas áreas, assim pode ser classificada a profissional Michelle Carvalho. Formada em Medicina pela Universidade de Marília, Michelle se especializou em Dermatologia, mas mudanças no percurso de sua trajetória a levou também a exercer um papel de liderança no setor de comunicação.
Atualmente, Michelle é a presidente do Grupo Cidade Verde de Comunicação, que reúne 104 emissoras de televisão no estado de Mato Grosso, além de uma afiliada em Porto Velho e três rádios FM. Sob sua gestão, o empreendimento tem como missão "ser o Grupo de Comunicação que mais dá voz ao povo", focando na divulgação de problemas sociais e na promoção de soluções eficazes junto aos representantes legais. A emissora de TV que integra o grupo possui uma programação totalmente local, com 12 horas de conteúdo ao vivo, destacando-se pela relevância e conexão com a comunidade.
Michelle é uma das poucas mulheres a liderar um grupo de comunicação no Brasil, a exemplo de Daniela Abravanel Beyruti, filha do empresário Silvio Santos.
Vídeo: TV Cidade Verde gentilmente cedido para difusão no Portal Rosa Choque
Além de suas responsabilidades no setor de comunicação, ela também se dedica a dois projetos sociais: "Alimentando Almas" e "Mãos que Alimentam", que visam atender às necessidades da população carente.
Com um olhar voltado para o futuro, Michelle pretende continuar promovendo o crescimento do Grupo Cidade Verde, ampliando as oportunidades de emprego e intensificando a voz da sociedade.
Ela também almeja aumentar o número de pessoas beneficiadas por seus projetos sociais, reafirmando seu compromisso com a comunidade. Na solenidade a comunicadora falou em nome das homenageadas do seu bloco, destacando a honra da trajetória.
Veralice Valéria
Com uma visão voltada para a valorização do talento e da força feminina, Veralice Valéria se estabelece como uma referência em sua comunidade, unindo em sua atuação, a arte, o voluntariado na defesa da mulher e na saúde feminina, tendo a responsabilidade social também no seu DNA de empreendedora.
No cenário do empreendedorismo feminino em Mato Grosso, a bacharel em Administração de Empresas, fundou o Ateliê Veralice Valéria, um espaço dedicado à criação de produtos artesanais que valorizam a costura criativa e os bordados personalizados. Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a capacitação e o empoderamento das mulheres, Veralice atua ativamente na Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá (BPW Cuiabá-MT) promovendo o desenvolvimento e a visibilidade das empreendedoras em sua região.
Atualmente, ela exerce a função de segunda diretora financeira na BPW Cuiabá, e também se engaja para fomentar a colaboração e o networking entre mulheres empreendedoras. Além disso, Veralice é conselheira da Associação de Amigos Voluntários no Combate ao Câncer de Mama (MTmamma-MT), reforçando seu engajamento em causas sociais que impactam positivamente a vida de muitas mulheres.
Veralice é uma das coautoras do livro "Juntas Brilhamos Mais", que reúne histórias inspiradoras de 36 mulheres empreendedoras do estado de Mato Grosso, publicado pela Editora Literari Books, em 2018. Esta obra representa não apenas o talento e a força das mulheres no empreendedorismo, mas também serve como uma fonte de motivação para futuras gerações.
Reconhecida por suas contribuições significativas, Veralice recebeu o diploma de mérito e a medalha do centenário da Academia Mato-grossense de Letras, além de uma moção de aplausos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em 2024, destacando seu impacto no empreendedorismo feminino. A Câmara Municipal de Cuiabá também a homenageou com uma moção de aplausos, ressaltando sua trajetória exemplar e seu compromisso com o empoderamento feminino.
Homenageadas de outros Estados
As homenageadas com a Ordem da Rosa JK são verdadeiramente dignas de reconhecimento e celebração.
Adriana Hoppe Schneider
Uma mulher ativa que equilibra seu cotidiano a uma sólida carreira voltada a profissão de diplomata e de empreendedora, tanto nos negócios, está só a frente de uma construtora multinacional na Suíça, como também socialmente, participando de grandes causas coletivas.
Falar de Adriana Hoppe Schneider é trazer ainda mais legitimidade para o empoderamento feminino. Paulista da próspera cidade de Campinas, construiu uma sólida carreira de diplomata, com vasta experiência em relações internacionais. Após o nascimento de seu filho, Lukas Ferdinand, ainda jovem, ela se mudou para a Suíça, onde atuou no Ministério das Relações Exteriores e colaborou com universidades e multinacionais. Durante sua estadia na Suíça, Adriana deu à luz sua filha, Stella Elizabeth, a quem carinhosamente se refere como sua princesa.
Posteriormente, a diplomata transferiu-se para Haia, onde trabalhou no Tribunal de Haia e no Palco da Paz, residindo em uma embaixada. Nesse período, ela apoiou embaixadores da ONU e diversas igrejas, expandindo sua carreira diplomática através de experiências em várias embaixadas, além de atuar nos setores de construção civil, educação e artes, sempre com um foco em esforços humanitários. Atualmente, em Brasília, Adriana está profundamente envolvida na política e em trabalhos sociais, promovendo a esperança, defendendo a liberdade e implementando a paz.
Na cerimônia Adriana Hoppe falou em nome das reconhecidas com a Ordem da Rosa JK, no primeiro bloco de homenageadas.
Joana D’arco Oliveira Barros
Desde a infância, o sonho de Joana sempre foi cuidar das pessoas por meio da atividade física, melhorando a qualidade de vida de cada uma delas. Com 20 anos de experiência como personal trainer e mãe de três filhos, ela construiu uma carreira dedicada a inspirar e transformar vidas. Sua jornada não foi fácil, mas a cada passo, encontrou pessoas incríveis que a apoiaram e contribuíram para seu crescimento, tanto profissional quanto pessoal.
Aos 36 anos ela realizou um sonho que parecia distante: tornou-se atleta de fisiculturismo e conquistou o tão almejado título de top 1, classificando-se para o Mister Olímpia. Essa conquista foi ainda mais significativa, pois aconteceu sem o suporte de patrocínios, apenas com a força de sua determinação e paixão pelo que faz.
Com o olhar voltado para o futuro e percebendo a necessidade de unir mulheres em torno de objetivos comuns,decidiu organizar eventos que promovem o empoderamento feminino. Ela acredita que, juntas, podem criar uma rede de apoio, troca de experiências e aprendizado, fortalecendo ainda mais o papel das mulheres na sociedade. Esses encontros não só celebram as conquistas individuais, mas também constroem uma comunidade onde cada mulher pode brilhar e se sentir valorizada.
Márcia Regina Garcia Arias
Uma advogada com brilhante atuação. Márcia Regina Garcia Arias tem grande reconhecimento por promotores e juízes, como uma das grandes defensoras no estado de São Paulo, muito experiente em Tribunal do Júri.
É uma das poucas defensoras qualificadas a atuar no Tribunal do Júri pelo convênio da defensoria pública com a Ordem dos Advogados no Brasil OAB-MT, da Qual é membro da Ordem dos Advogados do Brasil/SP, atuando há mais de 25 anos nas áreas de Direito de Família e Direito Criminal. É especialista em ação de alimentos (pensão alimentícia), ação de guarda de menor, regulamentação de visitas, Tribunal do Júri, dentre outros.
Mulheres que inspiram
A chanceler nacional Sueli Batista destaca as duas novas chanceleres e as sete novas comendadoras da Ordem da Rosa JK como profissionais e empreendedoras notáveis e que se destacam em suas áreas de atuação dando contribuição de maneira significativa para a sociedade, deixando suas marcas de formas inspiradora e indeléveis.
“Elas são exemplos de força, determinação e compromisso, fazendo a diferença em suas comunidades e se tornando referências em seus campos de atuações”, frisou apontando ainda que .
a homenagem é, portanto, um tributo ao impacto positivo que cada uma delas gera, reafirmando a importância do papel feminino na construção de um futuro melhor e mais igualitário.