logomarca
Cuiabá, 22 de Julho de 2024.

Mulher em Destaque Segunda-feira, 11 de Março de 2024, 17:06 - A | A

Segunda-feira, 11 de Março de 2024, 17h:06 - A | A

cuidados

A importância do sono e o impacto na saúde da mulher

ARTEX e Persono convidam o público a refletir sobre a desigualdade na qualidade do sono e demais diferenças entre os gêneros no Mês da Mulher

Divulgação

Travesseiro Suporte Médio Sleep Care Allergy Free - ARFRETRALUNICO (12).jpg

 

De acordo com o artigo “Explorando diferenças de sexo e gênero na saúde do sono: relatório de pesquisa da Sociedade para a Saúde da Mulher”, da biomédica Monica P Mallampalli, a insônia afeta o público feminino em uma proporção 40% maior do que o público masculino. Essa diferença, segundo os especialistas, é resultado de uma complexa interação de fatores biológicos, sociais e até mesmo genéticos.

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a ARTEX, uma das principais marcas do segmento de cama e banho, com o Persono, marca especialista que alia tecnologia e soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas através do sono, levantam a discussão sobre o tema e destacam questões cruciais que afetam as mulheres em todo o mundo. Uma delas, muitas vezes negligenciada, é a desigualdade enfrentada por mulheres de todas as idades e origens na hora de dormir.

Além do impacto direto na qualidade de sono, a insônia está intimamente ligada a condições de saúde mental, como ansiedade e depressão e também conforme o momento de vida, como adolescência, gravidez e menopausa, por exemplo. Estudos indicam que as mulheres têm quase o dobro de chances de desenvolver essas condições, aumentando ainda mais a prevalência da insônia entre elas.

Diferentes dos homens, as mulheres passam por diferentes mudanças nos níveis hormonais, principalmente em seu ciclo menstrual, afetando diretamente a qualidade do sono. Durante a adolescência o sono das meninas e meninos começa a ficar diferente, sendo que elas têm mais dificuldade de dormir as horas mínimas consideradas adequadas para essa fase da vida. Outro fator importante, é que quanto mais cedo se chega a puberdade, maior probabilidade as mulheres têm de desenvolverem quadros de depressão. A depressão vem comumente acompanhada de problemas para dormir.

Enquanto o mundo se concentra em promover a igualdade de gênero em diversos aspectos da vida, é essencial reconhecer que a desigualdade de sono também é uma realidade. O trabalho doméstico e os cuidados familiares frequentemente recaem desproporcionalmente sobre as mulheres, impactando diretamente sua qualidade de sono e, consequentemente, sua saúde física e mental.

 

Confira dicas que ARTEX e Persono prepararam para melhorar a qualidade do sono

 

  1. Tomar cafeína no final da tarde

A cafeína prejudica a qualidade do descanso, afetando diretamente o sono profundo, que é justamente a etapa noturna em que descansamos das atividades do dia. Ela demora, em média, 5 a 6 horas para ser digerida no nosso organismo e mesmo após isso, ainda permanece 50% no corpo. Além do café, bebidas como chá preto, chá mate, energéticos, achocolatados e os refrigerantes de cola também são prejudiciais depois de uma certa hora do dia. 

 

  1. Luz dos eletrônicos 

Os aparelhos eletrônicos emitem luz azul, o que, assim como a luz branca das lâmpadas, inibe a produção de melatonina. Uma dica é ativar o filtro de luz azul do seu aparelho à noite, que irá “aquecer” as cores gradativamente para prejudicar menos o descanso dos olhos.

 

  1. Refeições pesadas à noite

Evite comer muito perto da hora de deitar, porque o risco de refluxo ácido é maior, prejudicando o descanso. Cuidado redobrado com alimentos muito condimentados ou gordurosos, que naturalmente já tem a digestão mais lenta e, portanto, podem fazer você dormir pior. Outros alimentos que devem ser evitados são os açucarados e com cafeína, que dão energia e não deixam o corpo desligar.

 

  1. Monitoramento do sono

O Persono desenvolveu uma tecnologia para auxiliar pessoas que estão preocupadas com a qualidade do sono: o Sense, um sensor embutido no travesseiro, projetado para monitorar o sono de forma imperceptível. Disponível nos travesseiros das marcas mmartan, ARTEX e Santista, esta tecnologia revolucionária oferece a oportunidade de entender melhor os padrões de sono e tomar medidas para melhorar a qualidade de descanso. O dispositivo pode ser acompanhado no aplicativo Persono App, onde o usuário encontra recursos para meditação guiada até ferramentas para redução do estresse e técnicas de respiração.  

 

Para mais informações confira o blog do Persono e também as redes sociais da ARTEX para conferir dicas sobre qualidade do sono e bem-estar.

 

Sobre o Persono

O Persono é uma unidade de negócios da ammo varejo, que é líder no segmento de produtos têxteis para o lar. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas através do sono, Persono alia conteúdo, tecnologia e soluções para dormir melhor. Em seu portfólio de produtos estão os travesseiros com tecnologia Persono Sense, que com uso de IA e IoT monitora o sono e oferece dados, por meio do app disponível para Android e IOS, para mensuração das noites de sono.

 

Sobre ARTEX

Com quase 90 anos, a ARTEX é uma marca brasileira, do portfólio da AMMO Varejo, que une qualidade e tradição às tendências e novidades para a casa toda, com um amplo portfólio de cama e banho - suas categorias core, além de itens de decoração, mesa e servir, organizadores, tapetes, cortinas, linha pet, entre outros. A marca está presente em todo o Brasil, com quase 100 lojas físicas, além de garantir presença no digital através do site.




Comente esta notícia