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Cuiabá, 06 de Dezembro de 2024.

Moda e Beleza Terça-feira, 23 de Julho de 2024, 19:18 - A | A

Terça-feira, 23 de Julho de 2024, 19h:18 - A | A

Autocuidado

 O Que Aprendemos no Dia Internacional do Autocuidado: 5 Lições Essenciais

 

Divulgação

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O que você pensa quando ouve falar em autocuidado? Este termo vem sendo amplamente utilizado nos últimos anos, mas, por se tratar de um tema amplo é possível que ainda existam dúvidas sobre o que “autocuidado” pode significar e quais são as possíveis diferentes interpretações. Instituído pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Internacional do Autocuidado é comemorado em 24 de julho. Para celebrar essa data, a The Body Shop traz 5 lições importantes para praticar o autoamor em todas as suas nuances, destacando a importância de cuidar de si mesmo de maneira integral e consciente.

  1. Autocuidado é muito mais que skincare 

Quando mencionamos o autocuidado, é comum associar o termo ao ato de fazer skincare. Cuidar da pele faz sim parte desse ato, mas não se limita a isso. Autocuidado é fazer aquilo que te faz bem, de dentro para fora e de fora para dentro, independentemente da atividade. De acordo com o dicionário da língua portuguesa, o termo é descrito como um conjunto de ações ou procedimentos de cada indivíduo destinado à manutenção da vida, da saúde e do bem-estar.

"Autocuidado é um termo muito abrangente. É importante termos em mente que se cuidar não está associado somente a uma atividade. É fazer skincare, mas também marcar aquela consulta que você estava adiando, praticar um esporte, tomar um banho revigorante, entre tantas outras coisas que nos fazem bem," diz Paula Pimenta, General Manager de The Body Shop.

  1. Não se sinta culpada por se priorizar

Muitas mulheres foram ensinadas a colocar as necessidades dos outros à frente das suas, seja trabalho, casa, filhos ou família. No entanto, quem precisa estar bem em primeiro lugar para conseguir cumprir todas essas obrigações? Você. Quando você está bem consigo mesma, tudo tende a fluir melhor. Você merece o seu cuidado e a sua dedicação.

  1. Autocuidado é comprovado cientificamente 

Muito mais que um discurso bonito, o autocuidado é comprovado cientificamente. Estudos demonstram que a prática pode reduzir o estresse, melhorar a saúde mental e física e aumentar a qualidade de vida. Por exemplo, uma pesquisa publicada no Journal of Health Psychology revelou que pessoas que praticam autocuidado regularmente apresentam níveis mais baixos de estresse e maiores índices de bem-estar geral.

  1. Autocuidado é conexão consigo mesma 

O autocuidado vai além de atividades físicas ou rotinas de beleza. É um momento de conexão profunda consigo mesma. Reservar um tempo para refletir, meditar, ou simplesmente relaxar pode fortalecer a relação consigo mesma, aumentando a autoaceitação e o autoconhecimento.

  1. Democratizar o autocuidado é preciso 

Por muito tempo, a concepção comum de autocuidado foi associada a um grupo social mais favorecido. É essencial democratizar a informação sobre os benefícios e a importância dele para todos os grupos sociais. Marcas precisam se mobilizar para que isso saia do discurso e se torne realidade. Como exemplo, The Body Shop criou uma ação especial com a ONG Casa 1, que promove o autocuidado por meio de workshops que ensinam técnicas de skincare aos assistidos pela organização. A iniciativa busca democratizar o acesso à informação e naturalizar a importância do autocuidado e do cuidado especial com a pele do rosto. Durante os workshops, os participantes aprendem técnicas de skincare adequadas para diferentes tipos de pele e recebem orientações sobre a escolha de ativos e ingredientes que respeitam a diversidade de peles e necessidades individuais.

“Somos comprometidos com o autocuidado. Democratizar o acesso a essas informações tão enriquecedoras fazem parte do nosso propósito como uma marca que preza pela diversidade e bem-estar”, complementa Paula Pimenta.

Ficou inspirada? Aproveite o Dia Internacional do Autocuidado e faça hoje aquilo que te faz sentir bem!

 

Sobre a The Body Shop® 

Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, pela Dame Anita Rodick, a The Body Shop é uma marca global de cosméticos naturais. A The Body Shop procura fazer a diferença positiva no mundo produzindo, de forma ética e sustentável, produtos para o corpo, rosto e cabelo. A The Body Shop é pioneira na filosofia de que os negócios podem ser uma força para o bem e essa missão continua sendo a força motriz da marca. Atualmente, a marca 100% vegana, conta com 2.500 mil lojas em 80 países e se compromete a gerar impacto econômico, social e ambiental positivo em todo o mundo.




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