O mercado da beleza continua sendo um dos segmentos mais promissores da economia mundial, com expectativas de faturamento que podem chegar a impressionantes 130 bilhões de dólares em 2026. Esse crescimento robusto reflete uma demanda crescente por produtos e serviços estéticos, que atendem desde cuidados com a pele até inovações em cosméticos e tratamentos capilares. Entretanto, por trás desse cenário próspero, muitos empreendedores do setor estão enfrentando um grande obstáculo: a falência por falhas na gestão e administração de seus negócios.
Nos últimos anos, o mercado da beleza tem sido impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo o aumento da conscientização sobre cuidados pessoais, mudanças nos hábitos de consumo e o boom das redes sociais, que multiplicaram as oportunidades de negócio. O acesso a novas tecnologias e a crescente demanda por produtos sustentáveis também foram fatores que ajudaram a acelerar esse crescimento.
Gue Oliveira, referência do segmento, CEO do salão de beleza G.A.C, e maior cabeleireira do mundo no digital, fala dos desafios que enfrentou e que alternativas adotou para alcançar o êxito e mais que dobrar o faturamento dos seus negócios no ultimo ano.
“ Quando comecei nesse mercado, não tinha o domínio total da gestão do meu próprio negócio e confiava a outras pessoas a tomada de decisões importantes, e isso, muitas vezes, me trazia resultados negativos. Aprender sobre gestão e como equilibrar as responsabilidades foi uma virada de chave na minha trajetória profissional.” Conta, Gue.
A crescente pela busca da beleza e autocuidado atraiu empreendedores que visualizaram nesse mercado, um oceano de oportunidades. No entanto, a promessa de grandes lucros não pode cegar para a existência de desafios e sobre complexidade na gestão de negócios no setor.
“ Para quem planeja entrar no mundo da beleza, aprender sobre gestão e processos operacionais é fundamental para garantir que o o negócio siga uma direção sólida. Além disso, assim como para qualquer empreendedor, a capacidade de adaptação é crucial. O digital por exemplo, é um universo que não pode ser negligenciado. O mercado da beleza cobra disciplina, mas por estar em constante mudança, exige proatividade e resiliência.” Dispara a CEO do G.A.C
Na beleza, assim como em todos os outros ramos, empreender é um risco. Estar a frente do negócio, mas sempre buscando aprofundar o conhecimento sobre marketing, contabilidade, gestão de custos e investimentos vai ajudar o empreendedor a tomar decisões mais informadas. A educação financeira permite não só que se faça melhores escolhas para o negócio, mas também que se esteja preparado para expandir com segurança e de forma planejada. Ter uma visão clara do fluxo de caixa, de receitas e despesas e entender a fundo como cada decisão impacta a saúde financeira do negócio é pripordial. Em um cenário de crescimento como o que se projeta, com organização, planejamento, comunicação e um financeiro alinhados, é possível evitar erros que levam ao endividamento ou falência, e alcançar voos verdadeiramente altos no setor.