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Gastronomia Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024, 17:18 - A | A

Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024, 17h:18 - A | A

Fipan 2024

Múltiplas jornadas, saudabilidade e artesanal: GALUNION analisa novidades das visitas técnicas na missão FIPAN 2024

Iniciativa reuniu grupo com 35 empresários que atuam no foodservice

Freepik

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De 23 a 26 de julho, foi realizada mais uma edição da FIPAN - o principal evento de panificação e confeitaria do Brasil. Neste ano, a GALUNION promoveu novamente uma Missão Técnica, que visa atualizar os empresários do setor frente às mudanças em um mundo em constante e rápida transformação, por meio dos avanços tecnológicos, que trazem novidades principalmente aos negócios. Além da visita guiada pela feira, a iniciativa levou os integrantes do grupo para visitas técnicas exclusivas por conceitos de padarias, cafeterias e confeitarias de São Paulo. Após uma jornada recheada de conhecimento e muito aprendizado, a consultoria analisa as novidades e tendências apresentadas.

Um dos diferenciais das missões promovidas pela GALUNION são as visitas técnicas, que mostram, na prática, as principais tendências do setor em diferentes áreas, como a da panificação. Para isso, os locais escolhidos passam por uma curadoria, para que os empresários tenham uma imersão com base no que está em alta no mercado de foodservice. Os locais escolhidos este ano foram Le Pain Quotidien, Kez Padaria, Le Blé, Santiago Padaria Artesanal, Na Janela e Mr. Bey.

“Durante as visitas técnicas, conseguimos elencar algumas tendências que estão em alta no mercado de panificação. No quesito de produtos e ofertas, o destaque vai para o pistache, que vem sendo largamente utilizado em diferentes receitas, a fermentação natural com atributos de saudabilidade, o brunch, a presença constante de croissants nas ofertas e a qualidade acessível dos produtos. Vale ressaltar que quando falamos de qualidade, é aquilo que atende às necessidades e expectativas do cliente. Vimos também que as marcas têm uma preocupação de atender a comunidade local, por meio da escuta e observação ativas do comportamento e das preferências do consumidor. Nas visitas, também ficou nítido que cada vez mais, o posicionamento dos negócios está centrado na comunicação e transparência, investindo em cozinhas abertas e na transparência de processos de produção. As empresas seguem trabalhando múltiplas jornadas, de acordo com diferentes momentos, pessoas e necessidades”, revela a fundadora e CEO da GALUNION, Simone Galante. 

Durante as visitas, foi possível verificar as estratégias que cada empresa utiliza para se destacar no mercado. O artesanal esteve muito presente, assim como o design com propósito, inovações tanto no processo de produção quanto em ingredientes e receitas, o uso da fermentação natural, um layout com cozinhas abertas para que os consumidores possam apreciar a preparação dos produtos, além de opções para diferentes ocasiões do dia, inclusive para quem deseja realizar um brunch em casa, personalizando as escolhas. Há também as embalagens presenteáveis, que vislumbram novos momentos de consumo. Algo muito presente neste segmento são os produtos considerados ícones autorais, que tem um sabor proprietário. Ou seja, aquela opção que o cliente só encontra em determinada marca e que te remete aos sabores e sensações que apenas aquele produto te proporciona.

Uma das tendências vistas e que foi discutida pelo grupo que participou da missão está relacionada às diversas possibilidades de inovação em produtos, feitas a partir da melhor utilização de insumos que as marcas já tinham dentro de casa. Isso, sem a necessidade de aumentar a complexidade de compras do ponto de vista logístico e do número de SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque). Outro ponto diz respeito à importância do benchmarking, que engloba o estudo da concorrência, mas aqui com um conceito que vai além da inspiração, pois visa estratégias que ajudam a entender os pontos fortes da operação própria.

“Com relação aos insights da feira, após visitar os estandes de diferentes marcas que atuam no setor de foodservice, notamos que a tecnologia vem deixando os processos mais fáceis para as empresas, sem perder a qualidade e com menor necessidade de pessoas especializadas. Digo isso tanto na questão de equipamentos, quanto de insumos. Neste ponto, o que está em alta é o cacau, café, alho negro e insumos asiáticos, como yuzu, matchá, entre outros. No quesito atratividade, o que temos são cores e formatos diversos, vitrines coloridas e com frescor, saindo do mar de beges, bem característico das padarias”, explica a CEO da GALUNION.

A missão também identificou algumas oportunidades e desafios. No caso das embalagens, havia novas opções com transparências, mas há oportunidade para novas opções que sejam mais sustentáveis. Já entre os desafios bem relevantes que foram discutidos com o grupo, há questões que englobam a escassez de mão-de-obra. Para auxiliar nessa questão, a tecnologia pode ajudar, além de diferentes estratégias de mercado, como trabalhar a atratividade para o colaborador, buscar pessoas de idades diversas e pensar em processos para a alta rotatividade. Outro desafio está voltado a como contornar as limitações geográficas de abastecimento logístico.

“Depois de muito conteúdo, finalizamos a missão na sede da Prática, apresentando e debatendo sobre os principais temas vistos durante a feira e as visitas técnicas, promovendo um aprendizado entre todos os participantes”, finaliza Simone Galante.

Sobre a GALUNION
Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a GALUNION atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).




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