logomarca
Cuiabá, 15 de Julho de 2024.

Gastronomia Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 10:52 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 10h:52 - A | A

dicas

Dicas de chef para dar mais sabor aos atomatados

Chef Isaías Soares revela as técnicas e os segredos para realçar os molhos prontos ou com extrato de tomate

Ekma

Divulgação

EKMA Extrato de tomate 2.jpg

 

Os atomatados, sem dúvida, facilitam o trabalho na cozinha. Eles vêm prontos para usar, além de dar cor e sabor aos pratos. Mas o que é bom pode ficar ainda melhor, de acordo com a técnica de preparo e a combinação original de temperos. O chef Isaías Soares*, a convite da Ekma – tradicional marca de atomatados para food service -, selecionou algumas dicas para dar aquele toque especial às receitas preparadas com produtos encontrados no mercado, inclusive os tomates triturados e molhos prontos para hot dog e pizza da marca.

Extrato de tomate, que nada mais é do que concentrado de polpa de tomate, deixa o molho mais saboroso e encorpado quando refogado inicialmente com cebola, alho, salsão, cenoura picados e outros ingredientes.

O tomate triturado, produzido com tomate e alho in natura e temperado com toque azeite, quando puro vai bem na massa de pizza. E ganha um realce de sabor se levado ao fogo. Basta cozinhar com uma pitada de pimenta síria, sal e mais um fio de azeite. “Finalize uma costela assada com uma boa porção desse molho quente e temperado e decore com lascas de amêndoas. Fica uma delícia”, recomenda o chef Isaías.

Verdadeiros curingas da culinária, os molhos prontos podem ganhar variações para complementar as massas, lanches e outros pratos. O segredo do chef é acrescentar os ingredientes com criatividade.

No caso do molho para hot dog, por exemplo, refogue o pimentão e a cebola cortados em cubos médios, com alho picado. Tempere com um fio de shoyu, pimenta-do-reino e uma pitada de sal e adicione ao molho pronto. Como opção, coloque tomates cereja em pedaços, para quebrar a acidez do molho e proporciona suculência extra.

O molho refogado já vem pronto para usar. Mas se quiser variar no sabor, acrescente lemon pepper e páprica picante. Sirva o molho com massa de sua preferência.

O molho para pizza pode ficar mais potente com aliche (que por ser salgado vai realçar o molho sem modificar o seu sabor), um toque de azeite e folhas de manjericão no final.

O segredo do chef é inovar o molho de cada dia explorando diferentes tipos de ervas, ingredientes como bacon e temperos. Em se tratando de culinária, não há limites para criar.

EKMA Ingredientes Molho Refogado 2.jpg

 

*Chef Isaías Soares, diretor do Instituto Gourmet, tradicional escola de pizzaiolos de Curitiba, é referência no Brasil em pizza e massas italianas. Dirige a Federação Brasileira de Mestres Pizzaiolos e membro da Federação Italiana de Cozinheiros e Associação de Pizzarias Italianas. Mais informações no site do instituto.   

 

​ Sobre a Ekma

No mercado desde 1972, a marca se consagrou como uma das principais marcas do segmento de molhos e condimentos para food service. Seu portfólio abrange molhos para lanche e condimentados, para salada em sachê, orientais, maionese, além de atomatados, como extrato de tomate, tomate triturado, molho refogado e para pizza, que são distribuídos em todo território nacional, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A fábrica, localizada em Taquaritinga, no interior de São Paulo, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, sendo cinco mil de área construída, e gera quase 900 empregos diretos e indiretos. São processadas na planta fabril, cerca de três mil toneladas de produtos por mês. Saiba mais sobre a empresa no site da marca.




Comente esta notícia