logomarca
Cuiabá, 13 de Junho de 2024.

A | A

neurociência E arquitetura

Neuroarquitetura brasileira ganha reconhecimento na elite da arquitetura mundial

Especialista em neurociência, Lorí Crízel dará aulas no Poli. Design do Instituto Politécnico de Milão e ministrará workshop no Foster and Partners, em Londres

O arquiteto Lorí Crízel, especialista em neurociências e comportamento humano que integra o núcleo Neuro-Bio_UX da AKMX Arquitetura e Engenharia, foi convidado para dar aulas sobre neuroarquitetura para turmas do Masters Degree do Poli. Design do Instituto Politécnico de Milão, entre 12 e 16 de junho, e para ministrar um workshop com o mesmo tema no maior escritório de arquitetura do mundo, o Foster and Partners, de Norman Foster, em Londres, nos dias 19 e 20.

Presidente da ANFA (Academy of Neuroscience for Architecture) no Brasil e autor do primeiro livro do país sobre neurociência aplicada à arquitetura, design e iluminação, Crízel é também mestre em Conforto Ambiental e, em sua atuação acadêmica, coordena cursos e programas internacionais do IPOG (Instituto de Pós-Graduação e Graduação). E hoje figurando como membro da AKMX, um dos maiores escritórios de arquitetura corporativa do Brasil, ele celebra a oportunidade que recebeu de compartilhar os seus conhecimentos sobre neuroarquitetura, além da sua larga experiência profissional, em duas instituições europeias que são consideradas referências mundiais de suas respectivas áreas.

“Eu vou estar no Politécnico de Milão, a instituição mais importante do planeta na área de arquitetura, no que diz respeito ao ensino dessa profissão, sendo que estarei como professor oficial lá. E já na sequência vou ao Norman Foster, o maior e mais importante escritório de arquitetura do mundo, para ministrar um workshop para os seus arquitetos”, ressalta Crízel, que já possui uma ampla bagagem internacional acumulada ao longo de imersões realizadas em renomadas empresas do setor arquitetônico, como o próprio Norman Foster e o Zaha Hadid, ambos de Londres, e outras como o BIG (Copenhagen); AEDAS (Singapura), Concrete Architects (Amsterdã); o Aires Mateus (Lisboa); além de companhias de referência em Paris, Bangkok e Dubai.

Nesta sua próxima incursão na Europa, o especialista voltará a mostrar como os estudos da neurociência podem ser utilizados nos projetos para gerar experiências e reações positivas nos usuários dos espaços ao oferecer ambientes mais humanizados, que ajudam a promover bem-estar. Ao compartilhar os seus conhecimentos em Milão e Londres, Crízel explicará, principalmente, como é possível aplicar as diversas ferramentas do chamado design baseado em evidências (EBD, na sigla em inglês) em trabalhos arquitetônicos que são norteados e respaldados por comprovações científicas.

Local da primeira parada do especialista brasileiro nesta sua nova passagem pelo continente europeu, o Instituto Politécnico de Milão é uma universidade estatal italiana que foi fundada em 1853, sendo que, além de ser considerada a principal escola de arquitetura do mundo, é tida como uma das melhores instituições de ensino de engenharia e design industrial da Europa.

Já o Foster and Partners, sediado em Londres, foi fundado pelo consagrado arquiteto inglês Norman Foster, em 1967, e se tornou o principal escritório de arquitetura do mundo depois de ter executado inúmeros projetos icônicos e de enorme dimensão, tendo como “marca registrada” as gigantescas estruturas metálicas usadas nas construções dos prédios que ergueu ao redor do mundo. Atualmente, a empresa conta, apenas na sede de Londres, com mais de 900 arquitetos, além de seus outros escritórios espalhadas mundo afora, e possui em seu portfólio obras como a da ponte Millennium Bridge, da sede da Prefeitura de Londres, do novo estádio de Wembley, dos aeroportos internacionais de Hong Kong e de Pequim e o prédio Commerzbank Tower, o maior arranha-céu da Alemanha, em Frankfurt, com 259 metros de altura.

 

 

Sobre Lorí Crízel

 

Lorí Crízel é Arquiteto e Urbanista | Presidente da ANFA no Brasil (Academy of Neuroscience for Architecture) | Membro da ANFA Center for Education Latin America | Autor do primeiro livro do Brasil sobre Neuroarquitetura | Professor de Neuroarquitetura no POLI. Design do Instituto Politecnico di Milano (Itália) | Coordenador de Pós-Graduações e dos Programas Internacionais do IPOG Brasil | Doutorando em Neuroarquitetura | Mestre em Conforto Ambiental | Especialista em Neurociências e Comportamento Humano | Certificações Internacionais de Design Thinking e Light Design pelo Instituto Politecnico di Milano (Itália) | CEO do Escritório Lorí Crízel Arquitetos + Partners | CEO da Plataforma NEURO AI | Mentor do Programa Design Tank Brasil | Membro Fundador do Projeto Neuro in Lab | Atividades de imersão profissional/acadêmica nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhagen), Effekt Architects (Copenhagen), Concrete Architects (Amsterdã), Aires Mateus (Lisboa), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai) | Atividades Institucionais junto ao POLI. Design do Instituto Politecnico di Milano (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

 

 

 


 Patrocinada por: 

logo-eletrofios.png

 




Comente esta notícia