logomarca
Cuiabá, 21 de Junho de 2024.

A | A

azulejos

MUITO ALÉM DAS ÁREAS MOLHADAS

Se antes eram usados apenas em paredes de cozinhas e banheiros, os azulejos ganharam novas funções: revestem painéis personalizados e também móveis como mesas e bancadas

Foto: S.L.A. Photo Studio

F269B089-E950-40EE-905D-82252938ABF0.jpeg

 

 

À esq., painel feito com azulejo Jardim Verde, com acabamento brilhante. À dir., a peça Decortiles, que mede 15 x 15 cm. Produção: Deborah Apsan. 

Produzidos a partir da mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, os primeiros registros de azulejos na história estão no Antigo Egito e Mesopotâmia, especialmente entre o povo árabe. Foi só a partir do século XIV que chegou à Europa e se tornou símbolo de status em países como Espanha, Holanda e Portugal.

 

Antes de se tornar uma excelente opção de revestimento para paredes, os azulejos eram usados em jardins, igrejas, palácios e monumentos. Eram produzidos artesanalmente, um a um, e, portanto, caros. Formavam murais que registravam momentos de histórias bíblicas, mitológicas ou paisagens bucólicas.

 

Sua popularização aconteceu depois do terremoto que atingiu Lisboa em 1755, quando os portugueses buscavam por alternativas acessíveis para reconstruir a cidade. Foi neste momento que começaram as produções em grande escala, permitindo que o azulejo conquistasse o mundo.

 

Atualmente, ganhou funções diversas. Além do clássico revestimento de paredes de banheiros e cozinhas, têm funções alternativas como criar painéis personalizados ou como azulejaria utilitária, revestindo e valorizando mesas e bancadas.

 

Na coleção Bruma, os azulejos Decortiles brincam com cores e estampas diferentes. Na medida 15x15cm, com superfície brilhante, as peças revelam padrões gráficos em cima de azulejos brancos inspirados no Instituto Inhotim, em Brumadinho, um dos maiores acervos de arte contemporânea brasileira.

 

São cinco estampas com inspiração em formas naturais e arquitetônicas, que ganham cores que dialogam com a coleção Colormind, sendo possível criar composições integradas ou combinar duas coleções no mesmo projeto. 

Foto: S.L.A. Photo Studio

FDE1C0FF-A6AD-46E9-8169-7507C7563187.jpeg

 

 

À esq., painel com peças de Reflexo Laranja, à dir. painel com Lago Azul. Produção: Deborah Apsan.

Foto: S.L.A. Photo Studio

B3AC0644-9AE7-4C5E-889E-280D7F175C07.jpeg

 

 

À esq., painel com peças de Satélite Vermelho, à dir. painel com Simetria Amarelo. Produção: Deborah Apsan. 

Divulgação.

C7E43A07-C000-4E15-96AC-6179792977C7.jpeg

 

Da esq. para a dir., Lago Azul, Simetria Amarelo, Reflexo Laranja e Satélite Vermelho. Da Decortiles, exclusivas para Lojas Black. 

Sobre a Decortiles:

 

A Decortiles propõe uma nova maneira de olhar para a cerâmica. A marca é reflexo de toda brasilidade e orgulho de um produto único feito no Brasil. Unindo a necessidade de morar bem com o desejo de autoexpressão, a Decortiles cria produtos que respiram arte, moda e arquitetura. A paixão pelo design faz a marca ir muito além da decoração buscando observar os movimentos e as transformações do mundo. O resultado dessa busca constante são revestimentos exclusivos que combinam tecnologia com o resgate e a beleza do feito à mão, uma união que possibilita experiências além do universo material. Para saber mais sobre as soluções da Decortiles, acesse: decortiles.com e @decortiles.




Comente esta notícia