logomarca
Cuiabá, 13 de Junho de 2024.

A | A

Forno

Dilema da cozinha: como escolher o tamanho de forno ideal?

Seja em modelos elétricos, convencionais ou de embutir, as dimensões devem combinar com o estilo de vida e as necessidades da família dentro de casa

Divulgação

76D42257-D65C-493F-A0AC-1CBC5E7D96EC.png

 


Espaçoso e moderno, o forno elétrico Mueller de embutir possui capacidade de 68 litros. Perfeito para receitas tamanho família, o aparelho garante carnes suculentas e assadas no ponto certo, somado a modernidade de uma cozinha planejada. | Foto: Divulgação Mueller

O tamanho ideal para um forno é uma das principais características a serem pensadas ao planejar uma nova cozinha ou simplesmente escolher um eletro novo para casa. O forno certo é aquele que acompanha a realidade do ambiente, frequência de uso e número de pessoas que moram na casa. Sem dúvidas, a combinação desses fatores é o atributo que ajuda a definir as dimensões que melhor atenderão as demandas.

 

Com diversos tamanhos, funções e com a opção de ser posicionado na bancada ou embutido na torre quente executada na marcenaria da cozinha, a escolha do forno é um desafio que a Mueller, empresa brasileira com mais de 70 anos de história e tradição no Brasil, elucida facilmente. Confira!

 

Pensando no tamanho do forno

Divulgação

A30E6C88-4D99-4758-809A-25FE9C6B3A0E.png

 

Com um design compacto e moderno, o Forno Elétrico 35 L é a opção perfeita para quem deseja um produto funcional, sem ocupar muito espaço. Com apenas 48 cm de largura, o forno elétrico conta com timer, grill e função manter aquecido | Foto: Divulgação Mueller

Além de pensar no design do modelo de forno a ser escolhido, é importante considerar a capacidade como um dos argumentos decisivos para a escolha do novo eletrodoméstico. Para acertar nessa decisão, a empresa atribui algumas questões que devem ser respondidas antes da compra: “Com que frequência eu pretendo cozinhar e utilizar o forno?”; “Para quantas pessoas?” e “Qual o tipo de receita que eu mais preparo?”. “Essas questões são essenciais para o direcionamento que o consumidor precisa ter”, ressalta Luciana Ferreira dos Santos, Coordenadora de Marketing Produtos da Mueller.

 

Na sequência, os parâmetros é adequar as respostas para as recomendações destacadas pela empresa:

 

- 35 litros: ideal para quem vive sozinho ou casais que utilizam o forno com menor frequência;

- 44 litros: perfeito para famílias com crianças;

- 68 litros: serve grupos de pessoas mais numerosos ou até mesmo quem cozinha para fora.

 

Lembrando que é super possível cozinhar para um número maior de pessoas utilizando um forno de 44 litros. Nesse caso, o caminho é o planejamento para fracionar o preparo”, orienta Luciana.

 

Além disso, a fabricante ainda recomenda a leitura do manual do forno escolhido ou uma simples consulta no site da marca para averiguar informações detalhadas como as

dimensões internas, altura, largura e profundidade. É preciso também garantir que o modelo escolhido cabe no seu ambiente verificando as medidas antes da compra. 

 

O que será assado?

 

As receitas que serão preparadas com mais frequência também devem ser levadas em conta no momento da decisão, inclusive, com a quantidade de cada prato. Se a proposta for preparar aves, carnes e receitas grandes, como lasanhas por exemplo, a sugestão é investir em um forno com 44 litros ou mais. Agora, se o objetivo for o preparo de menus

em assadeiras médias e pizzas média 30cm, um forno de 35L é o suficiente.

 

Por último, mas não menos importante, lembre-se de levar em consideração o espaço reservado para o eletrodoméstico na cozinha. Afinal, não adianta escolher o maior tamanho do forno e na hora de instalar, perceber que ele não cabe no cômodo.

 

Demais requisitos

 

A empresa também aponta outros elementos que merecem atenção. Um deles é conferir se o eletro possui isolamento térmico, uma vez que esse detalhe interfere na eficiência do assado, distribuindo por igual do calor, além de deixar o forno elétrico mais econômico em relação ao consumo de energia. “Em nossa qualidade de produção, esse é um dos diferenciais dos fornos Mueller, pois sabemos que o bom isolamento térmico impacta diretamente no consumo de energia do produto”, explica Luciana.

 

Outro fator a ser considerado é a presença de vidro duplo na porta, que além de cooperar para a retenção do calor interno, é considerado mais seguro para as famílias. “Por passar bem menos calor para a face exposta na cozinha, diminui-se o risco de queimaduras diversas”, pontua.

 

Forno de embutir ou forno convencional?

Divulgação

442756EF-FBA1-49B8-964F-2C3382ACFFF8.png

 

Formando uma dupla imbatível com o cooktop, o forno elétrico de embutir faz da cozinha um espaço 100% equipado e moderno para o preparo de qualquer receita | Foto: Divulgação Mueller

Outra dúvida comum é sobre a resolução pelo modelo de embutir ou o tradicional, que vem acompanhado do fogão. A verdade é que, apesar das diferenças de instalação, ambos podem entregar as mesmas funcionalidades. Por isso, a Mueller ressalta a importância de analisar aquele que fará mais sentido no layout da cozinha. Em marcenarias planejadas, o forno de embutir coopera na composição da sonhada torre quente, que está em alta nos projetos de interiores. Por outro lado, quem gosta de praticidade ou mora em apartamentos alugados, a facilidade de movimentar o fogão de piso é decisiva.

 

Forno elétrico ou a gás?

Divulgação

F5BE694C-9D5D-4649-BC7B-0C21C26AF881.png

 

Com toda sua robustez, o Forno elétrico Sapore Vidro Espelhado alia alta performance e baixo consumo de energia. O seu design moderno é acentuado pelo vidro espelhado e gabinete em aço, que valoriza qualquer cozinha. | Foto: Divulgação Mueller

A diferença é simples: Fornos elétricos entregam uma maior precisão de temperatura devido ao termostato presente na parte interna. Essa peça é a principal responsável por controlar a o gradiente interno escolhido, garantindo o ajuste do usuário no momento da utilização, sem oscilações. Como a temperatura interna do forno costuma variar de acordo com o tamanho do assado, esse atributo conta como mais um ponto positivo.

 

Sobre a Mueller

 

A Mueller está há mais de 70 anos no mercado desenvolvendo eletrodomésticos para oferecer experiências agradáveis e memoráveis às pessoas, facilitando o dia a dia com muito estilo e elegância.

 

Com amplo portfólio, os produtos Mueller são inspirados na realidade dos brasileiros e vão desde a cozinha até a lavanderia. Fogões, fornos elétricos, micro-ondas de embutir, cooktops, coifas, lavadoras, tanquinhos, centrífugas e secadoras de roupa: no total, a marca soma mais de 100 produtos diferentes que aliam inovação, eficiência, design diferenciado, durabilidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente.

 

Além dos diversos pontos de venda no Brasil, a Mueller apresenta a opção de adquirir seus produtos direto de fábrica, localizada em Timbó (SC), através de seu e-commerce próprio. Expandindo as fronteiras, a empresa também exporta para mais de 20 países.

 

A marca faz parte do Grupo Mueller, composta ainda pela Hércules Motores Elétricos e a Thor Condutores Elétricos.




Comente esta notícia