logomarca
Cuiabá, 21 de Junho de 2024.

A | A

estilo retrô

Apartamento ganha personalidade e um estilo retro futurista

Nostálgico, lúdico e acolhedor: essas são as credenciais do projeto assinado por Eloy e Felipe Fichberg, pai e filho à frente do escritório Trees Arquitetura.

Apartamento ganha personalidade e um estilo retro futurista

 

Nostálgico, lúdico e acolhedor: essas são as credenciais do projeto assinado por Eloy e Felipe Fichberg, pai e filho à frente do escritório Trees Arquitetura. Executado sob encomenda, a ideia central era fugir do convencional para entregar originalidade no primeiro apartamento solo do morador

 
9716191B-D327-4F6E-A385-9AC4C15F485F.png

 

 

De design moderno e com objetos que fazem referência às paixões do morador, o apartamento também acentua o uso da madeira na sua concepção, como estratégia para bem acolher o morador e seus convidados | Projeto do escritório Trees Arquitetura | Foto: Marco Antônio

 

Parece que foi ontem...quando o passado sonhava com o futuro e fantasiava como as grandes tendências seriam. Com esse olhar, surgem as primeiras descrições do que seria o estilo retro futurístico que inspirou desde a moda e entretenimento, passando pelo design e arquitetura. É um estilo fortemente marcado pela combinação das premissas ‘o futuro visto a partir do passado’ e ‘o passado visto a partir do futuro’, onde se evidenciam elementos antigos mesclados ao novo. “Esse pensamento abre caminho para uma visão nostálgica e alternativa daquilo que poderia ter sido o normal de hoje”, relata o arquiteto Felipe Fichberg.

 

É nessa pegada que, junto com o seu pai, o também arquiteto Eloy Fichberg, ambos trabalharam no recente projeto realizado pelo escritório Trees Arquitetura. Na belíssima experiência de gerações, promoveram a reforma completa de um apartamento de 90m2 para um querido amigo da família. Com carta  branca para reformular completamente, o projeto ganhou nova personalidade e formas que se destacam diante dos estilos mais comuns.

 

Esse foi um projeto muito especial e feito com muito carinho para o meu melhor amigo. A ideia que buscamos trazer foi uma representação de como as pessoas da década de 70 e 80 pensavam que seriam os dias atuais. Por isso, nos inspiramos em conteúdos que focavam em mostrar as novas tecnologias e traços dessa visão, como os filmes do 007 e seriados como Mad Man e Os Jetsons”, conta Felipe Fichberg.

 

Vintage e atual

 
C78C9FF5-47B2-4540-992C-BED6233C5AF8.png

 

 

A sala de estar se destaca das formas orgânicas e muita madeira | Projeto do escritório Trees Arquitetura | Foto: Marco Antônio

 

Cada detalhe do apê foi pensado para transmitir a sensação de ser transportado para uma realidade alternativa. A sala de estar esbanja esse olhar através do uso singular de marcenaria que acolhe os observadores junto a uma perspectiva moderna, onde as linhas exaltam as formas orgânicas para promover suavidade. “Desenhamos todos os móveis com a proposta de evidenciar aparência única a partir de uma estrutura de madeira maciça e o padrão curvo dos anos 70. Todo o arranjo conversa na composição que resulta em um ambiente convidativo e acolhedor”, contam os arquitetos.

 

O sofá, executado sob medida pelo escritório, expressa elegância e cordialidade combinados a uma tonalidade de azul vibrante que chama atenção. Para completar, o tapete junto à mesa, ambos de formatos orgânicos, deixam o estar mais natural e fluído quando necessário, desbancando as linhas retas que foram a aposta por muitos anos na decoração das últimas décadas.

 
424F2693-74E0-4264-90D9-DA8A96DB0EF6.png

 

 

A estante da TV assemelha-se aos armários de miniatura, pois faz referência ao jogo de RPG, do qual o morador é fã | Projeto do escritório Trees Arquitetura | Foto: Marco Antônio

 

Na estante da sala, o móvel ressalta as curvas de nichos assimétricos e perfeitos para receber a televisão, livros e objetos decorativos, além de acomodar diversos outros itens do morador. Ainda na sala, pai e filho da Trees Arquitetura selecionaram o design clássico e atemporal da poltrona assinada pelo casal Charles e Ray Eames na busca de evocar os ensejos para desacelerar e relaxar. Próximo às janelas, a iluminação natural toma conta e convida para fazer uma pausa e ler um livro. Para completar o charme e leituras noturnas, uma luminária de piso completa o arranjo de contemplação.

 
776ACD77-C387-45DD-905F-7C01772E712D.png

 

 

No canto da sala, a luminária de piso complementa a poltrona, um ícone do design modernista, combinando beleza e funcionalidade desde 1956 | Projeto do escritório Trees Arquitetura | Foto: Marco Antônio

 

Item vigente

 

A80C344C-0850-4BB4-8F89-78218E55EB41.png

 

 

A estante, além de solução arquitetônica, é um belo convite para mergulhar em aventuras e mundos incríveis através das páginas dos livros que o morador coleciona | Projeto do escritório Trees Arquitetura | Foto: Marco Antônio

Ter um home office se tornou quase mandatório nas casas. Aqui nesse projeto, o item foi integrado à sala de televisão com a intenção de unir funcionalidade e estilo. A mesa curva é destaque, junto ao sofá, e colabora para a sensação de bem-estar, ergonomia e comodidade do fluxo de circulação, além de representar como pensavam que seria uma mesa de escritório nos dias de hoje. Ambos os móveis foram desenhados pelos arquitetos e feitos apenas para o espaço, tornando o arranjo ainda mais único.

 

A estante de livros foi uma solução para melhor aproveitar o espaço de forma inteligente e elegante, pois se enquadra perfeitamente no pé-direito e o acabamento em madeira escura inclui mais textura no ambiente.

 

Quarto de viajante

Divulgação

37B23C73-1947-424B-9601-4D8DD42FC717.png

 

A seleção cuidadosa de materiais e cores transmite uma sensação acolhedora, essencial em um ambiente como o quarto, pois é o refúgio pessoal e principal de quem o habita | Projeto do escritório Trees Arquitetura | Foto: Marco Antônio

O dormitório segue uma ideia divertida da estética retrô futurista ao exibir uma estrutura inspirada na cabine de um navio, onde a parede de cabeceira da cama se assemelha às janelas das grandes embarcações. “Projetamos uma obra de arte de design inovador que se encaixa na concepção de mesclar passado e futuro. Para valorizar ainda mais, investimos em luzes indiretas de LED que foram embutidas nas curvas. A cor amarelada é proposital para emanar uma atmosfera ainda mais aconchegante”, explica Eloy Fichberg.

 

Cozinha de outra década

ABE2227A-FCDE-4319-945D-94780CDBA16C.png

 

Conectada com a pequena área de serviço, a cozinha acompanha o padrão de materiais para os dois espaços. De canto a canto, as amplas esquadrias permitem a tão desejada iluminação e ventilação natural | Projeto do escritório Trees Arquitetura | Foto: Marco Antônio

Charme dos anos 80, os arquitetos explicam que apostaram na estética retrô com toque moderno para a cozinha, por isso o tom amarelado – um sonho consumo de muitos donos de casa desse período. Nessa releitura, o amarelo candyentrega uma atmosfera alegre e descontraída para o ambiente e os armários embutidos receberam puxadores novos, além de incorporarem, de forma discreta, a torre quente com eletrodomésticos de ponta. A cozinha ainda é integrada a uma pequena ilha com cooktop para agregar mais funcionalidade ao espaço.

 

Jantar aconchegante

6E29F588-81A2-4A37-89AA-798EBCE0F56D.png

 

Móveis despojados, linhas orgânicas e uma iluminação refinada marcam o espaço reservado às refeições | Projeto do escritório Trees Arquitetura | Foto: Marco Antônio

A sala de jantar é integrada às áreas sociais e se beneficia dos tons terrosos em todo o espaço. De atmosfera íntima e moderna, a mesa de jantar retangular e com seis cadeiras estofadas acrescentam o toque de conforto. “Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para oferecer uma experiência única”, relatam os profissionais.

 

 

Sobre a Trees Arquitetura

Com um passado familiar de arquitetos construtores, a Trees Arquitetura foi fundada em 2016 e é comandada por Eloy e Felipe Fichberg, pai e filho apaixonados pelo ofício. Usufruindo da experiência de mais de cinco décadas, que une o melhor das áreas de construção e arquitetura, a Trees oferece uma ampla gama de serviços, desde criação de projetos para apartamentos de alto padrão até casas populares, da escolha do terreno, passando pelos estudos e criação de projetos residenciais, até a reforma de edifícios corporativos, shoppings, lojas, indústrias, templos religiosos, escolas, bares, clínicas, hotéis e unidades de saúde.

 

Ao unir a juventude e uma visão contemporânea do mercado, a Trees Arquitetura segue em busca de novos aprendizados e acredita que trabalhos de pequeno, médio ou grande portes são igualmente desafiadores e estimulantes. O olhar de arquiteto e a competência técnica de mais de 400.000 m² em obras executadas, aliados ao respeito ao cliente, além da dedicação e do cuidado com cada detalhe, resultam em trabalhos únicos e diferenciados. Na nova etapa do escritório, Eloy e Felipe continuam com foco na originalidade e sofisticação, sem deixar de lado a simplicidade. Tudo se reflete na concepção de ambientes contemporâneos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao aconchego e bem-estar.

 

 

 



Comente esta notícia