logomarca
Cuiabá, 19 de Julho de 2024.

Arte e Cultura Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024, 13:22 - A | A

Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024, 13h:22 - A | A

Lançamento Literário

Um retrato cruel, mas necessário das crianças ucranianas

Infância entre bombardeios, medos e sonhos dos pequenos afetados pela guerra é retratada na literatura infantojuvenil

Divulgação

3D-AsCriancasdosAtaquesAereos.jpg

 

No mês em que a Guerra da Ucrânia completa dois anos, a ativista Larysa Denysenko lança no Brasil uma perspectiva única em torno de um grupo particularmente vulnerável: as crianças. No livro As Crianças dos Ataques Aéreos, publicado pelo selo Camaleão, a autora vai além das manchetes do noticiário de guerra para revelar como a violência impacta profundamente a vida dos mais jovens.

O enredo gira em torno de Mia, nascida no primeiro dia dos ataques aéreos russos que desenvolve uma habilidade especial de comunicação telepática com outras crianças em situações semelhantes. O livro narra as histórias impactantes de menores como OlehIvanKsenia e Alina - cada uma enfrenta desafios únicos da guerra, desde identificar tipos de mísseis até cuidar de familiares feridos e idosos.

Por meio das páginas – com ilustrações vívidas de Olena LondonLarysa transmite não apenas os horrores do conflito, mas também uma mensagem de esperança e resiliência. As crianças retratadas buscam manter a normalidade em meio ao caos, encontram apoio mútuo e esperam ansiosas por dias de paz. O objetivo aqui é mostrar que, apesar das adversidades, esses meninos e meninas têm o potencial de se tornarem símbolos de sorrisos e esperança no futuro.

As histórias infantis sobre ataques aéreos podem chocar e, por isso, a autora orienta lê-las junto com um adulto. Dessa forma será possível reconhecer a natureza chocante dos relatos sobre os acometimentos e iniciar uma conversa franca sobre questões como política internacional, ajuda humanitária e o desenvolvimento da empatia – ao reconhecer as emoções dos outros.

Este é Danylo. Ele ainda está na barriga de sua mãe, na Cracóvia. [...] Às vezes, eu me pergunto se ele está inventando algumas coisas. Mas Danylo é muito corajoso. E ambos sabemos que, quando ele nascer, viveremos em um país livre do mal. (As Crianças dos Ataques Aéreos, p. 50 e 51)

Com uma narrativa envolvente e uma mensagem poderosa de esperança, As Crianças dos Ataques Aéreos retrata a força da resiliência e humanidade em meio à adversidade e tirania humana. Tem como público indicado a faixa etária dos dez aos 12 anos.

Ficha técnica 
Título: As Crianças dos Ataques Aéreos
Autor: Larysa Denyzenko
Ilustradora: Olena London
Selo: Camaleão
Editora: Alta Books
Preço: R$ 62,90
ISBN: 9786560250314
Edição: 1ª edição
Formato:16 x 23 cm
Páginas: 56
Onde comprar: Amazon

 

 

Divulgação

Larysa-Denysenko---ARQUIVO-PESSOAL.jpg

 

Sobre a autora: Larysa Denysenko é escritora ucraniana, advogada, ativista de direitos humanos, apresentadora de TV e rádio e membro do PEN Ucrânia, uma organização não-governamental ucraniana criada para proteger a liberdade de expressão e os direitos dos autores, promover a literatura e a cooperação cultural internacional.

 

Instagram: @larysa2533

Sobre a editora: Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Editorial Alta Books busca se reinventar e investir no que há de mais relevante e inovador no mercado literário. Consolidada como referência na publicação de obras sobre economia, finanças, informática, idiomas e empreendedorismo, o grupo expande constantemente seu catálogo e áreas de atuação distribuídas atualmente em 11 selos e segmentos editoriais, incluindo Alta Books, Alta Cult, Alta Life, Alta Novel, Alta Geek, Alaúde, Tordesilhas, Faria e Silva, HQueria, Camaleão e M.Books.

Sitehttps://altabooks.com.br

Instagram@camaleaoeditora | @altabooks




Comente esta notícia