O Ministério da Cultura (MinC) realiza, na próxima terça-feira (15), o lançamento oficial da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, em Aracruz, no Espírito Santo. A cerimônia será às 10h30, na Aldeia Caieiras Velha, e contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do governador Renato Casagrande, do prefeito Dr. Coutinho, da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, além de lideranças indígenas e representantes de Pontos de Cultura de todo o Brasil.
Será a primeira vez que o maior encontro da Política Nacional Cultura Viva acontecerá fora de uma capital brasileira. Localizada no litoral norte capixaba, Aracruz é a cidade que tem a maior população indígena vivendo em aldeias do Espírito Santo, com as etnias Tupiniquim e Guarani. A escolha desse território valoriza a ancestralidade dos povos originários.
A programação de lançamento inclui acolhimento com lideranças indígenas, apresentações culturais, anúncio das datas e do tema central da 6ª TEIA Nacional, além de um ato simbólico de convocação dos Pontos de Cultura e da Rede Cultura Viva.
A cerimônia também contará com falas institucionais e apresentação do congo capixaba. Após o lançamento, a ministra participa de atividades em Vitória, incluindo a visita às obras do Cais das Artes e o lançamento da Biblioteca Transcol.
Com previsão de reunir mais de 5 mil participantes em março de 2026, a 6° Teia terá como eixos a justiça climática, o bem viver e os saberes ancestrais.
A TEIA é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), do Governo do Estado do Espírito Santo e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), com o apoio da Prefeitura de Aracruz e da TVE Espírito Santo.
Serviço
Lançamento da 6ª Teia Nacional Cultura Viva
Data: 15/07/2025 (terça-feira)
Horário: 10h30
Local: Aldeia Caieiras Velha, Aracruz (ES), ao lado da EMEFI Caieiras Velha - Rodovia Primo Bitti km 02. Pátio de Eventos Culturais e Esportivos