Foi realmente um marco significativo, a chegada da obra de Michelli Lopes. O livro reflete não apenas a força e a resiliência da autora, mas também a importância de dar voz a histórias que muitas vezes são silenciadas.
O evento Ocorreu na Casa Barão, sede da Academia Mato-grossense de Letras. Ocupando os salões nobre e o social. A atriz e educadora Ayo Adeola juntamente com a jornalista Sueli Batista tornou possível a realização do sonho da escritora.
A trajetória de Michelli Lopes é impressionante: desde o abandono paterno até as dificuldades enfrentadas na busca pela alfabetização, ela compartilha as lutas e as vitórias de sua mãe, Nilza Lopes, que esteve no evento.
O fato de o livro ter sido lançado com a chancela da Mágico de Oz , uma editora reconhecida no Brasil e em Portugal, também é uma grande conquista. Sueli Batista que viabilizou com sua rede de relacionamentos a obra, estava muito emocionada. Destacou que Michelli não estava lhe vendo mas poderia senti-la colocando a mão da autora em seu coração.
Através de sua escrita, Michelli Lopes não apenas narra suas experiências, mas também inspira outros a reconhecerem e valorizarem suas próprias histórias, mostrando que, independentemente das dificuldades, é possível encontrar beleza e força nas adversidades. O sucesso do lançamento é, sem dúvida, um reflexo do poder da literatura como ferramenta de transformação e empoderamento.
O sistema cooperativo Sicoob União MT /MS representado pela presidente Aifa Naomi e a Sicredi Ouro Verde, pelo gerente Roque Edu Alves, que mostraram-se orgulhosos pelas instituições financiarem o livro.
Aifa Naomi parabenizou a autora e destacou que a inclusão é um dos valores do cooperativismo e que Michelli iniciava uma grande história e que certamente despertará outras histórias lindas.
Roque Edu também parabenizou Michelli pela obra, destacando o papel da cooperativa ao abraçar ações socialmente responsáveis, a exemplo da realizada.
Rubia Ranzani, presidente da BPW Cuiabá destacou que a organização não poderia deixar de apoiar a iniciativa e desde o início ela se sensibilizou com o projeto trazido pela fundadora da ONG Feminina.
Mariza Bazo, presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá e diretora da Studio Press Comunicação destacou que Michelli contou com todo apoio da empresa para difusão de sua história.
Janeiva Rondon, diretora do Espaço Formaturas , que fez as fotos para divulgar Michelli, manifestou sua emoção de também poder contribuir.
O salão nobre da instituição lotado durante o evento é um testemunho do impacto que a obra já está causando, atraindo o público para conhecer uma história rica em vivências e significados.
Dani Paula, diretora do teatro Zumira Canavarros, interpretou uma poesia da autora, também cantada a capela no por Deize Águena. Parte da Orquestra Ciranda se apresentou executando canções que marcaram a vida da autora. Mariana Ferreira, atriz de baixa visão fez o cerimonial.
Michelli, uma mulher negra, cega e de origem humilde, traz para suas páginas experiências que falam ao coração e à alma, elevando a narrativa da sua vida ao patamar da poesia. Luciene Carvalho, presidente da Academia Mato-grossense de Letras, entretanto, disse que isso não era a questão importante daquela noite em que a instituição abraçava com muito carinho Michelli Lopes.
Luciene destacou que a literatura não cobra das pessoas outra questão a não ser as letras e o que importa de verdade é o que está escrito, seja nas periferias, pelas meninas pretas pobres, brancas e ricas. “O que importa é que as mulheres escrevam e que as suas narrativas sejam inéditas”. Finalizou dizendo que Michelli não é uma escritora cega, mas a escritora, deixando claro que isso é o que deve ser celebrado.
Helenisseia Wanubia, coordenadora do Meio Ambiente da BPW Cuiabá em articulação com as empreendedoras da rede, Margooh de Paula, da Margooh Acessórios, Liliana Moraes, Armário das Amigas, empreendedoras da rede e Diela Tranças e Cultura Afro Salão de Beleza, cuidaram do look de Michelli. a presidente Rubia Ranzani também a presenteou com produto Mary Kay.