O Festival MT Queer Premia 2024 vai reverenciar os criadores independentes de conteúdos audiovisuais em uma programação que acontece de sexta-feira (18.10) a domingo (20.10), no Cine Teatro Cuiabá.
Com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento promove ainda palestras e oficinas para celebrar a diversidade e a visibilidade da comunidade LGBTQIA+.
Para o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, a iniciativa mostra a importância da produção audiovisual brasileira no combate à intolerância e ao preconceito.
“Para nós da Secel estar ao lado e fomentar iniciativas como o MT Queer Premia é um importante passo para construção de uma política cultural que colabore na construção de uma sociedade mais igualitária e que tenha no respeito as diferenças um dos seus alicerces”, destaca.
Na sexta (18), das 13h às 17h, diversas palestras abordam temas relevantes para a comunidade, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado. No mesmo dia, às 19h, ocorre a abertura oficial do evento, com uma cerimônia de gala que homenageará as personalidades LGBTQIA+ do ano em Mato Grosso.
No sábado (19), a partir das 8h, haverá palestras e oficinas voltadas para roteiro, produção e atuação. A programação contará com personalidades da cultura LGBTQIA+ no país, como o criador do coletivo Cais, Daniel Sena; o idealizador do Rio Web Fest, Daniel Archangelo; o criador do Queernejo, Gabeu; dentre outros.
E no domingo (20), a partir das 18h, acontece a cerimônia de premiação do festival de audiovisual. Dentre as produções indicadas estão curtas-metragens e webséries, além de atores e atrizes.
Com entrada gratuita mediante entrega 1kg de alimento não perecível, os ingressos devem ser garantidos no site www.mtqueer.com. A arrecadação será doada à Casa de Acolhimento do MT Queer. Todas as atividades ocorrem no Cine Teatro Cuiabá, no centro da capital.
Serviço | MT Queer Premia 2024
Quando: de sexta-feira (18.10) a domingo (20.10)
Local: Cine Teatro Cuiabá
Ingressos gratuitos pelo site: www.mtqueer.com