Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e incentivar a educação para além da sala de aula, o projeto “Unipar te Leva!”, uma iniciativa da Unipar em parceria com o Instituto Unipar, já beneficiou mais de mil estudantes e profissionais da rede pública apenas no primeiro semestre de 2025. A iniciativa, que incluiu visitas ao Museu Catavento, ao Cine Belas Artes, ao Museu da Língua Portuguesa e à SP-Arte, tem como objetivo ampliar o acesso à cultura, promover o desenvolvimento social e incentivar a educação para além da sala de aula.
A ação vem se consolidando como uma relevante ferramenta de transformação social nas regiões onde a companhia mantém operação, como Santo André, Cubatão e arredores. As atividades promovidas estimulam a reflexão sobre temas sociais, desenvolvem o pensamento crítico e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.
“Mais do que visitas culturais, estamos criando experiências que ampliam horizontes, despertam curiosidade e mostram novos caminhos. A Unipar acredita que a transformação começa pelo acesso — e projetos como este traduzem nosso compromisso com o desenvolvimento humano nas comunidades onde atuamos”, afirma Adriano Araujo, coordenador de Projetos Sociais da Unipar.
Empoderamento feminino no Museu Catavento
A edição mais recente do projeto “Unipar te Leva!” aconteceu nesta sexta-feira, 27 de junho, no Museu Catavento, em São Paulo. A ação reuniu cerca de 60 alunas do projeto Mempodera, organização apoiada pela Unipar que promove o empoderamento de meninas e jovens mulheres por meio do esporte e da educação. “Proporcionar mais conhecimento para essas crianças foi muito divertido. Aqui tem muita cultura, muito conhecimento integrado com a ciência. Foi um momento único, que nunca será esquecido por elas”, comenta Gabriela Espejo, assistente social do Mempodera.
Durante a visita, as participantes, com idades entre 9 e 16 anos, exploraram diversos espaços do museu, como as réplicas de aviões que contam a história de Santos Dumont, além dos eixos Universo, Vida, Engenho e o Laboratório de Química, este último modernizado pela Unipar. “Eu gostei de tudo! Amei o Laboratório de Química, onde fizemos experiências. Foi minha parte preferida. Quero muito voltar aqui novamente”, disse Thaylla da Silva, de 10 anos.
A programação seguirá no segundo semestre com novas visitas a equipamentos culturais e ações educativas nos territórios onde a Unipar está presente.
Sobre a Unipar
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Camaçari (BA), Cubatão (SP), Santo André (SP) e também em Bahía Blanca (AR). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia elétrica renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.