logomarca
Cuiabá, 13 de Junho de 2024.

Arte e Cultura Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023, 21:14 - A | A

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023, 21h:14 - A | A

Globo livros

Conheça a programação da Globo Livros na FLIP 2023

A FLIP 2023 já começou e a Globo Livros e a Biblioteca Azul estão levando para o maior evento literário de Paraty alguns de seus melhores autores, com temáticas que agradam a todos os públicos, tanto na programação oficial quanto na programação paralela.


No dia 23/11
, a autora Amanda Orlando (do romance histórico de horror Predestinados) se encontra com Sandra Menezes às 14h na mesa “O futuro do fantástico na Terra Brasilis”, organizada pela Estante Virtual e mediada por Pedro Azevedo. A mesa, que acontece na Casa Estante Virtual, vai falar sobre o presente e o futuro da literatura fantástica brasileira. As definições de literatura fantástica. Terror, afrofuturismo e a potência da escrita feminina no gênero, assim como seu impacto na formação de leitores e práticas para popularizar ainda mais o gênero, que muitas vezes é visto como ''apenas literatura pop''!

Ainda neste mesmo dia, na Casa da Cultura de Paraty, Amanda Orlando e Rafael Gallo (autor de Dor Fantasma, livro vencedor do Prêmio Literário José Saramago 2022) se reúnem às 19h para debater seus personagens na mesa “A literatura que incomoda, mas apaixona” com mediação do repórter do Globo Bolívar Torres.

A sexta-feira 24/11 começa com Marcial Gala, autor cubano do romance premiado Me chama de Cassandra, na mesa da programação oficial da FLIP 2023, "Bate ainda o coração da cidade devastada". O bate-papo com Luiza Romão e mediado por Pedro Meira Monteiro acontecerá às 12h e será no Auditório da Matriz com autógrafos logo após a mesa. Essas duas vozes originais e criativas nos contam como elaboram suas leituras sobre a tradição literária ocidental. O que nos dizem hoje Cassandra e os soldados de Troia? Um debate sobre o impacto das leituras dos clássicos sobre a ficção contemporânea.

A noite do dia 24/11 recebe as jornalistas Ana Paula Araújo (autora de Abuso: a cultura do estupro no Brasil) e Cristina Fibe (autora de João de Deus: o abuso da fé) na Casa da Cultura de Paraty às 20h30 para a mesa "Abuso: como enfrentar a cultura do estupro no Brasil" com mediação da repórter do Globo Talita Duvanel.

E para encerrar a participação dos autores da Globo Livros e Biblioteca Azul na FLIP 2023, o sábado 25/11 inicia com a mesa “Entre Cuba e Angola, um caminho de transfobia e colonização às 10h na Casa da Cultura de Paraty. Marcial Gala conversa sobre seu livro e suas experiências literárias com o jornalista do Globo Ruan de Sousa Gabriel.
 




Comente esta notícia