logomarca
Cuiabá, 15 de Julho de 2024.

Arte e Cultura Sexta-feira, 05 de Abril de 2024, 14:11 - A | A

Sexta-feira, 05 de Abril de 2024, 14h:11 - A | A

aniversário de Cuiabá

Comper celebra 305 anos de Cuiabá com programação cultural

Divulgação

WhatsApp Image 2024-04-05 at 13.32.53.jpeg

 

As comemorações dos 305 anos de Cuiabá, que ocorrerão no dia 8 de abril, serão realizadas em diferentes pontos da cidade. Para a Rede de Supermercados Comper, essa é uma oportunidade especial para celebrar o passado, valorizar o presente e projetar um futuro próspero para a cidade. É um momento de reafirmar o orgulho de fazer parte do movimento cuiabano e reconhecer a importância de preservar e promover a cultura, a história e as tradições que tornam a capital de Mato Grosso um lugar único no Brasil.

Em preparação para essa data especial, o Comper organizou diversas atividades em suas lojas que mesclam a integração em torno de cafés da manhã e chás da tarde, com dança, literatura e uma exposição regional, proporcionando uma experiência única para seus consumidores, tornando a celebração ainda mais memorável.

No Comper Jardim Itália a programação começa às 9 horas e terá café da manhã e na unidade do CPA1 inicia às 16 horas, com chá da tarde e exposição de artesanatos. Em ambos estabelecimentos foi incorporada uma atração convidativa, alegre e contagiante: a dança Siriri que é regional e encanta a todos com suas coreografias e ritmos tradicionais.

O convidado para ambas apresentações foi o Grupo de Siriri Flor de Atalaia, que está completando 10 anos de história, fará várias apresentações do ritmo. O grupo faz parte do cenário cultural das danças populares e tem como objetivo resgatar, manter e difundir a Dança de Siriri Cuiabano. Localizado na região sul de Cuiabá, no bairro Parque Atalaia-Coxipó, o grupo é coordenado por Cristina Zuita, uma psicóloga e dançarina do grupo desde a sua fundação. Hoje é composto por 50 integrantes, incluindo músicos, dançarinos e equipe de apoio. Na apresentação no Comper, eles levarão 16 membros e apresentarão algumas músicas de autoria do próprio grupo, composições que retratam a identidade do grupo e da cidade em que vivem, valorizando tudo o que eles propagam e têm vivenciado na linda capital mato-grossense.

Divulgação

WhatsApp Image 2024-04-05 at 13.32.53 (1).jpeg

 

O Flor de Atalaia já participou de eventos nacionais e internacionais, dentre os destaques o 1º e 2º Festival Internacional do Folclore Mundo em Dança em 2016 e 2017 no Rio Grande do Sul e o 7º Encontro Latino Americano de Músicas e Danças Folclóricas em 2017 na Argentina. Entre suas conquistas, destacam-se o 1º lugar em Danças Populares no 7º Prêmio Internacional de Dança Onça Pintada em Campo Grande-MS em 2021 e o título de Campeão na categoria Danças Populares Brasileiras no 40º Festival de Dança de Joinville-SC em 2023.

O grupo foi selecionado neste ano do Projeto Social Troco Solidário do Comper, beneficiado devido à sua representatividade. É certificado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e oferece oficinas e atividades de arte, cultura, saúde e lazer para um público diversificado. Os integrantes sentem-se orgulhosos de poder abrir as comemorações dos 305 anos de Cuiabá, em uma das lojas do grupo que valoriza as tradições regionais.

 

Literatura

A literatura desempenha um papel fundamental na sociedade, pois é uma forma de expressão que permite explorar diferentes perspectivas, ampliar o conhecimento e alimentar a imaginação. Os consumidores da Rede Comper da loja Fernando Corrêa terão enriquecidas suas experiências em conexão com o escritor e poeta, Airton Reis, que esbanja talento e criatividade. Ele estará a partir das 8 horas interagindo com o público, mostrando que, nos 305 anos, Cuiabá é viva em versos. Através de suas obras e da sua arte de interpretar, o café da manhã será sui generis e terá um produto diferenciado na mesa, o bolo de nozes por ele oferecido. Isso será estimulante, além é claro dos livros expostos e sessões de autógrafos. Na oportunidade ele lançará dois livros, sendo um autoral: “Mato Grosso: Rios em Rima" e o outro Antologia, com textos dos 46 empossados no PEN Clube Mato Grosso e que constam 46 poemas seus. Ele instalará um varal com poesias suas sobre Cuiabá e irá expor livros de vários do PEN Club. Airton é autor de diversas obras, como "Reversos", "Cidadão em Contos" e mais de 40 Antologias Nacionais e Internacionais. Em sua trajetória, prêmios e reconhecimentos, como o 1º lugar na Editora Litteris, no Rio de Janeiro-RJ, e o 2º lugar no XXXI Concurso Moutonneé de Poesia, em São Paulo-SP. Atualmente, ele é o Representante empossado do PEN Clube Brasil, Região Centro-Oeste, Mato Grosso. Trata-se de uma organização de escritores empenhada na defesa da liberdade de expressão e nos direitos e valores humanistas.

Exposição

Na loja da Avenida do CPA terá a abertura de espaço para exposição de obras de arte do pintor Paulo Grou, que ficará em cartaz até o dia 14 de abril. Os consumidores terão como integração o chá da tarde enquanto contemplam as telas do artista plástico. Como o Comper é frequentado por um grande número de pessoas, a organização da celebração do aniversário de Cuiabá, está proporcionando uma oportunidade única para o acesso à arte, especialmente para aqueles que não costumam visitar galerias. Amplia-se, portanto, as possibilidades de apreciação artística e enriquece a experiência dos clientes.

Além das atrações artísticas e culturais nas lojas citadas que mostram que a Rede de Supermercado Comper sempre valoriza a cultura local, dando visibilidade e reconhecimento aos artistas que dela vivem. Nas demais unidades Comper: da Barão, Prainha, Coxipó e Av. Miguel Sutil às 16h terá o oferecimento do Chá da tarde. Nas comemorações dos 305 anos de Cuiabá, portanto, as experiências de compras serão enriquecedoras e estimulantes.

WhatsApp Image 2024-04-05 at 13.32.54.jpeg

Poeta Airton Reis

Serviço

O que: apresentação cultural do Grupo Flor de Atalaia, do poeta Airton Reis e exposição de obras de arte
Quando: Segunda-feira dia 8 de abril
Onde: No Comper do Jardim Italia, CPA1, Fernando Corrêa e Avenida do CPA respectivamente.
Quanto: Gratuito




Comente esta notícia